Bibliocoop realiza troca livros durante a 7ª Corrida do Cooperativismo de Maceió
Promover o incentivo à leitura foi a intenção da feira de troca de livros realizada pela Cooperativa de Trabalho Nacional dos Bibliotecários e Profissionais da Informação (Bibliocoop), no dia 28 de outubro de 2017. A iniciativa ocorreu paralelamente à 7ª Corrida do Cooperativismo de Maceió e foi criada por uma funcionária da cooperativa alagoana. O projeto “Coopera e Troca” faz parte do programa nacional de responsabilidade socioambiental Dia de Cooperar e contou com o apoio do Sistema OCB/AL.
A ideia surgiu da bibliotecária Rose Marques, enquanto olhava alguns livros na estante de casa. Ela, que atualmente trabalha como assistente de mídias da Bibliocoop, diz ter pensando em doar e oferecer oportunidade de conhecimento para outras pessoas. Após compartilhar o pensamento com os colegas de trabalho, aprovaram a ideia e colocaram em prática a primeira edição do “Coopera e Troca”, que foi realizada no interior do estado, na cidade de Piranhas. “Livro bom é o que circula. Fechado, guardado em estante, não vale nada”, garantiu.
A primeira edição em Maceió começou às 14h e reuniu centenas de pessoas. Em pouco mais de cinco horas, 75 livros dos mais variados estilos puderam ser trocados. Poesia, ficção, romance e biografias estavam entre os estilos disponíveis para permuta. “Damos a oportunidade de as pessoas desapegarem de livros antigos e também oferecemos a chance para quem não tem condição de comprar”, explicou Rose.
O pensamento em realizar um grande número de trocas fez a cooperativa anunciar a iniciativa. Além das mídias sociais, foram colocados anúncios em rádios e emissoras locais de Maceió. Doze funcionários ficaram esperando para realizarem os atendimentos e as trocas. “Num determinado momento, uma garota chegou com sete livros. Fiquei feliz que a ação estava apresentando resultados”, contou Rose.
Rose doou livros seminovos que estavam na estante de sua casa. Segundo ela, as pessoas compram os títulos, leem e não fazem mais uso: “amontoam em prateleiras e estantes e ficam pegando poeira”
Premiação - A iniciativa ainda premiou as 17 pessoas que ganharam as categorias da 7ª Corrida do Cooperativismo. Cada vencedor foi contemplado com uma obra cada. A prova reuniu 1500 atletas nas modalidades caminhada 5km, corrida 5 e 10km, além da versão kids, para crianças de 5 a 13 anos.
Foto: Ascom Sistema OCB/AL.