Ação multicultural marca lançamento do Dia C na Codisma
Ao som de maracatu, cocos e cirandas, a campanha Dia de Cooperar (Dia C) 2016 foi lançada, na última sexta-feira (16), na Cooperativa Cultural Universitária da Paraíba (Codisma). A energia do grupo de tambores formado pelas crianças da Escola Viva Olho do Tempo, que será beneficiada pela cooperativa nesta edição do Dia C, animou o evento, que contou também com a exposição fotográfica Ubuntu, do artista Ricardo Peixoto, palestras e um café da manhã regional.
O vice-presidente da cooperativa, Abdias Luna Freire, explicou que o apoio à Escola Viva Olho do Tempo se dará por meio de convênio firmado recentemente. A Escola atende a 120 crianças que moram em comunidades situadas às margens do Rio Gramame. Lá as crianças participam de oficinas de dança, percussão, canto, inclusão digital, além de ações de educação ambiental.
Segundo Abdias, além de contribuir com a manutenção da escola, a iniciativa também tem um viés ambiental, que é a preservação do Rio Gramame que abastece a cidade de João Pessoa. “O cooperativismo não é só a busca de resultados econômicos, é também promover a melhoria social no entorno da cooperativa”, destacou.
O superintendente do Sistema OCB/PB, Pedro D’Albuquerque, reforçou a importância das ações voluntárias estimuladas pelo Dia de Cooperar. “O Dia C é uma iniciativa de responsabilidade socioambiental das cooperativas brasileiras, que beneficiam as comunidades por meio do voluntariado. É uma alegria para nós participar desta bela iniciativa da Codisma, que é uma cooperativa organizada e desenvolve um trabalho relevante para a sociedade”, afirmou.