Trabalhos acadêmicos

Título
O Mapa Falado Como Estratégia De Escrita Coletiva Na Sistematização Das Experiencias Agroecológicas
Autores
  • Zelia Vanuza Marques
  • Romier da Paixão Sousa
  • Manoel Júlio Albuquerque Filho
Ano da Publicação
2020
Idioma da Publicação
Português
Revista Publicada
SICOOPES
Resumo
As reflexões contidas nesse texto tem origem no desenvolvimento das atividades de campo do projeto de pesquisa denominado “A participação das mulheres nas experiências agroecológicas: entre a quietude e as narrativas” que consiste em uma pesquisa ação participativa qualitativa, estruturada com a intencionalidade de construir diretrizes para a sistematização de práticas de Assessoria Técnica e Extensão Rural-ATER agroecológica com foco na visibilidade do trabalho das mulheres. O estudo pretende contribuir com as reflexões acerca das relações de gênero no contexto da agricultura familiar. Tendo presente que o papel da ATER acerca da temática é pautado na Lei de ATER 12.188/2010, com destaque no Art. 3º, inciso V onde esta estabelecido que a assessoria técnica e extensão rural deve atuar para a garantia de equidades nas relações de gênero, geração, raça e etnia” (Brasil, 2010) a partir da adoção de uma prática pedagógica inclusiva e geradora de autonomias. Nesse resumo será descrito um dos momentos da sistematização das ações de ATER no contexto da pesquisa. Com o objetivo de pontuar os resultados obtidos a partir do uso da ferramenta de ATER e pesquisa denominada Mapa Falado, que consiste em um desenho coletivo e representativo da unidade familiar de produção que estimula a participação do grupo familiar no processo de reflexão sobre o trabalho desenvolvido no lote e os projetos de vida e trabalho futuros.
Agricultura familiar
escrita coletiva
experiências agroecológicas
Mapa Falado
sistematização