cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Trabalhos acadêmicos

Título
Metodologias Participativas Para A Dinamização Do Processo Educativo No Âmbito Dos Agroecossistemas
Autores
  • Suellen Lemes Freire Santos
  • Maria Regina Farias Machado
  • Romier da Paixão Sousa
  • Louise Ferreira Rosal
Ano da Publicação
2020
Idioma da Publicação
Português
Revista Publicada
Cadernos de Agroecologia
Resumo
O objetivo deste estudo é refletir sobre duas propostas metodológicas na área de agroecossistemas e educação, desenvolvidas em pesquisas de mestrado no curso de pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares do IFPA- Campus Castanhal. A metodologia utilizada para a realização do trabalho teve abordagem qualitativa, caracterizando-se como pesquisa bibliográfica e exploratória a partir de livros, periódicos científicos e dissertações de mestrado. Os resultados apontam para a importância das metodologias participativas para o processo de ressignificação do ensino no contexto socioambiental, constituindo-se como proposta voltada para o diálogo entre os conhecimentos científicos construídos nas instituições de ensino com os saberes tradicionais dos sujeitos do campo, fortalecendo a reflexão crítica em relação às questões ambientais.
Desenvolvimento rural
Diálogo de saberes
Educação do Campo