Trabalhos acadêmicos

Título
Produto Versus Processo: Estratégias De Inovação De Empresas Multi-Produto
Autores
  • Lisandra Flach
  • Michael Irlacher
Ano da Publicação
2018
Idioma da Publicação
Inglês
Revista Publicada
American Economic Journal: Microeconomics
Resumo
Investigamos o efeito de um melhor acesso aos mercados estrangeiros nas estratégias de inovação de empresas multi-produto em indústrias com diferentes possibilidades de diferenciação de produtos. Demandas e custos específicos da indústria induzem uma distinção entre os retornos da inovação. Em indústrias diferenciadas, a canibalização é menor e as empresas investem mais em inovação de produtos. Em indústrias homogêneas, as empresas internalizam os efeitos de derramamento intra-empresa e investem mais em inovação de processos. Testamos essas previsões usando dados de empresas brasileiras. Após uma desvalorização da taxa de câmbio, as empresas têm melhor acesso aos mercados estrangeiros e exploram economias de escala na inovação. Avaliamos os efeitos diferenciais entre as indústrias e mostramos que o tipo de inovação depende do grau de diferenciação do produto.
derramamento
diferenciação de produtos
efeito de canibalização
empresas multi-produto
inovação
tamanho do mercado.