Comitê Gestor do IBS
Na última quarta-feira (17), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou o texto do relatório complementar sobre a regulamentação da reforma tributária.
O projeto de lei complementar 108/2024, que tem como relator o senador Eduardo Braga (MDB-AM), trata da instituição e do funcionamento do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS). Em adição, o texto estabelece as regras do processo administrativo do IBS e a mudança de obrigações acessórias dos novos tributos sobre o consumo.
A expectativa é de que o Congresso conclua a votação ainda em 2025, isso porque a Lei Complementar nº 214/2025 apenas estabeleceu a instituição temporária do Comitê Gestor até 31 de dezembro deste ano.
Nesta edição, será apresentado o arranjo previsto no texto substitutivo aprovado pela CCJ do Senado Federal.
Boa leitura!
Download
Veja mais
O lançamento do novo Plano Safra 2023/24 sob a perspectiva do movimento cooperativista
Como o meio ambiente e as mudanças climáticas são as pautas do momento, elaboramos umaedição especial para oPanorama do Coopde hoje, que destaca asmedidas para conter os avanços das modificações no clima, por meio da economia de baixo carbono. Apresentamos os principais temas de discussão na COP27, as recomendações do relatório de riscos climáticos, os pontos fortes e os desafios do Brasil para o cumprimento das metas do pacto global e as soluções sustentáveis implementadas pelo coop.
Indicações de autoridades públicas e seu impacto para o cooperativismo
Os conflitos geopolíticos e as disputas entre grandes potências estão transformando o comércio internacional. Estratégias comofriendshoringenearshoringganham força, redesenhando fluxos e parcerias globais. Este material analisa os principais impactos dessas mudanças, como fatores políticas internacionais afetam os mercados globais, além de indicar uma visão dos resultados do Coop em relação às exportações. Explore os desafios e oportunidades que esse novo cenário global impõe ao cooperativismo!