Comitê Gestor do IBS

Na última quarta-feira (17), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou o texto do relatório complementar sobre a regulamentação da reforma tributária.
O projeto de lei complementar 108/2024, que tem como relator o senador Eduardo Braga (MDB-AM), trata da instituição e do funcionamento do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS). Em adição, o texto estabelece as regras do processo administrativo do IBS e a mudança de obrigações acessórias dos novos tributos sobre o consumo.
A expectativa é de que o Congresso conclua a votação ainda em 2025, isso porque a Lei Complementar nº 214/2025 apenas estabeleceu a instituição temporária do Comitê Gestor até 31 de dezembro deste ano.
Nesta edição, será apresentado o arranjo previsto no texto substitutivo aprovado pela CCJ do Senado Federal.
Boa leitura!
Download
Veja mais
Reforma Tributária: Apresentação de parecer CCJ Senado
O destaque da 61ª edição da Análise Econômica são os impactos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Apresentamos para você o contexto histórico desse conflito, que existe desde 1949. Explicamos também como todos os modelos de negócios são afetados por essa crise global, que resultou na inflação nos setores de energia e de commodities, com destaque para os fertilizantes, o que impacta diretamente as coops agro. Fique por dentro!
Definições sobre o desenho do ajuste fiscal
Plano safra, simplificação do ambiente de negócios e mudanças no MMA e no Mapa