cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicoob Copermec realiza dinâmica para integrar colaboradores e trabalhar saúde mental

Imagem Destaque

2017
Sudeste
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região do Circuito Campos
36552
326
Clima organizacional, Gestão de pessoas, Integração, Relacionamento
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Social
Dinâmica do “Anjo Secreto” prevê que colaboradores do Sicoob Copermec cuidem de um colega com ações semanais, sem serem descobertos. Iniciativa visa a melhorar o clima organizacional e chamar atenção para os cuidados com a saúde mental dos trabalhadores.

Contexto e desafios

O Sicoob Copermec é uma cooperativa de crédito criada por empresários metalúrgicos da cidade de Cláudio, em Minas Gerais, com mais de 25 anos de experiência no mercado. O crescimento acelerado da cooperativa nos últimos anos gerou um aumento do quadro funcional e das atividades operacionais realizadas, exigindo ajustes na gestão de pessoas. 

Consequentemente, a aproximação e o envolvimento entre os funcionários foram diminuindo, o que poderia influenciar diretamente no clima organizacional. O clima organizacional é um fator verificado anualmente e de grande importância para o cumprimento das estratégias da cooperativa, pois influencia diretamente nas entregas realizadas pelos colaboradores. 

Quando o clima organizacional é bom, o colaborador se sente motivado e pode aumentar sua contribuição para o negócio. Por isso, a realização de ações voltadas à manutenção de um clima favorável é uma preocupação constante do Sicoob Copermec.

Pensando nisso foi implementada, em 2017, a dinâmica do Anjo Secreto, uma ação que tem como objetivo principal a integração entre colaboradores e principais dirigentes. Dentro da dinâmica, todos os participantes são denominados “anjos”, e cada um deve cuidar da pessoa que tirar em sorteio durante um determinado período, sem que o protegido perceba ou descubra quem é seu anjo. 

A ideia é garantir que os dias de trabalho sejam leves e criar ações de motivação diárias, trabalhando a integração, sociabilização, relacionamento interpessoal, empatia, comunicação e descontração.

A ação, ligada ao desenvolvimento da saúde mental dos colaboradores, é realizada anualmente, com período de duração máximo de 20 dias.

Desenvolvimento e metodologia

A dinâmica do Anjo Secreto envolve todos os colaboradores e principais dirigentes da cooperativa. Primeiramente, o setor de Recursos Humanos realiza o lançamento da ação, por meio de comunicado interno para todos os interessados. Nesse momento, são informados também o período da dinâmica e a data da revelação do anjo.

Em seguida, é feito um sorteio para que todos os anjos saibam quem será seu protegido. Os anjos são orientados a ficarem atentos aos sentimentos diários do seu protegido e a entrarem em ação caso percebam algum problema.

Para garantir que os envolvidos não tenham conhecimento do seu anjo, é disponibilizada uma caixa em um local de comum acesso onde devem ser colocados cartões, mensagens, presentes etc. Tudo deve estar devidamente identificado com o nome do protegido. 

Semanalmente, os participantes devem deixar uma mensagem ou mimo para seu protegido na caixa ou na própria mesa do colaborador, mantendo sigilo com relação à sua identidade. Além disso, os participantes são orientados a expressar diariamente manifestações de cuidado com todos os envolvidos na brincadeira.

Ao final do período da dinâmica, no dia da revelação do Anjo Secreto, o protegido deverá presentear o seu anjo da guarda como forma de agradecimento pelo carinho que lhe foi dedicado. O setor de Recursos Humanos é o responsável pela coordenação e acompanhamento da dinâmica.

Resultados e aprendizados

A dinâmica do Anjo Secreto trabalha a construção de um clima organizacional favorável para todos os colaboradores da cooperativa, com a ideia principal de criar um ambiente de confiança e integração entre os diversos departamentos, além de contribuir para maior produtividade. Isso acaba se refletindo no alcance das estratégias organizacionais propostas, na satisfação e na fidelização dos clientes e cooperados.

Em 2018, a dinâmica contou com a participação de aproximadamente 160 funcionários e cinco dirigentes, distribuídos por oito pontos de atendimento da cooperativa.

O impacto da ação pôde ser sentido no resultado da Pesquisa de Clima Organizacional, realizada anualmente. Segundo dados do levantamento, o índice de satisfação dos colaboradores passou de 91,25% em 2017, ano de início da dinâmica do Anjo Secreto, para 93,49% em 2018. 

De acordo com o Sicoob Copermec, a mudança no clima entre os colaboradores foi perceptível e a ideia agora é continuar a realizar essa dinâmica anualmente. A cooperativa também acredita que a dinâmica do Anjo Secreto incentiva a construção e a difusão de valores cooperativistas.

“Com a dinâmica, percebi que houve quebras de limitações, sejam elas profissionais ou pessoais, e criou-se um ambiente de trabalho mais favorável, que com certeza elevou o índice de satisfação pessoal de cada um dos participantes, tendo como consequência uma maior interação no trabalho em equipe”, afirma Silvério Franklim Freitas Santiago, da Gerência de Marketing.

CONTATO DA COOPERATIVA

Leidiane Aparecida Vilela Pinto Marques, gerente de Recursos Humanos - leidianevilela@copermec.com.br 

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Sicoob Aracoop realiza conferência com seus cooperados sobre o mercado financeiro
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicoob Aracoop realiza conferência com seus cooperados sobre o mercado financeiro

O Vision Summit realizado pela cooperativa é uma conferência que se destaca como um ponto de convergência entre o mercado financeiro e as tendências econômicas futuras. Concebido para reunir líderes, executivos e especialistas do setor, o evento visa fomentar a transformação e inspirar novas oportunidades. Por meio de palestras, painéis e discussões interativas, são abordadas as últimas tendências, tecnologias emergentes e práticas inovadoras, proporcionando uma plataforma para a troca de conhecimento e a criação de parcerias estratégicas

Sicredi Pioneira aposta em comunicação para alinhar diretrizes estratégicas
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicredi Pioneira aposta em comunicação para alinhar diretrizes estratégicas

Em 2006, a Sicredi Pioneira observou a necessidade de alinhar as diretrizes estratégicas e da cultura organizacional e implementou a prática de comunicação das estratégias. A partir de reuniões com gestores e com os colaboradores, a cooperativa compartilha o mapa estratégico e evita ruídos que podem atrapalhar o crescimento da Sicredi Pioneira.

A Coopama lança seu cartão empresarial para cooperados, dependentes e colaboradores
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

A Coopama lança seu cartão empresarial para cooperados, dependentes e colaboradores

É um cartão empresarial de uso exclusivo para cooperados, dependentes e colaboradores, para ser utilizado em todas as compras nas Unidades de Negócios da Coopama. Em conjunto com o cartão Coopama foi desenvolvido um aplicativo com um dashboard simplificado, que gera relatórios para uma gestão financeira eficiente, com categorização automática de gastos. Além de proporcionar controle e segurança, gestão de recursos em tempo real, com custo zero para usuários e livre de tarifas. Toda essa otimização de processos simplificou as rotinas sem perder qualidade e segurança jurídica, assim, percebe-se que a ferramenta gera benefícios tanto para a Coopama quanto aos cooperados e colaboradores.

Com nova Central de Relacionamento, Unicred Central SC/PR aumenta rapidez e qualidade do atendimento
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Com nova Central de Relacionamento, Unicred Central SC/PR aumenta rapidez e qualidade do atendimento

Central da Unicred em Santa Catarina e Paraná cria estrutura única para atendimento a clientes das filiadas. Centralização otimiza os processos e alivia a carga de trabalho das agências, que podem se concentrar na assessoria financeira aos cooperados.