cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Prêmio Sicoob Coopemata fomenta engajamento de colaboradores em prol de melhorias

Imagem Destaque

2010
Sudeste
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Zona da Mata Ltda.
25641
270
Projeto, Sicoob Coopemata, Colaboradores, Prêmio Sicoob Coopemata
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
Pensando em melhorar a experiência dos colaboradores, cooperativa cria prêmio para engajar funcionários em projetos de melhorias.

Contexto e desafios

Focando em facilitar a vida de seus cooperados e apresentar diversos produtos e serviços, o Sicoob Coopemata está sempre atento a novidades e melhorias. No entanto, a cooperativa percebeu que boa parte de seus funcionários não se sentiam abertos para fazer o mesmo.

A constatação foi de que os colaboradores não se sentiam confortáveis o suficiente para expor suas ideias para a administração, por exemplo. Além disso, eles também não desenvolviam os projetos detalhadamente, sem considerar os prós e contras, e o custo necessário.

Ao perceber a falta de engajamento dos colaboradores nesse sentido, a cooperativa decidiu criar o Prêmio Sicoob Coopemata, em 2010. O objetivo principal era fazer com que os trabalhadores se sentissem à vontade para compartilhar ideias e participar da gestão da cooperativa. 

A iniciativa também visa ampliar o conhecimento de todo o quadro de funcionários e implementar as melhorias propostas. Além disso, dispondo de mais conhecimento, os colaboradores conseguem desenvolver projetos mais assertivos e detalhados.

Desenvolvimento e metodologia

Para a iniciativa atingir os objetivos propostos, foi necessário a elaboração de um cronograma. Todos os anos, durante o segundo semestre, a cooperativa propõe o tema por meio de um edital. O assunto a ser discutido e analisado é sempre relacionado ao momento vivido pelo Sicoob Coopemata.

A comissão organizadora do Prêmio envia o edital por e-mail a todos os colaboradores e também o disponibiliza na intranet da cooperativa para consultas. Além do tema, pode-se encontrar o prazo de inscrição, a formação de equipes, o prazo para a elaboração e envio do projeto, a data das apresentações e da premiação.

Com essas informações esclarecidas, os participantes começam as pesquisas, em grupos, para desenvolver o projeto. A apuração é feita com a ajuda de referências bibliográficas, considerando, também, a vivência de cada um deles. Os colaboradores envolvidos também podem entrevistar cooperados para obter ainda mais materiais.

Feitas as pesquisas, e, em alguns casos, as entrevistas, o projeto é redigido. A proposta precisa incluir as etapas principais para implementação e os custos. Finalizado, o projeto é enviado para a comissão organizadora e banca avaliadora. A avaliação leva em consideração os seguintes critérios:

  • Relevância do projeto para a cooperativa;
  • Contribuição de melhorias para o desempenho econômico e social da cooperativa;
  • Apresentação da pesquisa;
  • Gestão da pesquisa relatada;
  • Qualidade das informações prestadas.

Dia da apresentação

Um evento para a apresentação do projeto é marcado com os participantes e a banca avaliadora. Na data, apenas o critério de apresentação da pesquisa é analisado. Além dos cinco avaliadores e dos colaboradores, o Sicoob Coopemata também convida outras cooperativas para acompanharem o evento.

Depois das apresentações, os projetos são premiados e os três primeiros colocados recebem uma quantia de dinheiro por se destacarem. Em seguida, a comissão organizadora, o conselho de administração e a diretoria executiva planejam a implementação das ideias, seja ela imediata ou futura.

Resultados e aprendizados

A prática, que está em vigor desde 2010, já passou por diversas melhorias. Uma das primeiras mudanças instituiu que a apresentação e a premiação devem acontecer no mesmo dia. Essa ideia surgiu após a comissão organizadora perceber que a comoção e o envolvimento dos colaboradores seria maior ao premiar as equipes na frente de todos.

Outra mudança foi o fim da divulgação da banca avaliadora. Antes, o edital contava com o nome dos avaliadores, algo que preocupava os participantes. Ao deixar a apresentação da banca para o dia do evento, os projetos são feitos sem preocupações externas.

Além dessas mudanças, a comissão tem duas preocupações anuais. Para aumentar o engajamento com os projetos propostos, o comitê procura contar com a participação de todos os colaboradores, mesmo os que não participaram da iniciativa. A comissão também busca descontrair os presentes com palestras, quizzes e dinâmicas de integração.

Ideias propostas e implementadas em números

Com a aplicação prática do Prêmio Sicoob Coopemata, a cooperativa já recebeu mais de 480 ideias, tendo implantado cerca de 240 delas. Algumas delas foram:

  • Criação da unidade de marketing;
  • Plano de carreira profissional;
  • Criação da Intranet;
  • Videoconferência;
  • Depósito no autoatendimento;
  • Construção da Unidade Administrativa.

Melhorias na qualidade do trabalho e no dia a dia do Sicoob Coopemata também foram observadas. Além de buscar ideias que melhorem ainda mais a experiência dos cooperados, o Prêmio Sicoob Coopemata também teve um grande impacto internamente.

A cooperativa percebeu que o clima organizacional, a integração entre os colaboradores, a comunicação interna e a padronização de processos foram impactados positivamente. Com essas mudanças, a organização incentiva, cada vez mais, o pensamento crítico, a transparência e a busca por soluções.

CONTATO DA COOPERATIVA

Vanessa Lacerda Alves Fajardo, superintendente de Gestão Estratégica -  sicoobcoopemata@sicoobcoopemata.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Viacredi inova gestão através de avaliação de competências e registro detalhado de atividades
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Viacredi inova gestão através de avaliação de competências e registro detalhado de atividades

A Viacredi criou o processo de avaliação de competências, em 2007, e o passaporte profissional, em 2010. O objetivo de ambas as iniciativas é manter a qualidade de trabalho, incentivar os colaboradores a se desenvolverem dentro da cooperativa, e aumentar a comunicação entre os líderes e trabalhadores.

Iniciativa da Unimed Sul Capixaba identifica necessidades de treinamento
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Iniciativa da Unimed Sul Capixaba identifica necessidades de treinamento

Após notar que precisava identificar melhor as carências de treinamento em suas equipes, a Unimed Sul Capixaba idealizou planos para aprimorar o desenvolvimento dos colaboradores. Para isso, a cooperativa realiza o Levantamento de Necessidade de Treinamento (LNT), uma iniciativa voltada para proporcionar treinamentos comportamentais e técnicos. Com a instituição do LNT atual, a Unimed Sul Capixaba otimizou treinamentos, reduziu custos de capacitação e obteve melhores resultados ano após ano.

Sicoob Credivag melhora resultados com planejamento estratégico integrado
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicoob Credivag melhora resultados com planejamento estratégico integrado

A mineira Sicoob Credivag iniciou uma jornada para tornar a elaboração do planejamento estratégico em uma tarefa mais colaborativa e participativa. A construção da estratégia integrada ganhou vida em 2013, levando em conta o ponto de vista desde as bases operacionais até a alta direção.

Política de Sustentabilidade da Coperil é exemplo de sucesso do PDGC
ESGCOOP

Política de Sustentabilidade da Coperil é exemplo de sucesso do PDGC

Região: Nordeste Categoria: Educação para Sustentabilidade Ação: Desenvolvimento de uma Política de Sustentabilidade, como apoio do PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas). ODSs: 4 - Educação de qualidade 7 - Energia limpa e acessível Resultados: Criada em 2020, a política de sustentabilidade da Coperil foi revisada e aprimorada em 2022. A cooperativa aderiu ao uso de energia solar, o que reduziu a conta de energia elétrica em 90%. O programa Mais Mestres apoia os professores na busca por melhores qualificações acadêmicas.