cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Comitê de Custos da Viacredi enxuga despesas e otimiza processos

Imagem Destaque

2015
Sul
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito Vale do Itajaí
940
2
Comitê de jovens, Despesas, economia
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
Em momentos econômicos difíceis, é necessário otimizar despesas e cortar gastos. Esse é o papel do Comitê de Custos da Viacredi, que se empenha em analisar os processos financeiros da cooperativa para identificar oportunidades de economizar.

Contexto e desafios

Durante cenários de recessão econômica, cooperativas de crédito precisam possuir uma boa gestão de seus custos administrativos, atingir metas orçamentárias, identificar gargalos nos processos e reduzir custos. Tudo isso é importante para equilibrar as contas e superar momentos de dificuldade. 

Como o valor realizado das despesas administrativas é considerável, o foco nas despesas é de extrema importância. Essa é a visão da Viacredi, cooperativa de crédito que integra o Sistema Ailos e maior entidade do ramo levando em conta o número de cooperados. 

Nesses cenários, definir metas e prazos, eleger responsáveis pelo acompanhamento e cobrar ações de redução contribuem para que todos os membros da cooperativa se esforcem a fim de alcançar os resultados planejados. Essa, então, é a ideia por trás do Comitê de Custos da Viacredi. 

Desenvolvimento e metodologia

Na constante busca para reduzir custos, a Viacredi designou equipes estratégicas capazes de analisar todo o processo da organização, desde a aquisição de produtos e serviços até a constante melhoria na estrutura de processos para atendimento ao cooperado. 

O Comitê de Custos da Viacredi atua dentro desse conceito estratégico, com o objetivo de identificar as despesas administrativas da cooperativa com maior relevância. Isso possibilita que a cooperativa faça uma análise do comportamento dos gastos de acordo com a estratégia estabelecida de forma eficiente e eficaz.

O comitê é formado pelos diretores de controladoria, operações e administrativo, pelos gerentes de contabilidade e crédito e pela coordenadora do administrativo da cooperativa. O grupo reúne a cada três meses para analisar os números do período e propor maneiras de reduzir custos. 

Na prática, portanto, o Comitê de Custos da Viacredi instiga que os gestores tenham uma compreensão profunda sobre os valores orçados e realizados das despesas, entendendo seus impactos na gestão da cooperativa. As informações são disponibilizadas para as equipes, mensalmente, após o fechamento contábil dos números.

Depois disso, a área administrativa responsável pelo processo disponibiliza a variação mensal e anual, cobra explicações para as oscilações, avalia os dados e apresenta os resultados à Diretoria. Em alguns casos, a apresentação conta com planos de ação de melhorias.

Provocando mudanças

A adoção de melhores práticas de gestão de custos, indicadas juntamente com um forte envolvimento de equipes especializadas, proporciona uma uma redução de custos anual relevante para a Viacredi. 

Ao se deparar com as metas propostas pelo Comitê de Custos  a cooperativa reavalia e reestrutura o processo das despesas administrativas. Para isso, a organização avalia desde a contratação do fornecedor até o cancelamento da impressão desnecessária de relatórios. Todo esse processo já resultou nas seguintes medidas:

  • Investimento em novos fornecedores locais, buscando cooperados, para conseguir melhores negociações de preços, logística de entrega e para reduzir estoques e suas sobras.
  • Padronização dos processos para compras, centralizando e otimizando as negociações nas contratações de serviços e compras de produtos.
  • Renegociação de contratos, buscando a redução de valores, a melhoria do tempo de prestação de serviço, o estabelecimento de parcerias e mantendo a agilidade no atendimento.
  • Aperfeiçoamento dos processos operacionais, descobrindo gargalos, buscando executar formas de desempenhar as mesmas funções com um menor custo.
  • Redução do desperdício de recursos com a implantação ações como trocas de lâmpadas incandescentes por LED, instalação de torneiras automáticas, digitalização de documentos, centralização de compras de material de escritório e de limpeza e organização de atendimentos de manutenções.
  • Disseminação de uma cultura para redução das despesas por meio da Política dos 3R (reduzir, reutilizar e reciclar). 

Resultados e aprendizados

De início, a prática envolvia somente a diretoria e o setor administrativo da Viacredi. A partir do envolvimento de outras equipes, no entanto, a iniciativa começou a colher melhores resultados. Mensalmente, as equipes apresentam no Acompanhamento e Gestão dos Planos de Ações e Metas (AGPAM) o que está sendo verificado, quais as melhores práticas e resultados alcançados.

A troca de informações entre equipes traz resultados surpreendentes para a cooperativa e também permite determinar, no instante de análise, se a estratégia adotada é coerente com o que foi traçado pelo Comitê de Custos ou se ela deve ser modificada. 

O projeto, com isso, resultou na redução das despesas com todo o processo assemblear e serviços logísticos. Somente no primeiro semestre de 2016, as ações do Comitê de Custos foram responsáveis pela economia de R$ 3,6 milhões. Além disso, a Viacredi conseguiu amadurecer uma cultura de otimização de processos, redução de custos e aprimoramento de controles financeiros. 

CONTATO DA COOPERATIVA

Vanildo Leoni, diretor executivo - vanildo@viacredi.coop.br 

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Sicredi Sudoeste MT/PA fortalece a governança da Cooperativa, capacitando os Coordenadores de Núcleo como referências de conhecimento sobre o cooperativismo e a cooperativa
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicredi Sudoeste MT/PA fortalece a governança da Cooperativa, capacitando os Coordenadores de Núcleo como referências de conhecimento sobre o cooperativismo e a cooperativa

O Bate-Papo Cooperativo é uma prática iniciada em abril de 2023 que fortalece a governança da Cooperativa, capacitando os Coordenadores de Núcleo como referências de conhecimento sobre o cooperativismo e a cooperativa. Além disso, estabelece uma ponte entre os associados e a diretoria.

Viacredi inova gestão através de avaliação de competências e registro detalhado de atividades
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Viacredi inova gestão através de avaliação de competências e registro detalhado de atividades

A Viacredi criou o processo de avaliação de competências, em 2007, e o passaporte profissional, em 2010. O objetivo de ambas as iniciativas é manter a qualidade de trabalho, incentivar os colaboradores a se desenvolverem dentro da cooperativa, e aumentar a comunicação entre os líderes e trabalhadores.

Unimed Belém constrói prática sistematizada e padronizada para disseminação das estratégias da cooperativa
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed Belém constrói prática sistematizada e padronizada para disseminação das estratégias da cooperativa

Essa prática visa demonstrar a elaboração, revisão, disseminação e monitoramento do Planejamento Estratégico da Unimed Belém, com foco na publicidade das diretrizes estratégicas da cooperativa, em função da necessidade de propagar em todas as oportunidades, as ações, indicadores e metas estratégicas necessárias para alcance dos resultados, ou seja, o Planejamento Estratégico para tomada de decisões e melhor distribuição de recursos para alcance de resultados previstos no período de 2018-2022.

Coocirurge usa tecnologia para melhorar distribuição do trabalho entre os cooperados
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Coocirurge usa tecnologia para melhorar distribuição do trabalho entre os cooperados

Cooperativa de cirurgiões aprimora processos para alocar vagas entre cooperados de forma transparente e igualitária. O sorteio é feito com sistema informatizado e gestão da escala acontece por meio de aplicativo, além da implantação do sistema de ponto biométrico.