cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicoob São Miguel usa gibis para difundir cooperativismo nas escolas

Imagem Destaque

2010
Sul
Crédito
Não
Sicoob São Miguel usa gibis para difundir cooperativismo nas escolas
110
622
Escola, Gibi, Sicoobito
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Comunicação
Em 2010, o Sicoob São Miguel começou uma série de gibis da personagem Sicoobito. As histórias são distribuídas em escolas das cidades em que a cooperativa atua, difundindo conceitos como cooperativismo, ambientalismo e educação financeira.

Contexto e desafios

Ao longo de sua história, o Sicoob São Miguel, que atua em cidades dos três estados do Sul, manteve um firme compromisso com a comunidade, implementando programas de apoio em escolas e outras instituições. 

Em 2010, a cooperativa identificou uma oportunidade de suprir uma lacuna nas escolas, percebendo a necessidade de fornecer material de apoio para a discussão de temas transversais com cunho educativo. Nesse contexto, o Sicoob São Miguel percebeu que as escolas necessitavam de material de apoio para discutir temas transversais com cunho educativo.

O resultado dessa percepção foi a concepção do gibi Sicoobito, uma revista em quadrinhos que se tornou uma ferramenta eficaz para promover valores cooperativos dentro do ambiente escolar.

Desenvolvimento e metodologia

O Sicoob São Miguel apresentou o projeto para secretarias de educação, agências de desenvolvimento regional e gestores de todas as escolas. O evento se deu em um café colonial, onde o presidente da cooperativa proferiu uma palestra sobre cooperativismo, apresentou o Sicoob São Miguel e introduziu o projeto do Gibi Sicoobito. Diante da receptividade calorosa por parte dos educadores e gestores, o projeto ganhou vida.

Cada história do Sicoobito é uma aventura que aborda um tema específico, como cooperação, ambientalismo e educação financeira. Além disso, as narrativas divulgam valores de cidadania. A ideia é que os gibis possam ser usados pelos professores para discutir os temas apresentados com seus alunos. 

Anualmente, os profissionais responsáveis pelo projeto realizam um minucioso processo de coleta de informações, depoimentos e observações durante visitas nas escolas, além de reuniões com gestores, professores e alunos. Esse amplo feedback, afinal, serve de base para a definição do tema que será abordado na edição do ano seguinte do gibi Sicoobito.

A elaboração de cada número começa com a equipe de comunicação e marketing do Sicoob São Miguel, que desenvolve o pré-roteiro da história. Em seguida, a cooperativa o encaminha para uma agência parceira, que elabora o gibi. Depois disso, um roteirista desenvolve o script, sujeito a ajustes e correções pela cooperativa.

O processo criativo segue etapas detalhadas, começando com a impressão da boneca (que são as páginas impressas e encaixadas na ordem correta e posição, simulando a versão final do gibi). Após correções, o Sicoob São Miguel aprova a versão final, fecha o arquivo e o envia para impressão em uma gráfica associada à cooperativa. Após todas essas etapas, é hora de planejar a logística de distribuição dos gibis. 

Distribuição, ampliação e educação

Nessa fase, a cooperativa conta com o apoio dos gerentes de suas agências nos diversos municípios de atuação. O Sicoob São Miguel faz, então, um levantamento do número de escolas e número de alunos, respectivamente. Com esses dados em mãos, a coop realiza a entrega das revistas nas quantidades adequadas na sede de cada município. 

Com a ajuda dos gerentes regionais e funcionários de cada unidade, a cooperativa estabelece um roteiro de entrega do gibi Sicoobito. Para isso, uma equipe visita as escolas para distribuir as revistas ilustradas aos alunos. 

A princípio, a distribuição abrangia escolas públicas e privadas atendendo crianças de 6 a 13 anos. Já a expansão do projeto para pré-adolescentes de 13 anos, em 2016, atendeu às demandas das escolas e dos próprios alunos. 

Com o projeto do gibi, o Sicoob São Miguel ampliou a visibilidade da marca e passou a se comunicar com um novo público que pode se associar à cooperativa no futuro. 

Resultados e aprendizados

O gibi Sicoobito tem desempenhado um papel significativo na difusão do cooperativismo, noções de economia e no estímulo à leitura, impactando positivamente a consciência lúdica das crianças. A prática foi reconhecida em 2014 com dois prêmios: 

  • Prêmio Concred Verde: durante a 10ª edição do Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito (Concred), a história “Sicoobito nas Escolas” venceu a categoria de projeto que “Melhor Coopera como Fruto”, voltado a iniciativas socioambientais.
  • Prêmio Ser Humano – SC: o gibi Sicoobito foi premiado na categoria “Trabalhos Projetos Socioambientais”.

A ampliação da visibilidade do Sicoob São Miguel e a conexão com um público diversificado, incluindo potenciais futuros associados, evidenciam a integração bem-sucedida do projeto com os objetivos estratégicos da cooperativa. A cooperativa também disponibiliza os quadrinhos na internet, permitindo maior alcance e acessibilidade.

A primeira edição, em 2010, contou com uma tiragem de 14,3 mil exemplares. O número foi crescendo ano a ano e, em 2022, alcançou 124 mil gibis distribuídos para as escolas. 

A iniciativa não apenas cumpre seu propósito educativo, mas também estabelece uma relação sólida com a comunidade, construindo bases fortes de cooperação. A evolução contínua da prática, alimentada pela interação com as crianças e educadores, reflete o comprometimento em promover valores cooperativos e contribuir para a formação cidadã das futuras gerações. 

CONTATO DA COOPERATIVA

Blásio Spaniol, gerente de Comunicação e Marketing - sicoobsmo@sicoobsmo.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Para atender mercado de lácteos, Coopmetro investe no transporte de amostras de qualidade do leite
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Para atender mercado de lácteos, Coopmetro investe no transporte de amostras de qualidade do leite

Com o foco em expandir os negócios, a Coopmetro decidiu investir no transporte de amostras de qualidade do leite e torná-lo ainda melhor. A cooperativa contou com a ajuda de uma Central de Cooperativas Agropecuárias e parcerias com laboratórios credenciados à Rede Brasileira de Qualidade do Leite para desenvolver a logística do transporte e capacitar cooperados.

Com nova Central de Relacionamento, Unicred Central SC/PR aumenta rapidez e qualidade do atendimento
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Com nova Central de Relacionamento, Unicred Central SC/PR aumenta rapidez e qualidade do atendimento

Central da Unicred em Santa Catarina e Paraná cria estrutura única para atendimento a clientes das filiadas. Centralização otimiza os processos e alivia a carga de trabalho das agências, que podem se concentrar na assessoria financeira aos cooperados.

Unimed-BH aposta em gestão por processos para incentivar visão sistêmica
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed-BH aposta em gestão por processos para incentivar visão sistêmica

A Unimed-BH sentiu a necessidade de incentivar os colaboradores a entenderem os processos e serviços executados pela cooperativa. Para isso, a organização colocou um projeto de gestão de processos em prática. Com ele, os macroprocessos da Unimed-BH são divididos em inúmeras atividades que passam por mapeamento, definição de indicadores de desempenho, e definição do responsável. A cooperativa avalia que a nova dinâmica proporciona resultados positivos para o negócio.

Coopfam lidera desenvolvimento da economia circular do café
ESGCOOP

Coopfam lidera desenvolvimento da economia circular do café

Região: Sudeste Categoria: Resíduos Sólidos Ação: Integração da cafeicultura à economia circular, com base no reuso, reciclagem e destinação adequada dos resíduos decorrentes da atividade agrícola. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 11 - Cidades e comunidades sustentáveis 12 - Consumo e produção responsáveis Resultados: Os resíduos orgânicos gerados na indústria cafeeira da Coopfam são usados pelos produtores cooperados no processo de adubação de suas terras. Materiais recicláveis são coletados e destinados à usina local de reciclagem. Resíduos que não podem ser reutilizados ou apresentam risco de contaminação ao ambiente têm a destinação adequada. Lixo eletrônico é comercializado para empresas especializadas, gerando recursos para outras aplicações ambientais.