Sicredi Celeiro MT/RR financia projetos de impacto social

Contexto e desafios
Ao longo de seus 26 anos de trajetória, a Sicredi Celeiro MT/RR, que atua nos estados de Mato Grosso e Roraima, se consolidou como uma instituição comprometida com a sociedade. Esse comprometimento é evidenciado pelo suporte a diversas áreas, como iniciativas sociais, esportivas, ambientais, culturais e educacionais.
Dessa maneira, em 2005, durante uma reflexão sobre seu papel na comunidade, a cooperativa percebeu uma oportunidade de ampliar sua contribuição. A Sicredi Celeiro MT/RR observou, então, que muitas entidades sem fins lucrativos em sua área de atuação tinham propostas valiosas em responsabilidade social, mas careciam de apoio e parcerias efetivas para a concretização de seus projetos.
Nesse contexto, a Sicredi Celeiro decidiu ir além de sua atuação convencional, alinhando suas ações ao compromisso de promover o desenvolvimento sustentável e valorização das pessoas. Assim, nasce o programa Sicredi na Comunidade.
Desenvolvimento e metodologia
O programa Sicredi na Comunidade entrou em vigor no ano de 2005, a fim de materializar o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento social e a construção de um mundo mais sustentável. Com o mote de que a cooperação transforma vidas, a iniciativa destinou, entre 2005 e 2016, R$ 2 milhões para projetos sociais, ambientais, educativos, culturais e esportivos.
Diante disso, o programa reforça o vínculo da cooperativa com o desenvolvimento social, buscando equilibrar resultados econômicos com a proteção do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O foco principal é gerar um impacto positivo nas comunidades de Sorriso, Sinop, Feliz Natal, Vera, Nova Ubiratã, União do Sul, Cláudia, Santa Carmem, Boa Esperança, Primavera e Parque Água Limpa.
A execução do programa passa por um processo de seleção de projetos bastante cuidadoso. Após as assembleias, onde os associados fazem a aprovação da destinação de recursos, a cooperativa abre as inscrições para entidades que atendam a requisitos específicos.
Depois disso, o Comitê Local analisa os projetos, garantindo que sejam sem fins lucrativos, não ligados a poderes públicos, devidamente constituídos e relacionados às áreas social, cultural, educacional, ambiental ou esportiva. Os projetos são então encaminhados ao Comitê Gestor para análise e aprovação. Na prática, cada edição segue o seguinte cronograma:
- Divulgação às entidades
- Prazo para inscrição pelas entidades
- Análise e seleção dos projetos pelo Comitê Local
- Encaminhamento dos projetos ao Comitê Gestor
- Análise dos projetos pelo Comitê Gestor
- Divulgação do resultado
- Entrega simbólica do benefício em reuniões com associados
- Pagamentos dos projetos as entidades
- Comprovação de aplicação dos recursos em relatório à Diretoria
- Divulgação dos projetos
Para assegurar que os objetivos e o cronograma sejam atendidos, a Sicredi Celeiro MT/RR analisa a entidade, sua atuação na sociedade e exige a comprovação de destinação de recursos a cada edição do programa. Além disso, a cooperativa também faz visitas periódicas às entidades beneficiadas.
Ao longo do tempo, o Programa Sicredi na Comunidade passou por aprimoramentos significativos. A introdução de uma logomarca em 2010, a definição de um valor mínimo por projeto em 2013, a criação de um cronograma de ação e a implementação dos comitês locais e Comitê Gestor representam marcos importantes. Essas melhorias garantiram uma abordagem mais estruturada e eficiente na seleção e execução dos projetos.
Resultados de aprendizados
A Sicredi Celeiro MT/RR avalia o Programa Sicredi na Comunidade como uma peça fundamental no comprometimento da cooperativa com o desenvolvimento regional. Ao longo dos anos, a iniciativa impactou milhares de pessoas.
Entre 2005 e 2015, o programa contemplou 496 projetos em diferentes áreas. Os recursos destinados à iniciativa contribuíram para o desenvolvimento de ações nos municípios da área de atuação da cooperativa.
O programa, portanto, se tornou uma fonte significativa de suporte para entidades sem fins lucrativos, proporcionando mudanças substanciais e importantes para as comunidades que acolhem a Sicredi Celeiro MT/RR.
O programa demonstra o compromisso da Sicredi Celeiro MT/RR com a responsabilidade socioambiental e reflete claramente sua preocupação genuína com a sociedade regional.
Depoimentos de beneficiários e assessores da cooperativa destacam a importância do programa na realização de sonhos individuais, na promoção de inclusão e valorização, no desenvolvimento social e na formação cidadã.
“O programa Sicredi na Comunidade encanta anualmente cada pessoa atendida e representa para nossa entidade o carinho, a responsabilidade e a dedicação da cooperativa com nossas crianças e adolescentes”, disse Marlene Holsbach, diretora da Associação Mãezinha do Céu, que atende cerca de 120 crianças em um bairro carente de Sorriso e recebeu verba da iniciativa.
Valter Reis, assessor de programas sociais da Sicredi Celeiro MT/RS diz que o programa Sicredi na Comunidade pode ser comparado com a atuação do Padre Theodor Amstad, que foi o precursor do cooperativismo no Brasil:
“Com o olhar atento e preocupado com essas pessoas, o Padre os incentivava a fundar associações e cooperativas e, além do sacerdócio, manifestava diversas iniciativas de cunho apostólico e social. Com esse olhar, é que o programa Sicredi na Comunidade se desenvolve, ou seja, para entidades sociais que atuam na região, com seu olhar voltado para as pessoas que necessitam não só de contribuições financeiras, mas também de envolvimento, de abraço e apoio, o que é fundamental para a vida”.
CONTATO DA COOPERATIVA
Josemara Bergmann, assessora de Comunicação e Marketing - josemara_bergmann@sicredi.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Coopanest-CE cria curso para onboarding de novos cooperados
Pensando em aumentar o conhecimento de possíveis novos cooperados, a Coopanest-CE criou um curso anual de admissão de novos cooperados. Nele, os participantes que se enquadram nos pré-requisitos podem aprender mais sobre os princípios cooperativistas e sobre a própria Coopanest-CE.

Unimed Curitiba melhora qualidade de serviços prestados com gestão em processos
Com o propósito de melhorar a qualidade dos serviços prestados, a Unimed Curitiba implantou um modelo de gestão de processos. A cooperativa apostou em ações que deixaram a proposta de melhorias mais focada e organizada.

Unimed Cascavel cria identidade visual e ações gamificadas para apresentar planejamento estratégico
Unimed Cascavel cria personagem para explicar e divulgar o planejamento estratégico 2018-2021 em linguagem simples e didática. Cooperativa também disponibiliza ferramentas para que todos os colaboradores acompanhem a execução do plano.

Cocamar efetua doações de sistemas fotovoltaicos para instituições de sua região, contribuindo com práticas sociais e ambientais da cooperativa
O projeto "Solidariedade é a nossa energia" tem como objetivo efetuar doações de sistemas de produção de energia fotovoltaica para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) seguindo uma metodologia que consiste na seleção da organização, realização do laudo estrutural e comunicação do benefício.