Sicredi Pioneira cria portal interativo de governança para apoiar trabalho dos conselheiros

Contexto e desafios
A Sicredi Pioneira RS é uma cooperativa de crédito fundada no Rio Grande do Sul que atua em 21 municípios entre o Vale do Sinos e a Serra Gaúcha. Com 120 anos de história, foi a primeira das mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi.
Para facilitar o trabalho de seus conselhos de administração e fiscal, a Sicredi Pioneira decidiu criar o portal de governança: um banco de dados eletrônico que tem por objetivo aproximar os conselheiros, tanto titulares quanto suplentes, da gestão da cooperativa, por meio da disseminação de informações de cunho econômico e social.
O portal nasceu de uma demanda dos conselheiros de qualificar o acesso às informações necessárias para seu trabalho e para a tomada de decisão. Trata-se de uma ferramenta interativa, que atende às boas práticas de governança, dando transparência e assegurando aos conselheiros o pleno acesso a todos os dados da organização.
Desenvolvimento e metodologia
O portal de governança permite que os conselheiros tenham acesso a:
- Pautas e atas das reuniões do conselho de administração, do conselho fiscal e da diretoria executiva;
- Assuntos ligados à governança e à estratégia do negócio;
- Agenda de eventos;
- Notícias internas e externas.
Também há um espaço para o usuário deixar seu comentário. O portal permite aos conselheiros o foco no presente e no futuro.
As pautas são publicadas com os conteúdos que serão debatidos posteriormente em reunião presencial dos conselheiros. Essas pautas são disponibilizadas com antecedência de cinco dias, o que agiliza as reuniões presenciais, pois permite partir diretamente para a discussão e a decisão, eliminando a etapa de explanação do conteúdo.
O portal é alimentado diariamente com informações fornecidas pelo presidente do conselho de administração e por executivos da cooperativa. As publicações da semana são comunicadas por e-mail, com envio do link aos conselheiros, podendo ser acessadas de qualquer local, dentro ou fora da organização.
O acesso é feito por meio do site sicredipioneira.coop.br e é restrito aos membros dos órgãos de gestão, com senha individual. A iniciativa abrange a presidência e a vice-presidência do conselho de administração, os membros do mesmo conselho, o conselho fiscal (Confis) e a diretoria executiva (Direx).
Resultados e aprendizados
Entre os resultados positivos colhidos pela Sicredi Pioneira depois da criação do portal de governança, destaca-se o fato de os conselheiros chegarem às reuniões com conhecimento prévio das pautas e, portanto, mais preparados para uma tomada de decisão embasada e ágil.
O Conselho Fiscal ganhou mais subsídios para preparar o plano de trabalho do ano. Além disso, conselheiros suplentes têm acesso às mesmas informações dos titulares, mantendo-se sempre preparados para uma possível participação na reunião do conselho. O portal também permite acompanhar as decisões da diretoria executiva logo após a reunião.
Com a divulgação prévia da pauta, houve uma redução do número de itens postergados para outra reunião devido à necessidade de aprofundar o assunto em questão. Isso dá mais celeridade às decisões. A cooperativa relata que o número de acessos por usuário, uma forma de medir o nível de interesse pelo portal, cresceu continuamente desde a implementação da solução.
Por fim, o portal de governança está inter-relacionado com o modelo de atuação do conselho de administração e alinhado às boas práticas de governança corporativa. Ele atende aos princípios cooperativistas da gestão democrática e da educação, formação e informação.
CONTATO DA COOPERATIVA
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Coplana: pioneirismo em excelência, sustentabilidade e logística reversa
-

Mulheres da Coopfam se mobilizam para aumentar protagonismo feminino no campo
Região: Sudeste Categoria: Inclusão e diversidade Ação: O projeto Mulheres Organizadas em Busca de Igualdade (MOBI) fomenta o protagonismo feminino na cafeicultura da Coopfam. ODS: 5 - Igualdade de gênero Resultados: A partir da criação dos MOBI, o engajamento das mulheres nas atividades da cooperativa aumentou significativamente. O grupo discute programas de desenvolvimento rural, pessoal e profissional, dando protagonismo às mulheres na cafeicultura. A Coopfam desenvolveu uma linha especial de cafés femininos, que foram servidos nos eventos da Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. O café feminino da cooperativa também recebeu menção honrosa em um concurso organizado pela ONU. Em 2019, Vânia Lúcia Pereira da Silva tomou posse como a primeira presidente mulher da Coopfam.

Sicoob Credivag melhora resultados com planejamento estratégico integrado
A mineira Sicoob Credivag iniciou uma jornada para tornar a elaboração do planejamento estratégico em uma tarefa mais colaborativa e participativa. A construção da estratégia integrada ganhou vida em 2013, levando em conta o ponto de vista desde as bases operacionais até a alta direção.

Cresol conecta a juventude ao cooperativismo
Região: Brasil Categoria: Inclusão e diversidade Ação: O projeto Juventude Conectada engaja os jovens à cooperativa, de forma a apoiar o rejuvenescimento do quadro de cooperados, fomentar o surgimento de novos líderes e dar apoio à sucessão familiar. ODS: 4 - Educação de qualidade 8 - Trabalho decente e desenvolvimento econômico Resultados: Iniciado em 2020, o projeto Juventude Conectada já soma a participação de mais de 1.200 jovens de 14 estados. O engajamento dos jovens com a cooperativa aumentou e agora eles estão mais presentes nos conselhos de administração e conselhos fiscais.