cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Projeto MinasCoop Energia incentiva e apoia a transição energética no cooperativismo mineiro

Imagem Destaque

2024
Brasil
-
Não
-
ESGCOOP
18
-

Ciente dos benefícios financeiros gerados pelas fontes renováveis e da preocupação mundial com as mudanças climáticas, o Sistema Ocemg, que representa as cooperativas de Minas Gerais, criou o Programa de Energia Fotovoltaica do Cooperativismo Mineiro: MinasCoop Energia.

A ideia inicial era gerar energia limpa por meio de usinas fotovoltaicas, influenciar outras cooperativas na adoção de energias limpas e causar impacto positivo na comunidade.

Junto a isso, o Sistema Ocemg também fez questão de estruturar o projeto nos pilares econômico, ambiental e social, e em alguns ODS, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Segundo Lucas Lage, analista de planejamento e projetos do Sistema Ocemg e coordenador do programa, o MinasCoop Energia contribui com 10 dos 17 objetivos propostos pela ONU.

 

Colocando em prática

A ideia para o projeto surgiu em 2019, com a realização de reuniões e estudos de viabilidade, e em maio de 2020 uma empresa especializada na instalação, execução e implantação de usinas de geração de energia fotovoltaica foi contratada. O comitê do MinasCoop Energia foi formado em junho daquele ano.

O comitê teve o objetivo de supervisionar as construções das usinas de energia fotovoltaica do Sistema Ocemg, realizando reuniões para apresentar o projeto a outras cooperativas, mantendo contato com parceiros e contribuindo para inovações sobre o tema para o cooperativismo mineiro.

As usinas do Sistema Ocemg foram inauguradas em outubro de 2021 em Cristália e Botumirim, cidades ao norte de Minas Gerais. “O Sistema Ocemg tem atualmente 3 usinas de microgeração distribuída de energia fotovoltaica, com 300 kWp (quilowatt-pico) de potência, suprindo, desde então, a nossa demanda de energia”, explica Lage.

 

Impactando a sociedade mineira

Em abril de 2022, o objetivo de causar impacto na comunidade foi alcançado pelo Sistema Ocemg. As cooperativas que aderiram ao programa doam parte da energia gerada para entidades filantrópicas de todo o estado.

Para tornar isso possível e incentivar outras cooperativas a seguirem o exemplo, o Sistema Ocemg firmou um termo de compromisso com a Santa Casa de Misericórdia de Minas Gerais, iniciado em fevereiro de 2023. A estimativa é de que a Santa Casa tenha uma economia de R$ 100 mil por ano com as doações.

Além de doar parte da energia gerada pelas usinas fotovoltaicas, o projeto MinasCoop Energia arrendou terrenos improdutivos para que as usinas fossem construídas. Dessa maneira, a iniciativa também gerou renda para dez famílias que vivem dessas terras e fornecem mão de obra.

 

Resultados extraordinários

As mudanças desde a implementação do MinasCoop Energia não passaram despercebidas. De acordo com Lage, o primeiro resultado positivo foi o fim do gasto do Sistema Ocemg com energia elétrica. Agora, a entidade não tem mais despesas com energia.

Atualmente, mais de 40 cooperativas fazem parte deste projeto, que reúne mais de 80 usinas espalhadas em 56 cidades de Minas Gerais. Além disso, 65 entidades são beneficiadas e mais de 2,6 milhões de kW/h de energia são doados anualmente.

A população mineira também foi altamente beneficiada pelos números apresentados. As necessidades de mais de 4,1 milhões de pessoas foram atendidas e 686 empregos foram gerados durante e depois das construções das usinas.

Até o momento, mais de 46,7 milhões de reais foram investidos nas construções das UFVs que, juntas, geram mais de 10 MW de potência.

 

Sucesso ao redor do mundo

Além de estar fazendo muito sucesso em Minas Gerais, o Projeto MinasCoop Energia ganhou reconhecimento internacional. O programa liderado pelo Sistema Ocemg foi destaque da COP26, a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que aconteceu em 2021 em Glasgow, na Escócia.

Já na COP27, no Egito, o MinasCoop Energia foi representado por Alexandre Gatti, superintendente do Sistema Ocemg. Por fim, o programa também marcou presença na COP28, realizada em 23 na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Diante dos resultados positivos, a perspectiva do MinasCoop é continuar incentivando cooperativas mineiras a implementarem a geração de energia sustentável e impactarem as comunidades. 

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Unimed Uberaba desenvolve fluxogramas para automação de processos
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed Uberaba desenvolve fluxogramas para automação de processos

Para controlar processos internos e deixá-los mais rápidos e precisos, a Unimed Uberaba implementou um software de automação. A partir do desenvolvimento de um fluxograma contendo informações importantes de cada serviço, e de sua implantação em um sistema informatizado, a cooperativa consegue controlar os processos minuciosamente, gerando inúmeros benefícios.

Unimed Ponta Grossa implementa novo processo de assembleia no formato on-line, aumentando a inclusão e participação dos cooperados.
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed Ponta Grossa implementa novo processo de assembleia no formato on-line, aumentando a inclusão e participação dos cooperados.

A cooperativa implementou um novo processo em suas assembleias. As reuniões agora são online e, desta forma, os cooperados podem participar independente da sua localização, aumentando a inclusão e participação democrática. Um hotsite foi criado e as ferramentas online para realização assembleias foram fundamentais para a realização das assembleias. No hotsite é centralizada todas as informações relevantes que podem ser acessadas pelos cooperados, como manuais de participação, edital de convocação e canais para envio de sugestões e informações pré-assembleares. Isso simplifica o processo e torna mais fácil para os cooperados se envolverem.

Venda de créditos de soja sustentável por cooperado da Frísia
ESGCOOP

Venda de créditos de soja sustentável por cooperado da Frísia

Ação: Programa Fazenda Sustentável Área: Produção sustentável ODS: Objetivo 2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável Objetivo: Apoio a cooperado para venda de créditos de soja sustentável no mercado internacional Resultados: Melhora dos resultados financeiros do cooperado, que negociou — com o apoio da cooperativa — R$ 30 mil em créditos de soja sustentável com empresas da Dinamarca e Alemanha; Mudança da cultura da propriedade, priorizando a sustentabilidade como estratégia de negócios; Otimização de processos internos; Conquista da certificação RTRS, concedida pela Round Table Responsible Soy Association, ou Associação Internacional da Soja Responsável.

Cooxupé desenvolve Protocolo Gerações em busca de uma produção mais sustentável
ESGCOOP

Cooxupé desenvolve Protocolo Gerações em busca de uma produção mais sustentável

Região: Sudeste Categoria: Produção sustentável Ação: Criação do Protocolo Gerações, que busca melhorar continuamente a cafeicultura levando em conta a sustentabilidade ambiental e os preceitos éticos. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 12 - Consumo e produção responsáveis 13 - Ação contra a mudança global do clima Resultados: O Protocolo Gerações foi desenvolvido em parceria com uma empresa internacional especializada em certificações ambientais, de sustentabilidade e qualidade de alimentos. Ao todo, 400 cooperados participam do projeto; a produção deles pode integrar a linha de cafés especiais da cooperativa. O Protocolo Gerações aumentou o engajamento e o interesse dos produtores nas certificações de sustentabilidade. A produção sustentável com base no protocolo já está ganhando mercado e até mesmo começou a ser exportada.