Projeto MinasCoop Energia incentiva e apoia a transição energética no cooperativismo mineiro

Ciente dos benefícios financeiros gerados pelas fontes renováveis e da preocupação mundial com as mudanças climáticas, o Sistema Ocemg, que representa as cooperativas de Minas Gerais, criou o Programa de Energia Fotovoltaica do Cooperativismo Mineiro: MinasCoop Energia.
A ideia inicial era gerar energia limpa por meio de usinas fotovoltaicas, influenciar outras cooperativas na adoção de energias limpas e causar impacto positivo na comunidade.
Junto a isso, o Sistema Ocemg também fez questão de estruturar o projeto nos pilares econômico, ambiental e social, e em alguns ODS, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Segundo Lucas Lage, analista de planejamento e projetos do Sistema Ocemg e coordenador do programa, o MinasCoop Energia contribui com 10 dos 17 objetivos propostos pela ONU.
Colocando em prática
A ideia para o projeto surgiu em 2019, com a realização de reuniões e estudos de viabilidade, e em maio de 2020 uma empresa especializada na instalação, execução e implantação de usinas de geração de energia fotovoltaica foi contratada. O comitê do MinasCoop Energia foi formado em junho daquele ano.
O comitê teve o objetivo de supervisionar as construções das usinas de energia fotovoltaica do Sistema Ocemg, realizando reuniões para apresentar o projeto a outras cooperativas, mantendo contato com parceiros e contribuindo para inovações sobre o tema para o cooperativismo mineiro.
As usinas do Sistema Ocemg foram inauguradas em outubro de 2021 em Cristália e Botumirim, cidades ao norte de Minas Gerais. “O Sistema Ocemg tem atualmente 3 usinas de microgeração distribuída de energia fotovoltaica, com 300 kWp (quilowatt-pico) de potência, suprindo, desde então, a nossa demanda de energia”, explica Lage.
Impactando a sociedade mineira
Em abril de 2022, o objetivo de causar impacto na comunidade foi alcançado pelo Sistema Ocemg. As cooperativas que aderiram ao programa doam parte da energia gerada para entidades filantrópicas de todo o estado.
Para tornar isso possível e incentivar outras cooperativas a seguirem o exemplo, o Sistema Ocemg firmou um termo de compromisso com a Santa Casa de Misericórdia de Minas Gerais, iniciado em fevereiro de 2023. A estimativa é de que a Santa Casa tenha uma economia de R$ 100 mil por ano com as doações.
Além de doar parte da energia gerada pelas usinas fotovoltaicas, o projeto MinasCoop Energia arrendou terrenos improdutivos para que as usinas fossem construídas. Dessa maneira, a iniciativa também gerou renda para dez famílias que vivem dessas terras e fornecem mão de obra.
Resultados extraordinários
As mudanças desde a implementação do MinasCoop Energia não passaram despercebidas. De acordo com Lage, o primeiro resultado positivo foi o fim do gasto do Sistema Ocemg com energia elétrica. Agora, a entidade não tem mais despesas com energia.
Atualmente, mais de 40 cooperativas fazem parte deste projeto, que reúne mais de 80 usinas espalhadas em 56 cidades de Minas Gerais. Além disso, 65 entidades são beneficiadas e mais de 2,6 milhões de kW/h de energia são doados anualmente.
A população mineira também foi altamente beneficiada pelos números apresentados. As necessidades de mais de 4,1 milhões de pessoas foram atendidas e 686 empregos foram gerados durante e depois das construções das usinas.
Até o momento, mais de 46,7 milhões de reais foram investidos nas construções das UFVs que, juntas, geram mais de 10 MW de potência.
Sucesso ao redor do mundo
Além de estar fazendo muito sucesso em Minas Gerais, o Projeto MinasCoop Energia ganhou reconhecimento internacional. O programa liderado pelo Sistema Ocemg foi destaque da COP26, a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que aconteceu em 2021 em Glasgow, na Escócia.
Já na COP27, no Egito, o MinasCoop Energia foi representado por Alexandre Gatti, superintendente do Sistema Ocemg. Por fim, o programa também marcou presença na COP28, realizada em 23 na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Diante dos resultados positivos, a perspectiva do MinasCoop é continuar incentivando cooperativas mineiras a implementarem a geração de energia sustentável e impactarem as comunidades.
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Política de Sustentabilidade da Coperil é exemplo de sucesso do PDGC
Região: Nordeste Categoria: Educação para Sustentabilidade Ação: Desenvolvimento de uma Política de Sustentabilidade, como apoio do PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas). ODSs: 4 - Educação de qualidade 7 - Energia limpa e acessível Resultados: Criada em 2020, a política de sustentabilidade da Coperil foi revisada e aprimorada em 2022. A cooperativa aderiu ao uso de energia solar, o que reduziu a conta de energia elétrica em 90%. O programa Mais Mestres apoia os professores na busca por melhores qualificações acadêmicas.

Sicoob União Centro Oeste realiza curso para a sociedade e cooperados com a finalidade de trazer conhecimento na área financeira
O curso foi criado para fornecer aos cooperados e à sociedade as habilidades, conhecimentos e estratégias necessárias para alcançar a liberdade financeira e uma vida próspera e abundante.

Mulheres da Coopfam se mobilizam para aumentar protagonismo feminino no campo
Região: Sudeste Categoria: Inclusão e diversidade Ação: O projeto Mulheres Organizadas em Busca de Igualdade (MOBI) fomenta o protagonismo feminino na cafeicultura da Coopfam. ODS: 5 - Igualdade de gênero Resultados: A partir da criação dos MOBI, o engajamento das mulheres nas atividades da cooperativa aumentou significativamente. O grupo discute programas de desenvolvimento rural, pessoal e profissional, dando protagonismo às mulheres na cafeicultura. A Coopfam desenvolveu uma linha especial de cafés femininos, que foram servidos nos eventos da Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. O café feminino da cooperativa também recebeu menção honrosa em um concurso organizado pela ONU. Em 2019, Vânia Lúcia Pereira da Silva tomou posse como a primeira presidente mulher da Coopfam.

Quando a sustentabilidade é um propósito
Objetivo: Ser uma incentivadora de ações que agreguem a sustentabilidade e a produtividade dentro das propriedades rurais. Resultados: Recuperação de 381 nascentes no programa por CooperNascentes Plantio de 52 hectares de florestas nativas no programa CooperSemear. Migração de 13 unidades ao mercado de energia incentivada e renovável. Obtenção do certificado ISO 14001 para dez unidades operacionais.