cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Unimed BH cria Centro de Serviços Compartilhados para aprimorar a eficiência, reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços

Imagem Destaque

2023
Sudeste
Saúde
Não
Unimed Belo Horizonte Cooperativa de Trabalho Médico - Unimed-BH
5193
5671
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
O Centro de Serviços Compartilhados (CSC) da Unimed-BH visa aprimorar a eficiência, reduzir custos, melhorar a qualidade dos serviços, além de permitir que as unidades se concentrem em suas atividades principais (assistência ao cliente/paciente), impulsionando assim a competitividade e a garantia do atendimento. Consiste em centralizar em sistema as solicitações de serviços da empresa, de forma padronizada e ágil.

Contexto e desafios

O crescimento da Unimed-BH gerou a implantação de unidades assistenciais e setores onde, individualmente, cada uma criava a sua forma de ser acionada, seja por implantação de sistemas, criações de regras exclusivas, formulários etc.

O processo e as formas de acesso não estavam bem definidos, gerando dificuldades para solicitação de serviços por outras áreas.

Desenvolvimento e metodologia

Após alguns estudos, decidiu-se pela centralização dos serviços possíveis e de uma ferramenta única para abertura de tickets, gerenciando-se o tempo de execução, bem como o quantitativo de chamados por fila (SLA - Service Level Agreement), através de painéis em tempo real.

Este sistema apresenta uma hierarquia de aprovação para os chamados, criando uma responsabilização para as solicitações. As interfaces foram reduzidas e foram interligados os solicitantes diretamente com o colaborador responsável por dar andamento ao chamado (Manutenção Predial e Biomédica, Administração de pessoal, Cadastros e muitos outros).

Atualmente, é utilizado um sistema de Service Now para gerenciar estes chamados com mais assertividade, agilidade e segurança.

A implantação deste sistema foi dividida nas seguintes etapas:

1 – Avaliação no mercado dos sistemas disponíveis para definir o melhor custo-benefício.

2 – Realização de mapeamento de todos as modalidades (Tickets) que justificassem e seriam possíveis de serem implantadas.

3 – Priorização e aprovação das modalidades a serem implantadas.

4 – Elaboração dos fluxos e SLAs de cada modalidade.

5 – Desenvolvimentos das modalidades no sistema escolhido.

6 – Testes e liberação para utilização. 

Na sequência será apresentado um exemplo de Modalidade no Portal de Serviços, referente ao cadastro de fornecedores, onde os Solicitantes iniciam o processo preenchendo os dados no Portal e submetem o chamado para área de cadastro de fornecedores. O Atendente da área analisa se os dados estão preenchidos corretamente. E caso haja alguma pendência, ele envia uma mensagem pelo Portal para o Solicitante informando quais documentos devem ser enviados.

Após o recebimento de toda a documentação e os dados devidamente preenchidos e corretos, o atendente dá o aceite ao chamado, e neste momento, o Portal de Serviços faz a carga dos dados nos dois ERPs da UnimedBH e envia os anexos para o sistema de guarda documental.

Ganhos do processo:

Antes

Depois

Ganho

Os Solicitantes tinham de perguntar na área de cadastro quais documentos eram necessários.

Durante o preenchimento dos dados do fornecedor, são solicitados os dados e os documentos, o que orienta os solicitantes sobre a documentação necessária.

Redução de uma fase de perguntas com o preenchimento direto no sistema

Atendente respondia o e-mail com as informações necessárias

Solicitante envia por e-mail o pedido de cadastro para a área.

Solicitante Emite chamado

 

Atendente recebe documentação e analisa os documentos recebidos.

Atendente analisa se os dados lançados e se os documentos enviados estão ok.

 

Caso aprovado, Atendente preenche todos os dados nos ERPs da UnimedBH.

Caso aprovado, o Atendente clica em Importar. Os dados e documentos são transferidos para os dois ERPs e o Sistema de Guarda de Documentos.

Não há a necessidade dos atendentes digitarem novamente os dados dos fornecedores e enviar os anexos para a guarda de documentos.
Ganho de tempo e assertividade.

Atendente envia os documentos para áreas de digitalização de documentos por e-mail.

Área de Digitalização carrega os documentos no sistema de Guarda de Documentos.

Automaticamente o sistema importa os documentos para o sistema de Guarda de Documentos.

Eliminou-se uma etapa da equipe da Guarda de Documentos.

Resultados e aprendizados

Ao consolidar as funções de suporte foram reduzidos custos operacionais significativos. Isso ocorre através da eliminação de redundâncias, da padronização de processos e da implementação de melhores práticas.

O CSC centraliza atividades operacionais, o que melhora a eficiência e reduz a duplicação de esforços com economias de escala. Isso resulta em um processo mais rápido e consistente, melhorando a qualidade e o tempo de respostas. Além de possibilitar maior segurança e rastreabilidade dos chamados.

Ao transferir funções de suporte para o CSC, os recursos e talentos foram liberados para se concentrarem em atividades centrais e estratégicas.

Após a implantação desta metodologia, também foram percebidos os seguintes benefícios:

  • Facilidade de localização das solicitações de serviços em toda a empresa, indiferente da localização da unidade;
  • Padronização das solicitações e atendimentos;
  • Controle do tempo de atendimento, para promover a melhoria contínua dos chamados;
  • Atualizações dos formulários dos chamados sem a necessidade de divulgação;
  • Direcionamento correto dos chamados para os executores dos atendimentos;
  • Redução de tempo de atendimento, com o envio para alguns fornecedores dos acionamentos de serviços;
  • Implantação de fluxos complexos como, por exemplo, o de Solicitação de contratos, com os registros das aprovações técnicas, jurídicas e dos gestores, feitos em cada etapa do processo sendo arquivados e gerando, no final, um histórico de todas as decisões acordadas;
  • Possibilidade de acompanhamento dos chamados pelos Solicitantes;
  • Redução de ligações e envio de e-mails entre áreas para solicitar serviços.

Contato da Cooperativa

gisele.marques@unimedbh.com.br

thales.carmo@unimedbh.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Pioneirismo na negociação de créditos de carbono
ESGCOOP

Pioneirismo na negociação de créditos de carbono

Objetivo: Solucionar o problema de tratamento inadequado de dejetos nas granjas de suínos, que eram prejudiciais ao meio ambiente, transformando o metano decorrente da decomposição de matéria orgânica em insumo para geração de energia limpa e rentável e biofertilizantes Resultados: Redução da emissão de gás metano: 194,9 milhão de m3. Produção de biofertilizantes: 2,45 milhões de toneladas. Geração de energia elétrica sustentável: 27,8 milhão de KW. Comercialização de Créditos de Carbono: R$ 3,5 milhões.

Unimed-BH reestrutura o gerenciamento de projetos
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed-BH reestrutura o gerenciamento de projetos

Após identificar a necessidade de reestruturar o gerenciamento de suas iniciativas, a Unimed-BH estabeleceu uma dinâmica de gestão dividida em quatro etapas; e o Escritório Corporativo de Projetos da cooperativa é o responsável por realizar todas essas fases. O projeto começou em 2001 e gerou maior alinhamento das iniciativas de inovação com planejamento estratégico da cooperativa.

Coocafé valoriza seu conhecimento e suas experiências com os cooperados, demais colaboradores e a comunidade local.
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Coocafé valoriza seu conhecimento e suas experiências com os cooperados, demais colaboradores e a comunidade local.

A iniciativa “Multiplicadores” visa valorizar o conhecimento e as experiências dos colaboradores, compartilhando-os com os cooperados, demais colaboradores e a comunidade local. Esse trabalho reconhece a importância de expandir as ações atuais para alcançar todas as regiões atendidas pela Coocafé. Para tanto, foi reunido um grupo de colaboradores da cooperativa que se comprometem a gerar um impacto significativo na vida dos públicos atingidos pela cooperativa.

Unicred Valor Capital desenvolve desde 2006 diversas ações ambientais, sociais, educacionais e culturais contribuindo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelas Nações Unidas.
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unicred Valor Capital desenvolve desde 2006 diversas ações ambientais, sociais, educacionais e culturais contribuindo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelas Nações Unidas.

Em 2006, nasceu o Projeto Somar, criado pelos colaboradores da Unicred Florianópolis (hoje Unicred Valor Capital) com o apoio da diretoria, do conselho de administração e da Assembleia Geral Ordinária, destinando percentual das sobras anuais para a realização de atividades sociais.