Sicredi Cerrado GO implementa centralização de seu processo de consórcio na busca de eficiência e melhores resultados

Contexto e desafios:
A cooperativa, atenta aos movimentos de inovação e devido à expansão da organização, olhando sempre pela satisfação dos associados, preparou uma série de estudos. Um deles apresentou uma oportunidade para a centralização de alguns processos, pois era o modelo mais adequado para o consócio. A ideia se desenvolveu também devido aos questionamentos de atrasos e dúvidas trazidas pelos colaboradores e associados.
A centralização, portanto, deveria trazer mais eficiência além de liberar os colaboradores para realizarem relacionamento com os associados. Devido a isso, foi criada a centralização dos processos de consórcio.
Isso resultou em maior agilidade após a contemplação para o associado, gerando maior satisfação com o produto e criando oportunidades com outros produtos da cooperativa.
Desenvolvimento e metodologia
O processo operacional do consórcio era descentralizado nas agências. Não existiam colaboradores com conhecimento profundo no produto, gerando perdas de prazo, informações incorretas e insatisfação dos associados, trazendo morosidade para todo o fluxo.
Com a implantação do novo processo centralizado, foi contratado um colaborador e foram realizadas as capacitações internas. Para obter maior credibilidade e segurança, foi realizado também a formação na ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios).
Para a criação desse novo processo, houve o envolvimento do time de processos que desenvolveu o fluxograma e a automação necessária. A área de comunicação e marketing produziu as peças de divulgação e a formação de todo o roteiro de comunicação.
A centralização apresentou ganhos de eficiência, celeridade, segurança e satisfação dos associados e empresas parceiras, quanto ao recebimento do recurso. Outro ganho importante foi o prazo da SLA de 15 dias para 3 dias – exceto imóveis. Foi implementado um canal oficial centralizado para atendimento dos associados e fornecedores, sendo usado o WhatsApp Enterprise para isso, além disso, um sistema foi criado dentro da Ferramenta de Workflow SESuite.
Quando há interesse na contratação de um consórcio, os colaboradores situados nas agências seguem 5 etapas até a conclusão desse negócio:
1. O associado é contemplado e a agência confirma o lance via sistema de Consórcio. Após o pagamento ser realizado, a agência abre uma demanda no SESUITE, onde o Gerente de Agência ou Gerente Administrativo Financeiro analisam o perfil/capacidade de pagamento e libera para formalizar o consórcio.
2. Assim que é recepcionado, o responsável da área entra em contato com o associado via WhatsApp, felicitando-o pela contemplação e ao mesmo tempo perguntando qual é o sonho a se realizar com a carta.
3. Após a definição, o associado recebe o checklist e encaminha os documentos solicitados para elaboração do contrato e liberação de Faturamento, assim que efetivado, o contrato é encaminhado para assinatura (Digital ou Física).
4. A partir do contrato assinado, é encaminhado para solicitação de pagamento. Neste momento de análise e liberação são encontradas oportunidades de se ofertar outros produtos, sem a necessidade do associado procurar seu gerente. Como exemplo, vale citar a contemplação da carta de Móvel, que gera a oportunidade de se ofertar diversos tipos de seguros e tags de passagem.
5. Após o pagamento, é encaminhado para o associado o comprovante da liberação do crédito e fim do Processo de Contemplação de Consórcios.
Resultados e aprendizados
Os benefícios trazidos após a implantação foram, após a implantação da formalística de consórcio, uma maior disponibilidade dos gerentes para fazer novos negócios.
Com isso, houve uma melhora no tempo da liberação do crédito para os associados contemplados. Uma evidência clara é a redução de 15 dias no modelo antigo (todo o processo de contemplação na agência) para 4 dias no modelo novo (centralizado na sede).
Além disso, houve também um aumento na adesão às vendas e contemplações:
Em resumo, houve ganhos satisfatórios, conforme segue:
- 2022 X 2023: Crescimento nas receitas de consórcio de 26%
- 2023 X 2024 considerando até junho, crescimento de 36%.
Contato da Cooperativa
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Sicredi investe em inteligência e tecnologia para apoiar iniciativas sustentáveis
Região: Brasil Categoria: Finanças Verdes Ação: Investimento do Sicredi em inteligência e tecnologia para levar crédito para pequenos produtores e desenvolvimento sustentável no Brasil. ODS: 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis 12 - Produção e Consumo sustentáveis Resultados: Preservação e recuperação de áreas ambientais. Melhoria nas condições de trabalho dos pequenos agricultores. Análises de crédito e de iniciativas mais assertivas por meio de tecnologia e equipe multidisciplinar.

Sicredi fomenta empreendedo-rismo feminino por meio de crédito e educação financeira
Região: Brasil Categoria: Inclusão e Diversidade Ação: Sicredi desenvolve projeto "Elas Cooperam" para fomentar o empreendedorismo feminino, com linhas de crédito específicas e educação financeira. ODS: 1 - Erradicação da Pobreza 5 - Igualdade de Gênero 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico 10 - Redução das Desigualdades Resultados: Definição de duas linhas de crédito específicas para apoiar o empreendedorismo feminino: Microcrédito e PRONAMPE. Acompanhamento das mulheres por meio de programas de educação financeira e parcerias com instituições de ensino.

Energia sustentável com a marca da cooperação
Nome do projeto: Cooperativas como resposta à geração de energia renovável com o protagonismo das pessoas – cooperação entre Brasil e Alemanha. Investimento no projeto: R$ 100 mil (OCB), R$ 250 mil (DGRV). Resultados: Aumento da capacidade instalada de energia renovável por novas cooperativas, de 0,075 MW, em 2016, para 11,4 MW no final de 2020. Crescimento do número de cooperativas envolvidas na geração de energia renovável. Em dezembro de 2020, eram 24 cooperativas gerando energia para 238 unidades consumidoras. O trabalho desenvolvido incentivou as cooperativas já existentes a gerarem sua própria energia. Em 2020, foram 482 empreendimentos de geração de energia renovável, totalizando 35 MW. Criação da plataforma www.energia.coop, gerando informação específica e de fácil acesso sobre o assunto. Troca de experiência internacional entre Brasil, Alemanha e diversos países na América.

Castrolanda incentiva suinocultura por meio de premiação
Para aumentar o desenvolvimento da suinocultura, a Castrolanda criou o programa Melhores da Suinocultura. O objetivo da iniciativa é aumentar a participação dos cooperados suinocultores através de uma competição saudável entre eles.