cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Grupo Cafeína da Cocatrel traz conhecimento, informações e empoderamento para as mulheres produtoras de café da região de Três Pontas em MG

Imagem Destaque

2019
Sudeste
Agropecuário
Não
Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas - Cocatrel
8535
731
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
O grupo Cafeína é composto por mulheres, cooperadas ou com vínculos - como esposas e filhas, que surgiu do seguinte propósito: fidelização e preparação para governança, fazendo uso do melhor perfil da intuição e multifuncionalidade femininas por meio do empoderamento e da disponibilização de conhecimento e informação específica gerados neste programa.

Contexto e desafios

Em 2017 a Cocatrel identificou que a presença de mulheres no seu quadro social era significantemente acima da média observada em outras cooperativas de Agronegócio do Sul de Minas. Em resposta a essa observação e, após estudos e planejamento, foi oficialmente criado em 19 de fevereiro de 2019 o Grupo Cafeína, o nome é uma brincadeira com a junção de expressões como cafeicultura feminina, café de menina, cafés de Minas. Tudo dá Cafeína, com a finalidade de criar um espaço de encontro e intercâmbio de informações entre mulheres cooperadas, além de promover maior proximidade com a gestão da Cocatrel.

Na ocasião do seu lançamento, as mulheres cooperadas representavam 19% do quadro social da cooperativa, hoje a principal missão é apoiar as cafeicultoras na superação de preconceitos e tabus, capacitando-as para inovar no campo do agronegócio. O objetivo da cooperativa é promover a valorização das mulheres envolvidas na produção agrícola.

Desenvolvimento e metodologia

As mulheres começam a sair da invisibilidade na cafeicultura brasileira. Embora sempre tenham estado nas lavouras ao longo de mais de dois séculos, só recentemente elas passaram a ter protagonismo no setor. Em Minas Gerais – maior polo cafeeiro do país –, a Cocatrel (Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas) criou o grupo Cafeína.

Os grãos da variedade arábica cultivados pelo Cafeína, formado por 150 cafeicultoras da região de Três Pontas, no sul de Minas, foi o primeiro lote a ser exportado para ser vendido no mercado Alemão. Na época, o anúncio do embarque de 320 sacas de 60 kg ocorreu em meio às comemorações do 15 de outubro, Dia Internacional da Mulher Rural.

O Cafeína surgiu com dois objetivos: segmentar a produção, a fim de potencializar o nicho de mercado feminino na cadeia cafeeira e capacitar as cafeicultoras para que possam exercer todas as atividades no setor, desde o manejo com as plantações até a gestão das propriedades.

O nome Cafeína, além de ser ligado ao café, partiu do princípio de que as mulheres do campo são fortes e com muita energia para transformar suas realidades. Assim como a cafeína, composto químico que traz muitos benefícios à saúde, como disposição, foco, concentração, melhor desempenho físico e melhora do humor, as mulheres do Cafeína também têm energia de sobra para trabalhar, gerir e produzir cafés de muita qualidade.

Para participar do grupo Cafeína, a produtora deve ser titular da matrícula de associada Cocatrel ou ter algum vínculo familiar com o titular (como esposa, filha ou irmã). Após o preenchimento do termo de adesão, ela é incluída em um grupo de WhatsApp onde as mulheres trocam experiências e práticas sobre diversos assuntos relacionados ao café. Além disso, são convidadas para participar de eventos, cursos e capacitações voltadas à força feminina no agronegócio, especificamente na cafeicultura.

O processo inclui a troca de experiências e melhores práticas. O café produzido por essas mulheres recebe atenção especial na comercialização, tanto no mercado interno quanto no externo. No mercado interno, o produto é altamente valorizado por torrefadores, a Cocatrel, para comemorar o mês das mulheres, lança anualmente uma linha de cafés especiais produzido por elas, incorporando-os no portifólio das cafeterias Cocatrel.

No mercado externo, o grupo também é relevante, são diversos países comercializando e consumindo os cafés produzidos pelas cooperadas da Cocatrel, o que agrega valor aos produtos. Para elas, é pago um ágio na venda de acordo com a negociação com o comprador, aumentando assim o valor agregado e a visibilidade do grupo. 

A coordenação do grupo Cafeína é realizada pelo Conselho do grupo (formado por cooperadas e colaboradoras), enquanto a parte administrativa e de verificação é conduzida pela secretaria executiva do grupo com apoio da área de relacionamento.

Resultados e aprendizados

Antes da consolidação do Grupo Cafeína, a Cocatrel possuía apenas 19% do seu quadro social composto por mulheres. No entanto, esse segmento não era explorado tanto nas exportações quanto no mercado interno, e não havia café torrado produzido por mulheres em nosso portfólio de produtos. Atualmente, as mulheres já representam 22% do quadro social e, em 2023, foi recebido um total de 376.429 sacas de café produzidas por mulheres.

Desde 2020, a Cocatrel já exportou 4.302 sacas do grupo Cafeína Cocatrel. Quanto aos cafés torrados da linha produzida por mulheres, foram lançados produtos como Montrês Violeta, Aurora, Pérola, Iris, Jade, Dalia e Olívia, Cafeína, entre outros e, desde 2020, foram vendidos 1.728 pacotes de 500g. Essa iniciativa tem agregado valor aos produtos, aumentando a rentabilidade das cooperadas e a visibilidade do grupo.

Desde 2021, as vendas têm apresentado evolução e prêmios:

2021 - 2063 sacas bica corrida com o valor médio de R$1.125,00 ágio de R$ 96,00

2022 - 1839 sacas bica corrida com o valor médio de R$1.232,00 ágio de R$ 105,00

2023 - 8833 sacas bica corrida com o valor médio de R$1.007,00 ágio de R$ 135,00

Depoimento:

Adalgisa Miranda, cafeicultura há 34 anos, administra uma fazenda com 100 hectares, com 10 empregados e produção anual de cerca de 2 mil sacas.

“Estamos tomando a frente dos negócios e ganhando a preferência na contratação para trabalhar em algumas propriedades da região. Das pessoas que trabalham comigo, 50% são mulheres. Hoje, os homens já aceitam mais a nossa presença na cafeicultura.”

Contato da Cooperativa

presidencia@cocatrel.com.br

fmaritan@cocatrel.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Sicoob Cosmipa incentiva qualificação dos cooperados por meio de bolsas de estudo
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicoob Cosmipa incentiva qualificação dos cooperados por meio de bolsas de estudo

Desde 2004, o Sicoob Cosmipa foca em aumentar a qualificação educacional e profissional de seus associados através do Programa de Incentivo Educacional. Com bolsas de estudo, a cooperativa incentiva os associados a finalizarem a graduação e investirem em mais qualificações.

Unimed-BH adota projeto de Gestão da Reputação para melhorar imagem e reagir às crises com mais eficácia
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed-BH adota projeto de Gestão da Reputação para melhorar imagem e reagir às crises com mais eficácia

Unimed-BH cria projeto específico para Gestão da Reputação da marca. Iniciativa monitora opinião de públicos estratégicos em relação à cooperativa e permite agir de forma mais rápida e eficaz durante crises de imagem.

Plantão de Notícias mantém colaboradores da Unimed Vitória por dentro de informações relevantes
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Plantão de Notícias mantém colaboradores da Unimed Vitória por dentro de informações relevantes

Em 2013, a Unimed Vitória começou o projeto Plantão de Notícias, a fim de manter os colaboradores bem informados. Semanalmente, um ator visita diversas áreas da cooperativa para informá-los com notícias preparadas pela equipe de comunicação da cooperativa. O projeto conta com altíssima aprovação do público-alvo.

Sicredi Centro-Oeste potencializa sucesso ao reestruturar programa de formação de cooperados
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicredi Centro-Oeste potencializa sucesso ao reestruturar programa de formação de cooperados

A Sicredi Sudoeste MT/PA implantou um programa detalhado para a formação de seus cooperados. Ao perceberem que o conhecimento dos trabalhadores estava atrelado ao sucesso da cooperativa, a organização reestruturou o programa de educação cooperativa intitulado Programa Crescer.