Cooxupé desenvolve Protocolo Gerações em busca de uma produção mais sustentável


Sustentabilidade é qualidade
O Protocolo Gerações foi desenvolvido em parceria com a SCS Global Services, uma empresa internacional especializada em certificações ambientais, de sustentabilidade e qualidade de alimentos. Ele apresenta os compromissos e requisitos de sustentabilidade que os produtores devem perseguir. A Cooxupé definiu quatro níveis diferentes de sustentabilidade balanceados a partir de 114 requisitos. São eles:- Nível 1: Consciente da sustentabilidade (Conformidade com todos os requisitos essenciais)
- Nível 2: Envolvido na sustentabilidade (50% de conformidade com requisitos aplicáveis, incluindo requisitos essenciais)
- Nível 3: Praticando a sustentabilidade (75% de conformidade com requisitos aplicáveis, incluindo requisitos essenciais)
- Nível 4: Além da sustentabilidade (100% de conformidade com requisitos aplicáveis, incluindo requisitos essenciais)
Inclusão ambiental
“Percebemos que muitos dos produtores, por volta de 85% a 90% dos nossos cooperados, acabavam ficando excluídos do sistema de certificação voltado à sustentabilidade. Com o Protocolo Gerações, a gente tem uma ferramenta capaz de incluir esses pequenos produtores nessa dinâmica, fazendo com que esse seja um programa inclusivo e participativo”, diz Severino. Para isso, a Cooxupé disponibiliza uma equipe capacitada para dar suporte aos cooperados, a fim de que eles possam ajustar suas práticas e cumprir todos os requisitos previstos pelo protocolo. Um dos critérios impostos pelo Protocolo Gerações, por exemplo, tem a ver com a diminuição das emissões dos gases causadores do efeito estufa, como a proteção das reservas legais, respeito à legislação ambiental e medição da liberação de gases poluentes.Resultados e futuro
A partir do início do protocolo, a Cooxupé notou que os produtores passaram a dar mais importância para as certificações de sustentabilidade. “A gente vê diversos produtores que já fazem parte do protocolo, que já estão cumprindo com diversos requisitos, engajados para melhorar”, revela Severino. Além disso, a cooperativa já observa consequências positivas para os negócios. Os cafés produzidos pela cooperativa dentro do Protocolo Gerações são bem recebidos pelo mercado e estão gerando oportunidades para a Cooxupé, que já até começou a exportá-los. No momento, por volta de 400 produtores participam do Protocolos Gerações e o planejamento é de que, em 2024, mais de 700 cafeicultores passem a integrar o projeto.Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Cooperalfa diminui geração de resíduos com gestão ecológica de pneus
-

Viacredi adota voto por delegado para ampliar participação de cooperados em assembleias
Cooperativa catarinense Viacredi adota modelo de voto por delegado na Assembleia Geral e promove assembleias menores, sejam informativas ou deliberativas, para permitir maior participação de cooperados na gestão.

Viacredi realiza Feira de Oportunidades para impulsionar negócios dos cooperados
Evento realizado nos municípios de atuação da cooperativa oferece espaço gratuito para exposição dos produtos e serviços dos cooperados, fomentando seus negócios. A Feira também promove atividades educativas, culturais e recreativas abertas a toda a comunidade.

Sicredi Campo Grande reestrutura recepção nas agências para diagnosticar problemas e captar cooperados
Projeto qualifica estagiários da cooperativa para interagir com associados e não associados que visitam agências, identificando problemas e soluções de forma proativa. A iniciativa resultou em 30% de conversão de novos associados e ampliou as oportunidades de efetivação dos estagiários.