Cresol conecta a juventude ao cooperativismo

Conectando gerações
Nesse cenário, a principal iniciativa se dá por meio do projeto Juventude Conectada, que já acumula quatro edições. O projeto foi idealizado como uma alternativa de engajar os jovens de à cooperativa e teve início ainda durante a pandemia de Covid-19, em 2020. O Juventude Conectada é destinado a jovens do meio urbano e rural, com idade entre 18 e 25 anos, que sejam cooperados ou filhos de cooperados ou que tenham um relacionamento próximo com a Cresol, que estejam em processo de sucessão familiar da unidade produtiva da família ou ligados a iniciativas empreendedoras. Nele, jovens de todo o Brasil que sejam cooperados ou filhos de cooperados participam de uma jornada de aprendizagem on-line durante 14 semanas. O projeto Juventude Conectada tem a finalidade de fomentar o relacionamento da Cresol com o público jovem, instigando o desenvolvimento pessoal e profissional por meio de três eixos:- Educação Cooperativista
- Educação Financeira
- Educação Profissional
Cooperativismo jovem
A cooperativa enxerga a jornada que os jovens constroem durante o Juventude Conectada como forma de fortalecer a continuidade e o futuro das cooperativas singulares do Sistema Cresol. Esse ponto de vista também leva em consideração a vivência cooperativa do jovem e seus familiares em outros projetos de desenvolvimento dos cooperados e de seus empreendimentos promovidos pela Cresol. Além disso, o envolvimento dos jovens com a cooperativa aumentou. Agora, os jovens estão mais presentes nos conselhos de administração e conselhos fiscais, assim como se estão se tornando Embaixadores Cresol - um projeto que busca conectar os cooperados às comunidades. “De maneira qualitativa, tanto para os jovens quanto familiares, conseguimos avaliar que as iniciativas promovem conhecimento e despertam interesse de colocar em prática os temas abordados, por meio de mudança de comportamentos”, conclui Helem Baldissera.Você também tem um case ou uma história de sucesso?
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Programa de ideias Coolab promove a cultura de inovação e colaboração no Sicoob Credicom
Durante o planejamento estratégico de 2020/2023, o Sicoob Credicom priorizou a inovação como um elemento central para nortear os próximos passos da cooperativa, culminando, dentre muitas iniciativas, na criação do Programa de Ideias. Este programa, denominado "coolab", promove a cultura de inovação e colaboração no Sicoob Credicom, tendo o colaborador como o principal agente de transformação. Em seu primeiro ciclo, o Coolab obteve o resultado de 184 ideias recebidas e 10 projetos-piloto aprovados. Os projetos bem-sucedidos, como "Crédito Direto ao Cooperado" e "CredBlock", proporcionaram à cooperativa uma eficiência operacional significativa, além de benefícios intangíveis, como satisfação do colaborador. Atualmente, esses projetos estão sendo implementados em toda a organização, com o suporte do Escritório Ágil de Gerenciamento de Projetos. Além disso, o Sicoob Credicom compartilha seu conhecimento em eventos cooperativistas e de inovação, reforçando seu compromisso com a excelência na gestão por meio da colaboração e da inovação.

Unimed Central de Serviços investe em comitês internos para otimizar processos
Desde 2008, a Unimed Central de Serviços - RS já criou seis comitês internos com participação voluntária de colaboradores, a fim de buscar melhoria contínua em temas específicos, fomentar a inovação e disseminar a cultura de excelência. Os comitês passam por controle periódico e produzem indicadores de desempenho.

Venda de créditos de soja sustentável por cooperado da Frísia
Ação: Programa Fazenda Sustentável Área: Produção sustentável ODS: Objetivo 2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável Objetivo: Apoio a cooperado para venda de créditos de soja sustentável no mercado internacional Resultados: Melhora dos resultados financeiros do cooperado, que negociou — com o apoio da cooperativa — R$ 30 mil em créditos de soja sustentável com empresas da Dinamarca e Alemanha; Mudança da cultura da propriedade, priorizando a sustentabilidade como estratégia de negócios; Otimização de processos internos; Conquista da certificação RTRS, concedida pela Round Table Responsible Soy Association, ou Associação Internacional da Soja Responsável.

Unimed Vitória cria canal para denúncias de irregularidades, corrupção e condutas antiéticas
Unimed Vitória cria um Canal de Denúncias para detectar fraudes, condutas antiéticas e outras irregularidades. A iniciativa melhora a transparência do negócio, reduz riscos jurídicos e ajuda a melhorar processos e controles internos da cooperativa.