cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Transformando passivos ambientais em energia limpa e renovável

Imagem Destaque

2024
Sul
-
Não
Coopavel – Cooperativa Agroindustrial
Energias Renováveis
ESGCOOP
Ambiental
Objetivo: Gerar energia limpa e renovável através da biodigestão anaeróbia dos dejetos de suínos, minimizando os impactos ambientais da atividade de suinocultura, promovendo e incentivando as boas práticas de sustentabilidade e proteção do meio ambiente. Resultados: Horas de geração própria de energia: 19 mil horas. KWh gerado com o biogás: 1.127.869. Valores gerados com a produção do biogás: R$ 600 mil.
No cooperativismo, inovação e sustentabilidade andam de mão dadas. Em prol da geração de energia elétrica limpa e confiável, a Coopavel decidiu investir em um sistema de biodigestores capaz de transformar dejetos animais em eletricidade com valor mais acessível, gerada por fontes renováveis. Com um único investimento em sua Unidade de Produção de Leitões (UPL), a cooperativa agregou valor à sua atividade e promoveu o saneamento ambiental da suinocultura. Além disso, reduziu os custos com energia elétrica e incentivou as boas práticas de sustentabilidade e proteção do meio ambiente. O biodigestor é um equipamento fechado no qual ocorre a decomposição da matéria orgânica hidratada através da digestão anaeróbia, ou seja, na ausência de oxigênio, bactérias anaeróbias decompõem a matéria orgânica úmida presente no equipamento. Isso ocorre através de um processo de fermentação cujos principais produtos são o biogás e biofertilizante. Os resíduos orgânicos utilizados no biodigestor podem ser os de produção vegetal (folhas, palhas, restos de cultura), de produção animal (como esterco e urina), de atividades humanas (fezes, urina, lixo doméstico) e resíduos industriais. Inovação e exemplo No caso da Coopavel, são utilizados os dejetos vindos da produção de porcos. O projeto foi implantado como uma referência de inovação para as suinoculturas parceiras que sofrem com a falta de energia elétrica e acumulam perdas de produtividade. O intuito é servir de modelo e fonte de informação para que os produtores invistam em sistemas similares preservando o meio ambiente, gerando a sua própria energia e transformando um passível ambiental em lucro. Na Coopavel, o projeto gerou um rápido retorno financeiro: em 15 meses, a Unidade de Produção de Leitões registrou ganhos de produtividade e redução de perdas de animais que costumava ocorrer devido à constante falta de energia por parte da concessionária. Com a sustentabilidade energética da unidade, 51% da energia total consumida agora vem do sistema de biodigestão. Até o momento, a cooperativa contabiliza 19 mil horas de geração de energia e 1.127.869 KWh gerados com o biogás. Os valores gerados com a produção do biogás chegam a R$ 600 mil.

MEIO AMBIENTE AGRADECE

Além da cooperativa, a comunidade é beneficiada pela redução na liberação de gases que são nocivos ao meio ambiente e a diminuição dos maus odores. Os cooperados têm à disposição informações que podem viabilizar a implantação de projetos semelhantes e a referência de um sistema que funciona plenamente. Já os funcionários e colaboradores são beneficiados, principalmente, nos dias de falta de energia, pois a geração própria supre a demanda evitando que muitas tarefas automatizadas tivessem que ser realizadas manualmente.

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Cooxupé desenvolve Protocolo Gerações em busca de uma produção mais sustentável
ESGCOOP

Cooxupé desenvolve Protocolo Gerações em busca de uma produção mais sustentável

Região: Sudeste Categoria: Produção sustentável Ação: Criação do Protocolo Gerações, que busca melhorar continuamente a cafeicultura levando em conta a sustentabilidade ambiental e os preceitos éticos. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 12 - Consumo e produção responsáveis 13 - Ação contra a mudança global do clima Resultados: O Protocolo Gerações foi desenvolvido em parceria com uma empresa internacional especializada em certificações ambientais, de sustentabilidade e qualidade de alimentos. Ao todo, 400 cooperados participam do projeto; a produção deles pode integrar a linha de cafés especiais da cooperativa. O Protocolo Gerações aumentou o engajamento e o interesse dos produtores nas certificações de sustentabilidade. A produção sustentável com base no protocolo já está ganhando mercado e até mesmo começou a ser exportada.

Viacredi promove profissionalização de colaboradores com projeto de certificação
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Viacredi promove profissionalização de colaboradores com projeto de certificação

Em 2013, a Viacredi desenvolveu o projeto Certificação em Negócios Cooperativos. A iniciativa surgiu a partir da necessidade de melhorar a comunicação sobre os negócios e processos da cooperativa com os colaboradores. O programa, que acontece anualmente, é dividido em encontros presenciais e módulos on-line.

Coopfam lidera desenvolvimento da economia circular do café
ESGCOOP

Coopfam lidera desenvolvimento da economia circular do café

Região: Sudeste Categoria: Resíduos Sólidos Ação: Integração da cafeicultura à economia circular, com base no reuso, reciclagem e destinação adequada dos resíduos decorrentes da atividade agrícola. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 11 - Cidades e comunidades sustentáveis 12 - Consumo e produção responsáveis Resultados: Os resíduos orgânicos gerados na indústria cafeeira da Coopfam são usados pelos produtores cooperados no processo de adubação de suas terras. Materiais recicláveis são coletados e destinados à usina local de reciclagem. Resíduos que não podem ser reutilizados ou apresentam risco de contaminação ao ambiente têm a destinação adequada. Lixo eletrônico é comercializado para empresas especializadas, gerando recursos para outras aplicações ambientais.

Coocafé aumenta resultado de cooperados com capacitação e assistência técnica
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Coocafé aumenta resultado de cooperados com capacitação e assistência técnica

Pensando no aumento do lucro e na qualificação de seus cooperados, a Coocafé criou o programa Café + Forte. O objetivo da iniciativa é capacitar os associados para que eles possam gerir suas propriedades e obterem resultados satisfatórios na produção e venda do café