Coplana: pioneirismo em excelência, sustentabilidade e logística reversa

LOGÍSTICA REVERSA
A preocupação com o meio ambiente também está presente em outros projetos da cooperativa paulista, entre eles, a Central de Recebimento de Embalagens de Defensivos da Coplana — primeira iniciativa de logística reversa de embalagens de defensivos do Brasil. A unidade começou a funcionar em 1994, muito antes de o descarte correto dessas embalagens ser exigido por lei, em 2002. A decisão de cuidar desse material de forma responsável surgiu do compromisso dos cooperados com o meio ambiente e com a qualidade de vida das pessoas que vivem no campo. E vale destacar: a iniciativa serviu de referência para a implantação do sistema de logística reversa em outros países e para a legislação brasileira, que determina a devolução e destinação corretas destes materiais (Lei 9.974/00) Do início das atividades da Central até dezembro de 2019, a Coplana recolheu 15.171 toneladas de embalagens. Anualmente, o volume recolhido é de 500 toneladas, entre embalagens plásticas, de metal, papelão e tampa. No fim do ano passado, uma nova central de recebimento de embalagens foi inaugurada em Guariba juntamente com o Museu Campo Limpo, que tem o objetivo de manter a memória sobre o importante trabalho realizado desde o início do sistema, no Brasil. No local, estudantes e outros visitantes terão acesso aos principais acontecimentos, que levaram à concretização do sistema. Painéis, infográficos e artefatos produzidos pelas recicladoras serão usados para descrever o caminho percorrido pelas embalagens pós-consumo. Em março de 2021, como parte de uma iniciativa nacional em todas as unidades de recebimento de embalagens de defensivos, a gestão da Central da Coplana passou a ser feita pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev).Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Sicredi é pioneira na emissão de letras de crédito sustentável
Região: Brasil Categoria: Finanças verdes Ação: Emissão da primeira Letra Financeira Pública Sustentável do Brasil. ODS: 5 - Igualdade de gênero 7 - Energia acessível e limpa 9 - Indústria, inovação e infraestrutura 13 - Ação contra a mudança global do clima Resultados: A operação captou R$ 780 milhões em recursos destinados ao financiamento de projetos sustentáveis. O valor apoiou projetos de energia limpa, geração de empregos e apoio ao desenvolvimento econômico das comunidades. A operação evitou a emissão de quase 5 toneladas de gases poluentes e contribuiu para a sustentação de 80 mil empregos. A iniciativa foi premiada pelo Global SME Finance Awards 2023 na categoria Título Sustentável do Ano.

Cresol Transformação conscientiza e engaja em prol de comunidades mais sustentáveis
Regiões: Sul e Sudeste Categoria: Recursos Hídricos Ação: A Ação de Cooperação para o Meio Ambiente promoveu uma série de iniciativas de conscientização e promoção da sustentabilidade em municípios de Santa Catarina e Minas Gerais. ODSs: 4 - Educação de qualidade 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Resultados: Diversas atividades foram propostas para que as comunidades onde a Cresol Transformação atua se engajassem em ações sustentáveis. Nove municípios estiveram no escopo da ação, com iniciativas que levaram em conta as necessidades de cada comunidade. A Cresol Transformação estima que mais de 1000 pessoas foram diretamente impactadas pelas atividades realizadas durante a Ação de Cooperação para o Meio Ambiente. Mais de 200 árvores foram plantadas e muitas outras entregues para associados e a comunidade escolar participou das atividades de conscientização.

Política de Sustentabilidade da Coperil é exemplo de sucesso do PDGC
Região: Nordeste Categoria: Educação para Sustentabilidade Ação: Desenvolvimento de uma Política de Sustentabilidade, como apoio do PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas). ODSs: 4 - Educação de qualidade 7 - Energia limpa e acessível Resultados: Criada em 2020, a política de sustentabilidade da Coperil foi revisada e aprimorada em 2022. A cooperativa aderiu ao uso de energia solar, o que reduziu a conta de energia elétrica em 90%. O programa Mais Mestres apoia os professores na busca por melhores qualificações acadêmicas.

Sicredi Sudoeste MT/PA ouve colaboradores sobre desenvolvimento de carreira
Após obter um resultado decepcionante da Pesquisa de Clima Organizacional do Sistema Sicredi, a Sicredi Sudoeste MT/PA começou a realizar pesquisas de carreira anuais, a fim de entender os anseios profissionais de seus colaboradores. A iniciativa resultou na melhoria dos indicadores das pesquisas seguintes e proporcionou um melhor planejamento de carreira para as equipes da coop.