Crediriodoce adota programa de gestão para concretizar projetos sugeridos por colaboradores

Contexto e desafios
Visando a melhorar o clima organizacional e o atendimento ao associado, a cooperativa de crédito rural Sicoob Crediriodoce iniciou um programa de gestão intitulado Credite – Comitê de Renovação e Engajamento. O Credite é um programa de desenvolvimento empresarial que visa a fomentar uma cultura de engajamento e protagonismo real dos colaboradores.
Por meio da iniciativa, os próprios colaboradores identificam oportunidades de melhoria dentro do dia a dia de cada um e levam a proposta para um grupo de comitês, que trabalha a sugestão, transformando-a em um projeto.
O Credite é liderado pelos executivos da cooperativa e se desdobra em comitês temáticos compostos por colaboradores voluntários, que elegem um líder para cada comitê. Embora o foco de desenvolvimento esteja na liderança, o programa possibilita participação irrestrita de todos os colaboradores nas ações.
A iniciativa está em vigência desde fevereiro de 2017 e consolidou sua implantação em dois anos. Posteriormente, o Credite passou a compor permanentemente a estrutura de governança da Crediriodoce, como boa prática de gestão engajadora. Mais que um programa, o que se busca é uma mudança cultural, que faça do protagonismo dos colaboradores um fator orgânico e natural na condução da cooperativa.
Desenvolvimento e metodologia
O programa tem por base a implantação de comitês temáticos estratégicos atrelados aos objetivos determinados no planejamento da cooperativa. Os comitês são os canais de descentralização de decisões estratégicas e são formados por equipes multidisciplinares de líderes. É por meio dos comitês que os processos e práticas de gestão de pessoas são reestruturados.
Cada comitê possui objetivos estratégicos dentro de sua área de atuação conforme o mapa estratégico. Eles estão divididos em:
- Comitê de Pessoas: responsável por criar ações que transformem a gestão de pessoas da cooperativa, valorizando o time e estimulando o protagonismo real dos colaboradores.
- Comitê de Relacionamento: com foco em aproximar e potencializar a relação entre a cooperativa e os associados, garantindo melhores produtos, maior satisfação dos cooperados e maior rentabilidade para o negócio.
- Comitê de Risco: tem como objetivo a otimização dos processos, voltados para eficiência operacional e diminuição dos riscos inerentes à operação da cooperativa.
- Comitê de Sustentabilidade: desenvolve projetos nos âmbitos administrativo e financeiro olhando para a perenidade da cooperativa.
- Comitê de Gestão e Engajamento – Credite: apoia os demais comitês no direcionamento, aprovando as propostas e também criando projetos que abrangem toda a cooperativa.
Todos esses objetivos, bem como as atribuições e diretrizes a serem seguidas por cada comitê, encontram-se descritos nos regulamentos criados pelos próprios comitês temáticos e aprovados junto ao Conselho de Administração.
O Comitê de Gestão e Engajamento – Credite, composto por gerentes, assessores e supervisores, é o comitê gestor e responsável pela supervisão do programa. São membros do Credite: a Gerência Operacional, a Assessoria de Gestão Estratégica de Pessoas, a Assessoria de Comunicação e Marketing, a Gerência de Negócio e a Gerência de Agência.
O programa é monitorado por meio de um painel dinâmico, na intranet da cooperativa, que mostra a evolução das ações, separadas em quatro vertentes principais, cada uma atrelada a um dos comitês temáticos: pessoas (Comitê de Pessoas), eficiência operacional (Comitê de Riscos), relacionamento com o cliente (Comitê de Relacionamento) e administrativo/financeiro (Comitê de Sustentabilidade).
As ações são registradas e acompanhadas em relação ao status de desenvolvimento, implementação e indicadores de realização.
Resultados e aprendizados
Desde a implementação do projeto, a cooperativa melhorou o clima organizacional. Isso se refletiu na Pesquisa de Clima da revista Você S.A., que reconheceu a Crediriodoce como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar em 2018. Além disso, houve evolução nos processos internos, nos projetos e nas ações sociais.
Os resultados do Credite são condicionados às ações e projetos estratégicos desenvolvidos pelos comitês temáticos, a fim de atingir os objetivos do mapa estratégico da cooperativa. Até o momento, cada comitê já desenvolveu diversos projetos. Veja alguns deles:
- Projeto Indicadores por Agência - visa a classificar as agências de acordo com indicadores medidos individualmente, a fim de retratar a posição de cada unidade em relação às outras.
- Projeto Coocientize - desenvolvido pelo Comitê de Sustentabilidade, visa à redução dos impactos econômicos e ambientais. Prevê incentivos e controles para encorajar o consumo inteligente de quatro recursos: energia elétrica, papel, copo descartável e linha telefônica.
- Projeto CrediFit - oferece aos colaboradores a possibilidade de viver com mais qualidade física e emocional, por meio de orientação nutricional, prática de exercícios e interação pessoal.
- Projeto Padronização do Atendimento - padroniza ações específicas em passos definidos para atender os associados com produtos e serviços da instituição, além de garantir maior clareza nas informações cadastrais do associado.
- Projeto Seleção Interna - dá prioridade aos colaboradores nas vagas abertas dentro da cooperativa. Ou seja, todos os colaboradores participam primeiro do processo seletivo, e apenas caso não seja encontrado alguém com o perfil adequado, é aberto processo seletivo externo.
- Otimização de Crédito - prevê a otimização da concessão de crédito, tendo como objetivo ganhar competitividade no mercado, por meio de um atendimento mais ágil. A ideia é atender às necessidades e melhorar a satisfação dos associados, reduzindo burocracias e gargalos do processo.
- Sou Digital - a campanha tem como objetivo bonificar os associados e empregados que utilizarem o meio digital (SicoobNet, aplicativos do Sicoob) para efetuar suas transações financeiras, tais como: pagamento de boletos e guias, transferências, etc.
- Projeto Gestão de Protocolos - propõe uma forma inovadora de padronização do envio e recebimento de documentos, que são enviados por malotes, facilitando a logística, descentralizando a gestão, gerando históricos e registros, sistematizando o controle e evitando problemas e passivos com o extravio de documentos.
- Projeto Cadastro Centralizado - o objetivo é revisar todo o processo de cadastro de forma a ganhar produtividade, qualidade, agilidade e segurança, atendendo assim à necessidade do associado e sendo mais competitivo no mercado atual.
CONTATO DA COOPERATIVA
Diretoria - diretoria@sicoobcrediriodoce.com.br - (33) 2101-2500
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