cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sistema OCB expõe projetos de internacionalização na Ficomex 2024 

Programas que ampliam oportunidades de negócios cooperativos no exterior foram apresentados

A Ficomex 2024 (Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central) aconteceu entre os dias 27 e 29 de agosto, com o objetivo de fomentar o comércio exterior na região Centro-Oeste. O Sistema OCB/GO patrocinou o evento, que aconteceu no Centro de Convenções de Goiânia, e esteve presente com um estande que contou com a participação de seis cooperativas, sendo elas Floryá, Cooperafi, Complem, ComigoCooperbelgo e Cooperabs.  

Débora Ingrisano apresentou iniciativas da entidade voltadas à internacionalização das coopsDébora Ingrisano apresentou iniciativas da entidade voltadas à internacionalização das coopsRepresentando o Sistema OCB, a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Débora Ingrisano, apresentou as iniciativas da entidade voltadas à internacionalização das coops. O espaço da Ficomex reuniu empresas, câmaras de comércio exterior, embaixadas e diversas instituições que atuam no setor. Débora falou sobre o Programa de Negócios Internacional, uma iniciativa que visa preparar cooperativas para o mercado de exportação. 

“A internacionalização é um passo estratégico que pode trazer inúmeros benefícios para as cooperativas, como o aumento do faturamento, a melhoria dos processos de gestão e a qualificação dos produtos e serviços. Por meio do nosso programa, damos suporte para adequar seus materiais de comunicação, buscar parceiros comerciais e explorar oportunidades em feiras, rodadas de negócios e missões internacionais”, explicou.

O programa, de acordo com a gerente, é estruturado em três eixos principais: Análise de prontidão para exportar, Qualificação para exportação e Promoção comercial internacional. A primeira fase ajuda a cooperativa  a avaliar seu grau de preparação para o mercado externo. Já a segunda oferece uma formação prática e individualizada em comércio exterior, enquanto na terceira as cooperativas têm a chance de expor seus produtos em feiras internacionais, participar de rodadas de negócios e missões no exterior. 

Débora também ressaltou a parceria com a Apex-Brasil por meio do PEIEX Coop, um programa de qualificação que tem como objetivo aumentar a capacidade exportadora das cooperativas brasileiras. “O projeto é uma ferramenta para que as cooperativas possam expandir seus horizontes e alcançar o mercado internacional de forma competitiva e sustentável. Estamos comprometidos em oferecer o suporte necessário para que as cooperativas brasileiras conquistem novos mercados e fortaleçam sua atuação global”, afirmou.

Saiba Mais:

Conteúdos Relacionados