15º CBC: papel do Sistema OCB no fortalecimento do coop é reconhecido

Tania Zanella destacou conquistas e iniciativas adotadas desde o último congresso, há cinco anos

 

Tania Zanella reforçou o desempenho do Sistema OCB na promoção e na representação do cooperativismoNo primeiro dia do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), os participantes assistiram à palestra da superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella. Em sua apresentação, ela abordou os principais resultados alcançados desde o último CBC, com uma visão abrangente do progresso e dos desafios enfrentados pelo cooperativismo nos últimos anos.

Um dos aspectos destacados foi o empenho do Sistema OCB no fortalecimento dos sete ramos do movimento, por meio da disseminação dos conhecimentos e estímulo ao modelo de negócios. "Cartilhas e orientações buscaram capacitar os cooperativistas e promover uma gestão mais eficiente e transparente. Conseguimos implementar fóruns de debate e projetos nas Organizações Estaduais, o que proporcionou um ambiente propício para a troca de experiências e o estabelecimento de parcerias estratégicas", disse Tania.

A representação política e institucional do cooperativismo, tanto em âmbito nacional quanto internacional, também foi um ponto relevante. O Sistema OCB esteve presente em fóruns de grandes entidades como ONU, Mercosul, G20, BRICS, OMC, OIT e COP, além de ter participado ativamente de iniciativas em conjunto com a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), que conta com 285 deputados e 40 senadores engajados na defesa das demandas cooperativistas e é o 3ª maior colegiado do Congresso Nacional.

Na esfera legislativa, foram acompanhados mais de 5 mil projetos de lei de interesse do coop, enquanto no Poder Executivo foram realizadas cerca de 1,5 mil reuniões. Além disso, a superintendente pontuou que foram mapeados mais de 14 mil normativos de interesse das cooperativas no Diário Oficial da União (DOU), comprovando o compromisso da entidade com a defesa dos interesses do setor em todas as instâncias do poder público. 

"Além desses âmbitos, também participamos de 21 processos como amicus curiae no Judiciário e fizemos o acompanhamento de mais de 70 mil decisões nos tribunais superiores. Conquistamos importantes marcos regulatórios e tivemos avanços significativos em políticas públicas, como a inclusão de dispositivo sobre o adequado tratamento tributário ao ato cooperativo no texto da Reforma Tributária, a atualização da legislação do cooperativismo de crédito, o reconhecimento da categoria de cooperativas de transporte de cargas e a segurança jurídica para as coops no mercado de planos de saúde", lembrou. 

Tania fez da sua apresentação um momento inspirador para os congressistas, com uma visão abrangente do panorama atual e das perspectivas futuras do movimento brasileiro. Com um histórico de realizações e conquistas significativas, ela reafirmou o compromisso do Sistema OCB em ser uma ferramenta que trabalha em prol do desenvolvimento econômico e social do país.

Quanto ao campo de estudos e conhecimentos sobre o mercado coop, ela citou os cursos e as análises de tendências de mercado que as cooperativas podem acessar para obter informações relevantes que reforçam e consolidam a identificação de boas oportunidades de negócios. "Por meio da solução NegóciosCoop, conseguimos dar suporte em áreas como a participação em feiras, rodadas de negócios e planos que são muito importantes para a visibilidade das nossas coops", explicou. 

Além disso, a superintendente reforçou o desempenho do Sistema OCB na promoção da internacionalização das cooperativas brasileiras, por meio de parcerias estratégicas com entidades como a ApexBrasil e a realização de feiras, missões comerciais e rodadas de negócios internacionais. "Essas iniciativas visam ampliar as oportunidades de negócios no mercado global e promover o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas entre diferentes países". 

Tania também apresentou o MarketCoop, o novo marketplace das cooperativas. O projeto está em fase piloto com 20 lojas de cooperativas e tem como objetivo promover os produtos e serviços do movimento tanto para a sociedade quanto entre as próprias coops. Para ela, a iniciativa é uma ferramenta essencial de expansão de negócios e cria uma vitrine que conecta produtores e consumidores dentro do ecossistema cooperativo. "Essa plataforma digital foi criada para fortalecer o comércio cooperativista e para facilitar a visibilidade e a comercialização de produtos variados", explicou.

A superintendente falou sobre a importância da intercooperação. Ela destacou que esse aspecto é fundamental para o fortalecimento do movimento e que diversas iniciativas estão sendo implementadas para promover o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas. "Buscamos realizar missões nacionais e internacionais, que permitem a troca de experiências e a aprendizagem mútua entre cooperativas de diferentes regiões e países. Duas edições da Semana de Competitividade foram realizadas e iniciativas estaduais também desempenham um papel importante. Além disso, programas como o Brasil Mais Cooperativo, em parceria com o governo federal, promovem o apadrinhamento de cooperativas", relacionou. Ela citou ainda as feiras e rodadas de negócios conjuntas que fortalecem ainda mais a intercooperação e incentivam a colaboração e o crescimento sustentável do setor cooperativista.

No que diz respeito ao fortalecimento da representatividade e da participação política das cooperativas, ficou claro que a organização estimula a participação dos jovens e das mulheres no movimento. Comitês como o Geração C e o Elas pelo Coop, frutos de diretrizes priorizadas no 14º CBC, foram apresentados como duas formas de contribuição para a formação de futuras lideranças e a promoção de inclusão e diversidade dentro das cooperativas brasileiras.

Por fim, Tania ressaltou o compromisso das cooperativas brasileiras com a sustentabilidade e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) trabalhados nos últimos anos. "É evidente que iniciativas como o Dia C, por exemplo, que beneficiou mais de 15,8 milhões de pessoas em 4 anos de campanha, é uma ação de sucesso. Também precisamos lembrar dos mais de 700 milhões de impactos que tivemos com o programa SomosCoop. Isso reforça o comprometimento que o movimento tem com a promoção do bem-estar social e o desenvolvimento sustentável do país", concluiu. 

 

SomosCoop na Estrada

Tania Zanella e Glenda Kozlowski anunciam a terceira temporada do SomosCoop na EstradaTania Zanella e Glenda Kozlowski anunciaram a terceira temporada da série SomosCoop na EstradaAo final da palestra, uma surpresa aguardava os participantes. Glenda Kozlowski, jornalista e apresentadora, surgiu no palco para anunciar o lançamento da terceira temporada da websérie SomosCoop na Estrada, apresentado por ela. Glenda interagiu com Tania e a plateia e destacou detalhes dos novos episódios que prometem trazer muita emoção com cases que mostram como o cooperativismo transforma realidades. A apresentadora fez questão de ressaltar que o cooperativismo é a solução do nosso país. Para ela, o movimento tem muito poder de transformação. "O coop ensina. Quem conhece o movimento, aprende muito, como eu aprendi. Desde a primeira temporada, eu escutei muitas pessoas e conheci muitas histórias e, então, pude ver com meus próprios olhos que cooperar é a melhor maneira de mudar realidades". 

 

 
 
 
 
 
 
Saiba Mais:

Conteúdos Relacionados