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Banco Central indica novos nomes para a Diretoria
O presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles, divulgou nesta quinta-feira (6/4) os nomes que deverão compor a nova diretoria da instituição. Foi designado o diretor Alexandre Antônio Tombini como responsável pela área de Normas e Organização do Sistema Financeiro. O diretor Sérgio Darcy, que ocupava esta posição, foi indicado pela diretoria colegiada do Banco Central, em reunião realizada no últimod dia 05, para o cargo de presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Banco Central de Previdência Privada (Centrus).
O presidente do Banco Central está encaminhando ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a indicação dos nomes de Paulo Vieira da Cunha, para o cargo de diretor de Assuntos Internacionais, e Mário Magalhães Carvalho Mesquita, para o cargo de diretor de Estudos Especiais. Paulo Vieira da Cunha, professor visitante da Columbia University, em Nova York, é doutor em Economia pela Universidade da Califórnia. Ele foi economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e assessor da Secretaria de Planejamento e Orçamento do Estado de São Paulo. Também trabalhou no Banco Mundial e nos bancos Lehman Brothers e HSBC Securities.
Já Mário Mesquita, doutor em Economia pela Universidade de Oxford, é economista-chefe do Banco Real e foi economista-chefe do Banco ING, economista do Fundo Monetário Internacional e lecionou no Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
"MBA em cooperativismo forma mais uma turma
Neste sábado, 25/3, será realizada a cerimônia de formatura de mais uma turma do MBA Cooperativismo, realizado atualmente pela Fundace (Fundação para a Pesquisa e Desenvolvimento de Administração, Contabilidade e Economia da USP de Ribeirão Preto) em parceria com o Sescoop/SP. O evento contará com a presença do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e de autoridades do cooperativismo brasileiro como Márcio Lopes de Freitas, presidente da OCB e Evaristo Machado Netto, presidente do Sistema Ocesp/Sescoop-SP. Será a oitava turma formada no MBA, que contou com 240 alunos nesse período, reunindo dirigentes e funcionários de cooperativas.
A formação de recursos humanos especializados e o desenvolvimento de talentos para gestão econômica e social de cooperativas é o objetivo do MBA Cooperativismo da Fundace, projeto coordenado pelo professor Sigismundo Bialoskorski Neto, livre docente do departamento de Economia da FEA-USP-Ribeirão Preto. O curso, que forma profissionais orientados para a gestão de cooperativas agropecuárias e de crédito, é realizado em quatro estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Paraná, e oferece aos alunos módulos internacionais nos Estados Unidos, Holanda e Espanha.
Juntamente com a solenidade de formatura acontecerá o lançamento do livro "Aspectos Econômicos das Cooperativas" de autoria de Bialoskorski Neto. A obra analisa aspectos de eficiência econômica das cooperativas e indicam procedimentos para o aprimoramento de suas performances. (Fonte: Ocesp)
"Unimed participará de encontro de cooperativas da América
Nos dias 30 e 31 de março, a cidade de Buenos Aires receberá as primeiras jornadas "As Cooperativas de Saúde da América - Realidade do Presente, Necessidade do Futuro", organizadas pela Federação Argentina de Entidades Solidárias de Saúde Cooperativa (FAESS) e Unimed do Brasil (Confederação Nacional das Cooperativas Médicas), com patrocínio da Organização Internacional das Cooperativas de Saúde (OICS), órgão da Aliança Cooperativa Internacional.
O objetivo é promover a troca de experiências entre as cooperativas de saúde de diferentes países, formar vínculos entre elas e desenvolver o cooperativismo de saúde no continente americano.
O diretor de marketing e desenvolvimento da Unimed do Brasil, Almir Gentil, e os presidentes da Central Nacional Unimed e Unimed Seguros, respectivamente Mohamad Akl e Dalmo Claro de Oliveira, comporão a mesa redonda que terá como tema "As cooperativas de saúde e o compromisso com a comunidade", agendada para o dia 30. Também estão programados os debates "Perspectivas Atuais e o Desenvolvimento Futuro do Cooperativismo de Saúde na América" e "As Experiências das Cooperativas de Saúde da América".
Dirigentes, conselheiros, gerentes e associados de cooperativas participarão, deste mês a setembro, do curso de Gestão em Cooperativa, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia, em parceria com o Ministério da Agricultura.
Segundo o superintendente da Oceb, Alderico Sena, o curso é dividido em 7 Módulos, 16 horas cada, e tem por objetivo especializar gestores das cooperativas filiadas à Oceb. Compõem o curso os módulos de Moderna Administração em Cooperativa, Comportamento Organizacional, Gestão Jurídica dos Aspectos Legais do Sistema, Gestão Econômica - Financeira, Marketing em Cooperativas, Gestão Estratégica, finalizando com uma oficina de elaboração do trabalho de conclusão do curso e propostas de ação.
Alderico Sena explica que atuarão, como instrutores, profissionais da área de cooperativismo vinculados à Fundação Getulio Vargas. A agenda dos eventos está disponível no site www.oceb. org.br ou pelos telefones (71)33211369/1769.
Suinocultura de SC ingressa no mercado de crédito de carbono
A inserção da suinocultura no sistema de seqüestro de carbono é o tema central do 3º Seminário Catarinense de Mercado de Créditos de Carbono que será realizado no próximo dia 21, na Associação Atlética e Recreativa ALFA, localizado na Linha Monte Alegre. O evento, que acontece em Chapecó, tem o apoio da Faesc, da Ocesc, da Cooperalfa, da Coopercentral Aurora e de outras instituições do agronegócio.
Está prevista a participação de 300 pessoas, entre lideranças da suinocultura catarinense, cooperativas, agroindústrias, técnicos e especialistas em suinocultura e meio ambiente, empresas de consultorias e suinocultores interessados no mercado de créditos de carbono. O diretor da Coopercentral Aurora e presidente da Cooperalfa, Mário Lanznaster, realça que o objetivo é promover a troca de informações e experiências sobre as possibilidades de inserção da suinocultura catarinense na comercialização de créditos de carbono dentro do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), conforme o estabelecido no Protocolo de Kyoto.
A medida permitirá a obtenção de recursos financeiros por meio da entrada de investimentos externos no estado visando à geração de renda para os produtores, viabilizando a adoção de novas tecnologias e práticas ambientais sustentáveis.“O impacto ambiental gerado pela suinocultura tem sido um grande desafio para Santa Catarina manter sua estrutura de produção de alimentos. Uma das propostas é a inserção da atividade suinícola no chamado mercado de créditos de carbono”, observa Lanznaster.
As inscrições para o Seminário podem ser feitas no local do evento. A abertura está prevista para às 9 horas e a primeira conferência será sobre o “Aquecimento Global e Mudanças Climáticas”, com presidente da Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), professor Sérgio José Grando.
OCB não funcionará no feriado de Carnaval
Devido ao recesso de Carnaval, nos dias 27 e 28 de fevereiro, não haverá expediente na OCB, em Brasília. Após o feriado, na quarta-feira de Cinzas (01/03), a organização retornará suas atividades a partir das 14:00 hs.
"BAHIA É REFERÊNCIA NO NORDESTE
Alderico Sena
O Cooperativismo baiano, nesses últimos anos, tornou-se referência do Sistema no Norte e Nordeste.
A Bahia conquistou essa referência devido aos investimentos da direção da OCEB/SESCOOP, sob o comando do Dr. Orlando Colavolpe, dentre os quais citamos: crescimento no número de cooperativas; geração de trabalho, emprego e melhor distribuição de renda; educação, formação e profissionalização da gestão; inclusão social e permanência do “Homem” em sua região, contribuindo assim para a redução do êxodo rural
As atividades desenvolvidas pela OCEB/SESCOOP-BA, impulsionaram.os diferentes Ramos do Sistema, destacando-se :1. O Ramo Educacional, pioneiro no Brasil na construção de um Projeto Pedagógico Unificado, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação em outubro de 2002, representou o ponto alto do trabalho participativo das cooperativas filiadas a OCEB e o esforço para incorporar todas as existentes no Estado, para que também adotem uma linha pedagógica comum, coerente com a filosofia cooperativista e com os resultados sócio-educacionais que os educadores buscam. No decorrer do exercício 2005, foi realizado o X Encontro do Ramo, com elaboração de um Plano de Trabalho para o período 2005/06 destacando-se as metas de atualização metodológica das equipes pedagógicas nas diversas áreas do conhecimento, definição de linhas de ação, priorização de estratégias e dimensionamento de metas, entre as quais destacamos os cursos de pedagogia da cooperação com ênfase nos jogos cooperativos aplicados à área de educação física nas escolas. 2. O Ramo Crédito, com forte política de desenvolvimento local, enfatizou a capacitação de conselhos administrativos e fiscais, dirigentes e gerenciais, assegurando a otimização da prestação de serviços aos cooperados. O Crédito baiano, com 59 cooperativas, é referência do Sistema nas Regiões Norte e Nordeste. Por intermédio de intercâmbios, o Ramo possibilita uma exitosa experiência com crédito para pequenos e médios agricultores, além de outros beneficiários. 3. O Ramo Mineração, com projeto de formação de uma cooperativa central, pelos mineradores, lapidadores e artesãos minerais, a qual dará sustentação a uma política para as regiões de mineração da Bahia, voltada para a profissionalização da gestão das cooperativas singulares, apoio nas áreas de comercialização e exportação, visando à consolidação do desenvolvimento do segmento. 4. Esforços foram desenvolvidos junto às cooperativas do Ramo Agropecuário, apoiando a revitalização do sistema de produção de leite, como também junto aos projetos do Sistema Pesqueiro, em processo de expansão, especialmente as cooperativas vinculadas ao Comitê Gestor para Desenvolvimento Sustentável de Aqüicultura e Pesca da Costa dos Coqueiros; foi procedida divulgação do avanço tecnológico das cooperativas voltadas para exportação, a exemplo da Cooperativa Agrícola de Juazeiro (CAJ), premiada nacionalmente e internacionalmente. Outros avanços das cooperativas baianas foram apoiados pelo Sistema, especialmente as inovações dos modelos de produção agrícola, a exemplo do inhame, caju, café e farinha de mandioca. 5. Foi continuados o Programa Cooperjovem, com a adesão de diversos municípios, o que propiciou um amplo leque de novas ações de multiplicação de formadores e ampliação do número de escolas envolvidas com o Programa. 6. Foram atendidas as demandas de educação/formação/capacitação de conselhos de administração e fiscais, gerentes e dirigentes das cooperativas filiadas, no contexto do programa de Auto-Gestão do Sistema, registrando-se uma ampla adesão ao programa do SAAC - Serviços de Análise e Acompanhamento de Cooperativas. Gestores, funcionários e associados representando cerca de 200 cooperativas participaram dos cursos e de outros eventos do Sescoop/Ba. No exercício foram 102 eventos, contemplando seminários, encontros, palestras e principalmente cursos de Formação Cooperativista e de Legislação Tributária e Previdências, um dos mais freqüentados por dirigentes e gestores. 7. O Ramo Saúde, com 76 cooperativas, tem destaque em 2005, com a parceria formalizada com o Cremeb, que condiciona a libera&cced"
Programa visa fortalecer cooperativas de crédito
O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Neivor Canton, destacou como grande conquista do sistema a Resolução 3.346, do Banco Central, que define as normas operacionais do Programa de Capitalização de Cooperativas de Crédito - Procapcred. Com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o programa permitirá o fortalecimento da estrutura patrimonial das cooperativas.
Os beneficiários do programa podem ser cooperados, pessoas físicas, dedicados a atividades produtivas de caráter autônomo, tais como os produtores rurais, pescadores, empresários, prestadores de serviços autônomos e microempreendedores, e também cooperados, pessoas jurídicas, dedicadas a atividades de produção rural, pesqueira, industrial, comércio ou serviços. “Esse foi um passo muito importante para o desenvolvimento do cooperativismo de crédito, mas é preciso que agora os recursos efetivamente cheguem à base do sistema”, encerra Neivor.
O financiamento será destinado aos cooperados para aquisição de cotas-partes. Cada cooperado pode solicitar até R$ 10 mil, respeitando o limite de 100% do Patrimônio de Referência (PR) da cooperativa. Para solicitar os recursos, a cooperativa deve apresentar às instituições financeiras conveniadas um projeto definindo os objetivos do Plano de Capitalização. Os encargos financeiros pós-fixados a serem cobrados dos beneficiários de financiamentos do Procapcred serão calculados pela TJLP atual de 9% ao ano acrescida de juros de até 4% ao ano com prazo de pagamento de até seis anos, incluído até um ano de carência.
O Programa foi elaborado pelo Grupo de Trabalho Interministerial do Cooperativismo (GTI) e será implementado por meio da concessão de financiamentos diretamente aos cooperados para aquisição de cotas-partes de cooperativas singulares de crédito com mais de um ano de atividade. O Procapcred favorecerá o desenvolvimento das cooperativas de crédito e permitirá o aumento do seu capital. As cooperativas de crédito poderão elevar seus limites operacionais, proporcionando mais financiamentos aos cooperados.
O grupo de trabalho, coordenado pelo Denacoop, vinha trabalhando para atender também a outros ramos. A intenção era dispor de até R$ 6 bilhões para financiar o aumento do patrimônio líquido das cooperativas a juros entre 6% e 8,75% ao ano. Desse total, R$ 3,2 bilhões seriam destinados às cooperativas de crédito, R$ 2,1 bilhões às agropecuárias e outros R$ 700 milhões distribuídos entre os demais ramos. Até o momento, o governo não revelou o montante que será aplicado no cooperativismo de crédito. (Fonte: Ocesc).
"Sescoop/SP aprimora metodologia para fomento de cooperativas
O Sescoop/SP realizou, nos últimos dias 6, 7 e 8, oficinas participativas com oito educadores para aprimorar a metodologia de fomento de cooperativas. Os participantes partilharam diferentes visões a respeito do papel educativo na formação de um novo empreendimento, tendo como base a experiência desenvolvida no ano passado em São José dos Campos (SP), que resultou na formação de uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis. Além dos educadores, as oficinas envolveram profissionais dos departamentos de Capacitação, Assessoria e Consultoria e Promoção Social do Sescoop/SP.
Para a gerente de Promoção Social, Ilana Goldstein, a atividade busca consolidar uma das vocações do Sescoop/SP, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a inclusão social. "Estas oficinas sinalizam o grande cuidado com a construção e o aperfeiçoamento da metodologia de trabalho para a constituição de cooperativas. Desde o momento da redação do material, no início, até o momento de planejar encontros com os grupos e instituições beneficiados pela oficina, tem havido muito debate, muita reflexão. Claro que esse processo democrático e coletivo dá mais trabalho, mas garante consistência e qualidade ao produto final", ressalta Ilana.
Para a assessora do departamento de Capacitação, Karen Midori, o trabalho será referência para futuros projetos. "O diálogo é fundamental para reconstruir nossa metodologia, considerando fatores como a mediação de conflitos e resolução de problemas", disse. Na visão de Andréa Maia, do departamento de Assessoria e Consultoria, a principal preocupação é garantir a formação de qualidade para os grupos interessados em constituir cooperativas. "Queremos promover uma capacitação específica para cada grupo em sintonia com as necessidades das pessoas. Nosso objetivo vai além de um treinamento. Queremos construir coletivamente a educação levando em consideração a situação já existente no ambiente de trabalho", explica Andréa. (Fonte: Ocesp)
Triplica a procura por registro na Ocesp
Vinte e três cooperativas solicitaram registro na Ocesp em janeiro, número três vezes superior à média mensal registrada em 2005, quando 88 solicitações foram feitas de janeiro a dezembro. O aumento na demanda coincide com a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo, estabelecida pela Lei nº 12.226, sancionada pelo governador Geraldo Alckmin no dia 11 de janeiro. Além de trazer perspectivas de desenvolvimento do sistema cooperativista, a legislação reforça a necessidade de todas as cooperativas paulistas se registrarem na Ocesp, conforme previsto na Lei Federal 5.764, que rege o cooperativismo no País.
O aumento na demanda já era esperado pela Ocesp, que desenvolve desde 2003 um cuidadoso processo de acompanhamento para a constituição das cooperativas. Para receber o registro provisório na organização, os empreendimentos devem se enquadrar na legislação e princípios cooperativistas e precisam assinar um termo de compromisso com adequações jurídicas e na gestão do negócio. Após um ano do recebimento do registro provisório, a cooperativa somente recebe o registro definitivo se as adequações forem cumpridas integralmente. Caso não cumpra o termo, a cooperativa tem o registro provisório cancelado, devendo iniciar novamente todo o processo.
Análise de Minuta - As cooperativas em fase de constituição também podem contar com uma assessoria especializada da Ocesp antes de formalizar seus registros na Junta Comercial do Estado de São Paulo. A análise da documentação é realizada à luz da legislação, com o intuito de resguardar a cooperativa e os associados. Para outras informações sobre os procedimentos de registro, os interessados devem ligar para (11) 5576-5981 ou 5576-5982. (Fonte: Ocesp)
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), vinculado a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), promove o curso de “Gestão Financeira para Cooperativas” nos próximos dias 22 e 23, em Florianópolis. O curso será desenvolvido das 8 às 17 horas com o objetivo de analisar a estrutura financeira das cooperativas no processo de tomada de decisão; avaliar e definir o melhor negócio financeiro da cooperativa sob a ótica de finanças; e apresentar novos instrumentos de gestão financeira.
As aulas serão ministradas pelo professor José Eduardo Zdanowicz, mestre em Economia, bacharel em Administração, Ciências Contábeis e Econômicas, autor de diversos livros e artigos. O conteúdo abordará conceitos e objetivos financeiros; relações entre contabilidade, economia e informática; instrumentos financeiros; análise gerencial; análise de liquidez; análise vertical; análise horizontal; análise por diferença absoluta; análise de atividades; análise de lucratividade, giro e rentabilidade; capital de giro; fluxo de caixa; ponto de equilíbrio; tópicos em planejamento e controle orçamentários e operações bancárias.
Como metodologia de aprendizado o instrutor utilizará exposições teóricas, situações práticas, soluções de problemas e análises conjunturais. Informações e inscrições pelo fone (48) 224-8833 ou pelo e-mail
Paulo Roberto da Silva é o novo diretor do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop). Ele trabalha no cooperativismo desde 1978, quando foi funcionário e associado da Cooperativa Cotrijuí, e da Fecotrigo no Rio Grande do Sul. Engenheiro agrônomo especializado em Administração Cooperativa pelo Instituto Ibero Americano na Espanha, Paulo, foi um dos representantes do Comitê Executivo do Recoop em 1997, quando participou da criação do Sescoop. Em 2003 Paulo Roberto foi transferido do Sescoop/RS para o Sescoop em Brasília e logo após assumiu cargo no Ministério da Agricultura. Atualmente é consultor da FAO/ONU em projetos geradores de emprego e renda que atendem a África e municípios brasileiros de menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).
O Sicredi Paraná firmou, nesta terça-feira, nova parceria com o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) para liberação de recursos aos associados do sistema. Pelo novo convênio, serão liberados R$ 70 milhões para empréstimos aos cooperados. A assinatura do acordo foi realizada na sede da Sicredi Central Paraná, em Curitiba, e contou com a presença do presidente do BRDE, Carlos Frederico Marés de Souza Filho, e do diretor financeiro da entidade, Paulo César Fiates Furiati. O presidente e vice da Central, Seno Cláudio Lunkes e Manfred Alfonso Dasenbrock assinaram o acordo, representando as cooperativas de crédito filiadas, estando presentes também os membros dos conselhos de administração e fiscal da central.
Acordo – Do valor total dos recursos, R$ 50 milhões serão rateados entre as cooperativas e R$ 20 milhões serão destinados para projetos especiais no Estado. As principais linhas de crédito que integram o convênio são o Moderfrota; Moderinfra; Prodeagro; Pronaf C, D e E, entre outros. Por meio da parceria, os associados do Sicredi terão maior facilidade na alocação de recursos e flexibilidade nas negociações. O volume liberado também atende às demandas das cooperativas que não são atendidas através dos repasses do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e de recursos próprios.
Capilaridade – “Para o BRDE, o convênio é fundamental, pois beneficia as populações mais distantes. O Sicredi tem essa capilaridade com todas as suas sedes no Estado. Por isso o convênio é vital para o BRDE”, afirmou Marés. “Além disso, a parceria visa interesse comum no desenvolvimento econômico e social dos meios rural e urbano e facilidade de acesso ao crédito, aumentando a proximidade com os órgãos de financiamento”.
Para o presidente da Central Sicredi PR, Seno Cláudio Lunkes, “a parceria é importante para todos, pois é um braço avançado do próprio BRDE. Ele quer e precisa ser útil para a sociedade. Se o governo tiver outra linha, o Sicredi poderá fazer novas parcerias e levar desenvolvimento para a comunidade”, destacou o presidente do Sicredi Central Paraná, Seno Cláudio Lunkes. O BRDE é um grande parceiro do Sicredi no repasse de recursos. Além disso, é parceiro nas operações que vão além do PL (Patrimônio líquido) das filiadas. O volume total de recursos operacionalizados através do sistema, atualmente, é de R$ 58,5 milhões, em um total de 5330 operações."
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) – vinculado à Organização das Cooperativas do Estado de SC (Ocesc) – ampliou em 19,8% o número de eventos de capacitação, treinamento e promoção social realizados durante o ano de 2005 em Santa Catarina, que passou de 288 para 345 e beneficiou 35.166 funcionários, dirigentes e associados de cooperativas mediante investimentos da ordem de R$ 1,7 milhão de reais.
O relatório de desempenho do Serviço foi apresentado pelo presidente da Ocesc e do Conselho de Administração do Sescoop/SC, Neivor Canton. Foram desenvolvidas, diretamente pelo Sescoop, 55 ações de capacitação e treinamento envolvendo 2.880 participantes. Na área de promoção social, o Sescoop planejou e executou três grandes eventos, reunindo 3.962 pessoas: o 8º Encontro de Jovens Agricultores Cooperativistas Catarinenses, em Cunha Porã; o 4º Encontro de Mulheres Cooperativistas Catarinenses, em Florianópolis e o 22º Fecoop Encontro do Cooperativismo Catarinense, em Joinville.
A maior concentração de recursos destinou-se às ações e projetos especiais delegados às cooperativas do sistema Ocesc/Sescoop; durante o ano foram desenvolvidos 211 eventos que envolveram 28.261 dirigentes, colaboradores e cooperados. “As ações descentralizadas (delegadas) vem ganhando importância a cada ano pelo número de eventos realizados, pelo público atingido e pelos recursos aplicados em face da necessidade de qualificação dos recursos humanos, com ênfase em cursos de MBA e pós-graduação em áreas específicas”, explica Canton. O presidente ressalta que, dos recursos totais aplicados em 2005 (R$ 2,5 milhões de reais), 83,41% destinaram-se às atividades-fim e, 16,59%, às atividades-meio."
O senador Osmar Dias (PDT-PR) defendeu a aprovação do PLS 171/99, que tem como objetivo regulamentar o cooperativismo. O parlamentar observou que o projeto, de sua autoria, está em tramitação já há sete anos, constando agora da pauta da convocação extraordinária. Durante o seu pronunciamento ele rebateu as afirmações de alguns senadores, de que não teria havido tempo suficiente para a discussão da matéria.
O pronunciamento de Osmar Dias foi motivado pelo adiamento, na sessão de hoje da Comissão de Agricultura do Senado, da votação do relatório do senador Demóstenes Torres (PFL-GO), favorável à aprovação do projeto.
Por sugestão dos senadores petistas Flávio Arns (PR) e Eduardo Suplicy (SP), a votação do relatório só deverá ocorrer no dia 14 de fevereiro. Antes disso, no dia 9, haverá uma reunião dos membros da Comissão de Agricultura do Senado com os ministros da Agricultura, Roberto Rodrigues, do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, e do Trabalho, Luiz Marinho, além de parlamentares ligados ao cooperativismo.
O conselho de administração do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC) estará reunido em Chapecó nesta terça-feira, 24, para examinar o relatório de atividades desenvolvidas em 2005.
A reunião iniciará às 17 horas, na sede da Coopercentral Aurora, em Chapecó, e será conduzida pelo presidente do Sistema Ocesc/Sescoop, Neivor Canton. Estarão presentes os conselheiros Mário Lanznaster, Lauri Slomski, Ivan Ramos e Hercílio Schmidt, além do superintendente Geci Pungan e do gerente de cooperativismo Paulo von Dokonal.
Serão analisadas as atividades que o Sescoop promoveu diretamente, através de sua equipe própria. Também serão examinadas as ações delegadas desenvolvidas pelas cooperativas, em benefício de seus colaboradores e associados, com apoio financeiro do Sescoop.
Uma parceria formalizada entre a prefeitura municipal de Currais Novos, no interior do Rio Grande do Norte, e a Ascoob, Agência de Negócios do Cooperativismo Brasileiro, pode representar um novo impulso para o desenvolvimento econômico e social daquela cidade e de diversos municípios vizinhos, na região conhecida como Seridó.
Trata-se do programa de Desenvolvimento Sustentável de Currais Novos e Seridó Oriental, que vai possibilitar a integração do sistema cooperativista potiguar com empresas privadas, associações, organizações, o sistema financeiro e a administração municipal. Entre as medidas a serem implantadas de imediato estão a extensão do cartão cooperativo Caixa-Ascoob, dos programas de telefonia móvel e de inserção digital da Telecoop, da programação de rádio e TV da RCE, Rede Cooperativa de Comunicação Especializada, e dos cursos online da Fundação Viver à população da região.
A solenidade de lançamento do programa aconteceu na última quinta-feira na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Currais Novos, para uma platéia de mais de cem empresários, técnicos, professores, sindicalistas, estudantes, políticos e cooperados da cidade. O acordo de parceria foi assinado pelo prefeito José Lins, pelo presidente da CDL, Hélder Araújo, pela diretora executiva da Telecoop, Janaína Sá, e pelo diretor da Ascoob, Roberto Coelho da Silva, que também é presidente da Organização das Cooperativas do Rio Grande do Norte.
Currais Novos é o primeiro município brasileiro a aderir ao programa. Segundo o prefeito José Lins (PSB), a parceria com a Ascoob e com o cooperativismo vai representar um forte incremento para as atividades econômicas da cidade.
A 3ª edição do Prêmio Cooperativa do Ano, que será lançado na próxima semana em São Paulo, traz inovações para aumentar a participação de cooperativas. Neste ano o regulamento do concurso abriu novas categorias para cooperativas de Consumo, Crédito, Saúde e Infra-estrutura inscreverem seus projetos que tenham contribuído para o desenvolvimento do setor.
No Ramo Agropecuário permanecem, agora como subcategorias, gestão profissional, educação cooperativista, intercooperação, marketing, inovação tecnológica, meio ambiente, qualidade e produtividade e responsabilidade social.
A premiação acontece desde 2004 e é fruto de uma parceria entre a OCB e a revista Globo Rural. De acordo com os organizadores, a idéia neste ano é abrir espaço para cooperativas de outros ramos que tenham projetos vinculados ao cooperativismo agropecuário.
Os projetos, que podem ser inscritos até dia 10 de maio, deverão conter a descrição do caso com origem, solução e resultado, além de informações gerais como histórico da cooperativa, principais atividades, produtos, serviços, número de associados, funcionários e região de atuação.
O Convênio entre o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Pernambuco (Sescoop/PE) e o Departamento Nacional de Cooperativismo (Denacoop), já foi liberado. A parceria formada entre as duas instituições tem como objetivo o investimento de recursos na capacitação e desenvolvimento das cooperativas Pernambucanas.
Periodicamente o Sescoop/PE e o Denacoop assinam o convênio, que já financiou atividades como o encontro de jovens e mulheres cooperativistas, além de, inúmeras ações nas áreas de capacitação, monitoramento, inclusão social e divulgação.O convênio 00091/2005 prevê a execução das seguintes metas: Atualização cadastral das cooperativas Pernambucanas; Curso para gestores em cooperativas; Oficina de empreendedorismo, gestão de negócios e mercado de trabalho; Encontro Estadual de secretárias das cooperativas; Encontro estadual de cooperativismo; Intercâmbios técnicos; Reestruturação da CENTRALEITE; Encontro de mulheres cooperativistas, entre outras ações programadas para acontecer ao longo deste ano.
Para a superintendente do Sistema OCB/PE, Cleonice Pereira Pedrosa, ""a assinatura do convênio é relevante para atender a demanda das cooperativas do nosso estado, naquilo que o Sescoop/PE, sozinho, não conseguiria realizar. Considero sua vinda muito oportuna"", conclui, Cleonice."
Em sintonia com as modernas ferramentas de gestão empresarial, o Sescoop-SP e a Fundação Instituto de Administração (FIA) oferecem o curso de pós-graduação "Gestão Estratégica de Negócios para Cooperativas". Com início previsto para março, o curso é direcionado a dirigentes, gerentes e técnicos das cooperativas paulistas dos ramos Consumo, Habitacional, Saúde e Trabalho. O processo seletivo está aberto e, além da qualidade dos professores e experiência das instituições proponentes do curso, o Sescoop-SP oferece um subsídio de 30% no valor total do programa.
A gerente de capacitação do Sescoop-SP, Janine Durand, ressalta que a educação continuada é fundamental para os dirigentes cooperativistas. "Em sintonia com a necessidade de profissionalização das cooperativas, fizemos a parceria com a FIA, uma das melhores instituições de São Paulo, com a maioria dos professores ligada à Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Com a pós-graduação, os dirigentes poderão rever seus conceitos, aprimorar a gestão e trazer melhores resultados para as cooperativas", observa Janine. A gerente destaca também que o curso tem um grande potencial para a intercooperação, facilitando soluções e novos negócios entre as cooperativas envolvidas.
"Gestão Estratégica de Negócios para Cooperativas", que terá 35 participantes, tem início previsto para março de 2006 e duração de 15 meses, com carga horária total de 400 horas. Os interessados no curso passarão por um processo seletivo que inclui análise de currículos e entrevista pessoal. Mais informações no departamento de capacitação do Sescoop-SP, pelo telefone (11) 5576-5952 ou pelo e-mail:
A Ocesp homenageará profissionais de comunicação de cooperativas paulistas com a entrega do Prêmio Comunicação Cooperativa 2006. Podem se inscrever funcionários ou prestadores de serviços de cooperativas regulares na Ocesp, que desenvolvam estratégias para divulgar os benefícios que o cooperativismo traz para cooperados, funcionários e para a comunidade. Serão premiadas as iniciativas nas categorias "Projeto de Comunicação e Marketing", "Reportagem" e "Sugestão de Pauta". As inscrições dos trabalhos podem ser feitas até o dia 10 de novembro deste ano.
Na categoria Projeto de Comunicação e Marketing, será premiado o melhor trabalho de divulgação das vantagens proporcionadas pela cooperativa e dos vários aspectos do cooperativismo para educação e fidelização do cooperado e/ou construção de imagem positiva na comunidade. O projeto deve estar funcionando em 2006 e conter resultados comprobatórios.
Para concorrer na categoria Reportagem, a matéria sobre cooperativismo deve ser publicada ou veiculada entre 1º de janeiro e 10 de novembro de 2006, em meio impresso ou eletrônico de cooperativa ou veículo especializado em cooperativismo. Já na categoria Sugestão de Pauta, serão reconhecidas as melhores indicações de assuntos cooperativistas com potencial para serem divulgados na grande imprensa. As sugestões de pauta devem ser enviadas para o e-mail