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Governança cooperativa e o sistema de crédito cooperativo brasileiro foram temas apresentados pelo professor Sigismundo Bialoskorski Neto, titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP), na Universidade em Oxford, na Inglaterra. Ele participou de uma reunião internacional entre os dias 2 e 4 deste mês, com o apoio Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Na ocasião, Bialoskorski, que também é coordenador do Observatório do Cooperativismo Convênio USP/OCB, apresentou dois temas distintos: "Sistemas gerenciais e governança cooperativa" e "Uma comparação dos 10 anos de performance das cooperativas de crédito e dos bancos no Brasil".O evento, que acontece anualmente foi organizado pelo Comitê de Pesquisa da Aliança Cooperativa Internacional, integrado pelo professor.
Sobre governança, ele destacou as sociedades cooperativas apresentam uma estrutura particular de distribuição de direitos de propriedade e de decisão que implicam desafios relacionados ao agenciamento e, portanto, custos de transação. “Essa situação implica direitos residuais e transferências de risco que interferem diretamente na eficiência da autogestão dessas organizações”, disse.
Segundo Bialoskorski, o trabalho apresentado por ele envolve uma análise dessas fontes de custos e ineficiências, com o objetivo de explicar essas questões de duas formas diferentes e complementares. “A primeira discorre sobre os aspectos de governança corporativa que poderiam gerar conflitos de agenciamento, e a segunda sobre as características de sistemas gerenciais que poderiam contribuir para gerar assimetrias de informação e problemas de monitoramento”, explica o professor.
A análise da distribuição dos direitos de propriedade dos cooperados e de decisão tanto dos associados eleitos como dos profissionais contratados indica que os direitos ao resíduo e a distribuição de riscos nas relações contratuais das organizações cooperativas permitem uma tipificação das características de governança corporativa e dos sistemas de informação, complementa Bialoskorski.
No segundo tema apresentado, ele analisou comparativamente o desempenho financeiro das cooperativas de crédito nos últimos dez anos, frente ao de outras instituições do setor bancário. A análise foi baseada na evolução monetária e percentual do ativo, patrimônio líquido e das contas depósitos e operações de crédito.
“Essas são as contas mais representativas no balanço de uma instituição financeira e em índices financeiros, tais como rentabilidade líquida dos investimentos, custo total do financiamento, Taxa de Retorno sobre o Ativo e Auto-sustentabilidade”, destacou Bialoskorski. Ele fez uma leitura das condições macroeconômicas do Brasil nesse período para mostrar com mais fidelidade se o crescimento das instituições financeiras foi significativo perante o cenário econômico.
O professor da USP de Ribeirão Preto participou também de um painel sobre os efeitos da crise financeira internacional nas cooperativas brasileiras, e de uma reunião do Comitê de Pesquisa que decidiu sobre a orientação geral de coordenação das atividades acadêmicas no âmbito da ACI, como novos encontros e a edição da revista da ACI.
A superintendência do Sistema OCB-Sescoop/GO convida os agentes de Desenvolvimento Humano das cooperativas para o segundo módulo do curso iniciado com as operações do GDH, o Sistema de Gestão de Desenvolvimento Humano. A capacitação será realizada nos dias 23 e 24 de setembro, na sede do Sistema.
A ideia é continuar o processo de formação dos agentes que vão gerar o desenvolvimento humano nas cooperativas. Para este novo módulo foi convidado o instrutor Eliseu Felipe Hoffmann, consultor paranaense.
O curso Formação de agentes de Desenvolvimento Humano do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Goiás (Sescoop/GO) tem quatro módulos neste ano. Será um módulo por mês até novembro, sempre com a participação de instrutores experientes nesse programa implantado no Paraná.
Sobre o sistema - O GDH é uma ferramenta integrante do processo de modernização da gestão cooperativista que vem sendo implantado em Goiás desde o início do ano com o Sistema AG. “Acreditamos que uma formação desse nível exige uma programação especial e que tenha um conceito de continuidade. Por isso reforçamos o convite aos agentes que já iniciaram esse processo para não deixem de participar de todos os módulos previstos. Eles [os agentes] são peças fundamentais no aprimoramento da gestão de treinamentos que queremos ver implantado com sucesso no cooperativismo goiano”, afirmou a superintendente Valéria Mendes. (Fonte: Sistema OCB-Sescoop/GO)
Salários dos colaboradores acima do que é pago no mercado, preocupação com a capacitação e benefícios como auxílio-fralda são alguns dos itens que fizeram com que três empresas capixabas ficassem entre as 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar. São elas: Unimed Sul Capixaba, São Bernardo Saúde Apart Hospital e Casa de Saúde São Bernardo Saúde.
A 13ª edição do Guia Você S/A - Exame divulgou o ranking das 10 melhores empresas do país em gestão de talentos e práticas de Recursos Humanos, por ordem de classificação. A primeira colocada na pesquisa deste ano foi a Caterpillar, de máquinas industriais e agrícolas, localizada em Piracicaba, interior de São Paulo. Também fazem parte da listagem as empresas Masa da Amazônia, Volvo, Laboratório Sabin, Eurofarma, BV Financeira, Chemtech, CPFL Energia, Plascar e Landis + Gyr.
Outras 140 empresas integram a relação e aparecem no guia apenas na ordem alfabética. A listagem pode ser conferida no endereço eletrônico www.vocesa.com.br/melhoresempresas. (Fonte: Gazeta Online)
"Conhecer hábitos, costumes, história, trejeitos e, claro, ter um bom planejamento estratégico para aportar no mercado externo. Esses foram alguns dos pontos importantes para exportar ao mercado árabe apresentados ontem (10/9) no workshop ‘Conheça o Mercado Árabe’, ministrado por Rodrigo Solano, gerente de Desenvolvimento de Mercados da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, e Francisca Barros, coordenadora de Comércio Exterior da entidade. O evento aconteceu na sede da Câmara, em São Paulo. Até dezembro será realizado um encontro por mês. As inscrições são gratuitas.
Segundo Solano, a intenção da entidade é despertar a percepção dos empreendedores, principalmente, os de médio porte para o mercado árabe. Durante a apresentação, Solano apresentou ao grupo, formado por um representante do setor têxtil, advogados e consultores, os números do comércio exterior dos países árabes, bloco que tem ganhado, cada vez mais, participação no mercado externo.
De acordo com o gerente, a previsão de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) dos árabes para este ano é de 2,5%, uma variação que espanta a crise econômica e mostra aos brasileiros um importante mercado para explorar. Nos últimos cinco anos, a corrente comercial do Brasil com os árabes teve um aumento de 262%. No primeiro semestre deste ano, as vendas externas brasileiras para a região cresceram 4,1%, enquanto que as exportações do Brasil para o mundo caíram 23%.
Para Solano, os números mostram que a participação brasileira nos mercados árabes é crescente, mas ainda tem muito espaço para expandir. “Eles ainda não foram apresentados à potência que é o Brasil, por isso o trabalho de promoção comercial é tão importante, ainda mais neste momento em que concorrentes como China e Índia, mais próximos fisicamente, já estão por lá. O Brasil precisa se fazer conhecido”, diz. Mas Solano alerta para a qualidade e os diferenciais do produto na hora da venda, principalmente por conta da política de preços dos chineses e indianos, que levam vantagem nesse ponto. Como exemplo, Solano citou a moda brasileira. “Uma das estratégias é apostar no desenvolvimento de produtos com conceito”.
Formato -Durante o encontro, os participantes também tiveram uma aula rápida sobre como se comportarem em situações como a primeira reunião com o futuro cliente árabe, acompanhamento da evolução do contato, feiras de negócios, viagens de prospecção e etc. "Quem começa uma negociação com o árabe, por exemplo, deve ser mantido na função, a não ser que se desligue da empresa. Tal postura gera confiança para o comprador", afirma. Se a mudança for inevitável, o novo negociador brasileiro deve ser devidamente apresentado ao árabe para não haver quebra na relação construída. “Os árabes valorizam muito mais a pessoa do que a empresa, por exemplo”, completa Solano.
Solano também deu dicas para uma boa conversa e quais assuntos fazem mais sucesso entre os árabes. Futebol, é claro, aponta como o primeiro da lista. A presença árabe no Brasil e sua influência na cultura brasileira são outros pontos que devem ser lembrados. O executivo lembrou, por exemplo, do sucesso feito pela história da rede Habib´s durante uma conversa. “O interlocutor ficou impressionado ao saber que o Brasil tem uma rede de fast food árabe, e que o dono é português”, disse.
Planejamento -Da parte mais descontraída, o workshop evoluiu para o planejamento estratégico da empresa que deseja exportar, regras sanitárias, tratados e acordos internacionais que precisam ser entendidos durante uma negociação de comércio exterior com representantes árabes. "A empresa precisa chegar para a venda bem preparada, tem de conhecer bem as regras para se lançar no mercado", diz Francisca.
Os profissionais da Câmara também apresentaram aos participantes todos os serviços que a entidade oferece ao exportador brasileiro, como consultas comerciais, dados dos países árabes, de empresas compradoras, rodadas de negócios, certificações de produtos e traduções de documentos - os dois últimos são cobrados.
Informações sobre as datas dos próximos eventos no site da Câmara Árabe (www.ccab.org.br)
"Faltando pouco mais de um mês para o evento da solidariedade cooperativista em Minas Gerais promovido pelo Sistema Ocemg-Sescoop/MG, foram registradas 95 inscrições de cooperativas de todo o Estado. Somente essas entidades, possuem um contingente de 145.719 cooperados e 4.911 empregados. No Dia C, grande parte dessas pessoas serão voluntárias em atividades diversas em benefício dos cidadãos.
O dia 17 de outubro foi escolhido em Minas Gerais para que o cooperativismo demonstre sua força quanto às propostas de responsabilidade social. O Dia de Cooperar (Dia C) tem o objetivo de sistematizar e incentivar o trabalho voluntário e as ações sociais do cooperativismo mineiro.
A proposta é ampliar o alcance das atividades já existentes, focando o desenvolvimento social e o potencial transformador do segmento em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. A idéia é que, no mesmo dia, equipes de voluntários realizem em todo o estado uma atividade, de escolha da cooperativa, que ajude a transformar para melhor a vida das pessoas.
De acordo com a coordenadora do projeto e responsável pela área de promoção social do Sistema, Cláudia Mello, “iniciativas assim fazem a diferença na vida das pessoas nas mais diferentes camadas sociais, uma vez que o trabalho voluntário é hoje um grande braço para a construção de uma sociedade melhor”.
As ações a serem desenvolvidas ficarão a critério das próprias cooperativas. Entre algumas atividades programadas, estão coleta e reciclagem de lixo, atividades de prestação de serviço à comunidade (corte de cabelo, expedição de documentos), dia de lazer e arrecadação de roupas, alimentos e brinquedos. Para saber mais sobre o Dia C, acesse www.ocemg.org.br ou ligue (31) 3025-7110. (Fonte: Sistema Ocemg-Sescoop/MG)
Encerram, nesta sexta-feira (11/9), as inscrições para a seleção cadastro de instrutores do Programa Jovens Lideranças Cooperativistas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Pernambuco (Sescoop/PE). Podem participar profissionais com formação superior completa em administração de empresas, pedagogia / educação, psicologia, economia, letras, sociologia ou em qualquer graduação com pós-graduação em Cooperativismo.
O processo será realizado em três etapas: análise curricular, capacitação de 40 horas para os candidatos a instrutor e aula experimental. Os participantes que obtiverem a melhor pontuação no curso de formação de instrutores irão compor cadastro reserva por até 12 meses, prorrogável por igual período.
Mais informações no edital, disponível no site www.sescoop-pe.org.br ou pelos telefones (81) 3271 1478/3454 9264. (Fonte: Sescoop/PE)
"Cooperativismo instrumento para o desenvolvimento" é o tema da palestra que o analista do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Paraná (Sescoop/PR), Fernando José Mendes, realizou nesta quinta-feira (10/9), durante a Semana de Administração de Empresas na Faculdade do Norte Pioneiro (Fanorpi), em Santo Antônio da Platina (PR).
Segundo a coordenadora do curso de Administração de Empresas da instituição, Maria das Graças Ferreira de Campos Zurlo, "a Semana de Administração de Empresas é um evento em que os alunos têm oportunidade de presenciar palestras e atividades de personalidades do ambiente da administração e dos negócios". O evento acontece na UPE Clube de Campo, em Santo Antônio da Platina e reúne, além de estudantes da faculdade, pessoas da comunidade regional. (Fonte: Sescoop/PR)
A Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Municipais de São José dos Campos (Cressem) passa a atender os servidores municipais da cidade. Campos do Jordão tem hoje, aproximadamente 2.500 servidores. O serviço foi garantido por meio de convênio assinado entre o presidente da cooperativa, José Roberto Pereira Rodrigues, e a prefeita de Campos do Jordão, Ana Cristina Machado César, no dia dois de setembro.
Há alguns anos, a Cressem ampliou sua área de atuação a várias cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte e agora inicia de fato sua expansão por meio deste convênio.
Durante a assinatura do convênio, o presidente da cooperativa destacou a importância social da chegada do empreendimento para a vida dos servidores municipais. “Agora temos grande responsabilidade para fazer valer as expectativas e a confiança depositada pela Prefeitura de Campos do Jordão”, afirmou Rodrigues.
Já a prefeita Ana Cristina, que é médica da Prefeitura há mais de 20 anos, afirmou que desde o início de sua gestão percebeu que a classe dos servidores precisa de mais atenção e a entrada da Cressem faz parte do projeto de valorização e melhoria das condições de trabalho do funcionalismo público. “Precisamos de parceiros que venham dignificar a administração e a Cressem vem para somar forças para atingirmos essa meta”, disse a prefeita. (Fonte: Ocesp)
Os presidentes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, e da Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb), Orlando Colavolpe, participaram do encerramento da terceira rodada do Projeto de Gestão e Governança OCB/DGRV, nesta quarta-feira (9/9), em Salvador (BA). "A sociedade cooperativa precisa dar resultado, pois é um negócio, e a saída é a profissionalização", disse Freitas. Ele falou das principais tendências do cooperativismo: profissionalização da gestão, educação cooperativa intercooperação e responsabilidade social.
O gerente de Mercados da OCB, Evandro Ninaut, e o diretor regional da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV), Matthias Arzbach, também participaram do evento, além de mais de 40 dirigentes, gestores e educadores do cooperativismo baiano.
Promovida pela OCB e DRGV, a iniciativa tinha como objetivo capacitar os participantes das regiões Norte e Nordeste sobre educação cooperativista e financeira, sua importância para o desenvolvimento sustentável das cooperativas de crédito e perenização do negócio cooperativo.
Nova etapa da terceira rodada do Projeto OCB/DGRV acontecerá ainda nos próximos dias 10 e 11, em João Pessoa (PB); 14, em Fortaleza (CE); 15, em Manaus (AM), e nos dias 21 e 22/9 em Belém (PA).
Com ênfase em estações técnicas que privilegiam a parte prática do conhecimento da produção leiteira, a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo) realiza, nesta sexta-feira (11/9) o 8º Seminário de Cooperativismo e Desenvolvimento da Pecuária Leiteira. O evento será no Centro Tecnológico Comigo (CTC), em Rio Verde (GO) e conta com parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Goiás (Sescoop/GO).
São esperados cerca de 350 produtores de leite cooperados da Comigo. Segundo um dos coordenadores do seminário, Eduardo Hara, os participantes serão separados em grupos e vão percorrer seis estações técnicas da cooperativa. “Está é a novidade do seminário desse ano, a realização do encontro como um dia de campo”, explica Hara.
A abertura do evento será com a palestra “Perspectivas do Mercado de Leite em Goiás”, ministrada pelo presidente da Cooperativa Central de Laticínios de Goiás (Centroleite), Haroldo Max de Sousa. Depois da palestra, os produtores vão a campo. Na programação estão previstas apresentações em estações técnicas com temas que vão da silagem de milho ao controle de qualidade do leite. Manejo de pastagem, saúde animal, mineralização de bovinos leiteiros e criação de bezerras também são os outros temas das estações técnicas do seminário.
Mais informações pelo telefone (62) 3240-2600. (Fonte: Sescoop/GO)
A reunião da Unidade de Capacitação (UCP), de Salvador (BA), da terceira rodada do Projeto de Gestão e Governança OCB/DGRV foi aberta hoje (8/9), no Hotel Bahia Mar, localizado na praia do Jardim de Alah. Participaram o diretor regional da Confederação Alemã das Cooperativas (DRGV), Matthias Arzbach, o gerente de Mercados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Evandro Ninaut, e o diretor Operacional do Sicoob Central Bahia, Cergio Techio.
Matthias informou que existe interesse da DGRV intensificar o trabalho na Bahia, com ações mais fortes em microfinanças, tendo em vista a resposta que a UCP tem proporcionado ao Projeto. O evento, que acontece até amanhã, é coordenador por Jorge Peres, que ministra o curso de Educação Cooperativista e Financeira. Estão presentes ao evento mais de 40 cooperativistas. O evento é uma iniciativa da OCB e DGRV com apoio da Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb) e da Sicoob Central Bahia.
Na programação também está prevista a demonstração de ações desenvolvidas pelas cooperativas de crédito na Bahia na área de educação e capacitação, como o programa Jovens Lideranças, em quatro municípios: Nazaré, Salinas das Margaridas, Pintadas e Baixa Grande.
Ainda em Salvador foi feita uma reunião com o presidente do Sicoob Central Bahia, Ivo Azeredo de Brito, para negociar as estratégias do convênio que contará com um profissional da DGRV, atuando dentro da Central para fomentar as ações de microfinanças no região do Nordeste. Participaram desta audiência, além do presidente do Sicoob Central Bahia, os diretores operacional e administrativo da central, o superintendente da OCEB José Alberto Batista, o gerente de Mercados da OCB, Evandro Ninaut, e o diretor regional da DGRV, Matthias Arzbach.
A 3ª rodada do Projeto OCB/DGRV acontecerá ainda nos dias 10 e 11/09 em João Pessoa (PB), 14/09 em Fortaleza (CE), 15/09 em Manaus (AM), e nos dias 21 e 22/09 em Belém (PA).
A produção nacional de grãos da temporada 2008/2009, encerrada neste mês, é a segunda maior da história do País. De acordo com o 12º levantamento da safra, divulgado, nesta terça-feira (8/9), pela Conab, a colheita total fechou em 134,3 milhões de toneladas, atrás das 144,14 milhões toneladas do período anterior (-6,8%).
Algumas culturas tradicionais, como milho e soja, sofreram com a estiagem ocorrida no Centro-Sul, prejudicando a produtividade nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. A produção da leguminosa alcançou 57,1 milhões de toneladas, sendo cerca de 90% nos estados do Centro-Sul e o restante nas regiões Norte/Nordeste. Já o milho total (1ª e 2ª safras) atingiu 50,1 milhões de toneladas, com destaque para os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás, Bahia e Tocantins.
Por outro lado, a área plantada deste ciclo totalizou 47,7 milhões de hectares, o que representa aumento de 0,6% sobre a da safra passada, de 47,4 milhões hectares. A extensão ocorreu, principalmente, nas lavouras de soja (21,7 milhões hectares) e milho 1ª e 2ª safras (14,1 milhões hectares). Somadas, representam mais de 75% da área cultivada.
A estiagem que prejudicou as culturas de soja e milho, no Mato Grosso, beneficiou, por outro lado, as lavouras de arroz no estado gaúcho, que teve recorde de produtividade ao sair de 6.902 kg/ha para 7.150 kg/ha.
O feijão total também aumentou em área: de 3,99 para 4,18 milhões hectares (+4,7%). Já a produção da leguminosa sofreu pequena redução: de 3,52 para 3,50 milhões de toneladas (-0,5%).
Esta última edição da pesquisa foi realizada no período de 17 a 21 de agosto. Os técnicos da Conab entrevistaram agricultores, agrônomos, técnicos de cooperativas, secretarias de agricultura, agentes financeiros e órgãos de assistência técnica e extensão rural dos principais polos produtores do País. (Fonte: Conab)
"A Coopercentral Aurora (Aurora Alimentos) subiu sete posições em relação ao ano anterior e figura entre as 1000 maiores e melhores empresas do Brasil, de acordo com levantamento do jornal Valor Econômico, de São Paulo (SP), consolidando-se como 123ª na esfera nacional. No âmbito macrorregional, manteve-se a 15ª maior empresa do Sul.
O levantamento está fundamentado no balanço do exercício 2008 e em base de dados oficiais. As empresas ranqueadas foram avaliadas conforme critérios de receita líquida, origem do capital, lucro líquido, margem líquida, rentabilidade do patrimônio, lucro da atividade, lucro financeiro, lucro não-operacional, ativo total, patrimônio líquido, endividamento, liquidez corrente e crescimento sustentável, entre outros parâmetros.
A Coopercentral Aurora é um dos dez maiores grupos agroindustriais do país e obteve, em 2008, uma receita operacional bruta de R$ 2 bilhões 671,5 milhões, configurando crescimento de 19,66%. O mercado interno respondeu por 83,23% dessas receitas (R$ 2 bilhões 223,6 milhões) e apresentou crescimento de 23,02%. O mercado externo contribuiu com 16,77% (R$ 447,9 milhões) para a composição do faturamento bruto e cresceu, no período, 5,38%.
No segmento de suínos, o abate cresceu 4,7% e atingiu 3 milhões 223 mil cabeças. A produção in natura (274,8 mil toneladas) e a industrialização de carne suína (243,5 mil toneladas) permaneceram estáveis em relação ao ano anterior.
No segmento de aves, foram abatidos 119 milhões 979 mil frangos com incremento de 6,67%. A produção in natura de carne de frango cresceu 8,4% e atingiu 228,2 mil toneladas. A industrialização de aves evoluiu 57% para 36 mil toneladas. A produção de rações cresceu 8,84% (913,4 mil toneladas) e a produção de massas, pizzas, pão de queijo e lasanha, 25% (1,9 mil toneladas).
No segmento de lácteos, a Coopercentral Aurora processou 224,8 milhões de litros de leite em 2008, volume 22,1% maior em relação ao ano anterior, permitindo incremento na produção de leite longa vida, queijos, bebidas lácteas e creme de leite. (Fonte: Ocesc)
Na sexta-feira (11/9), a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Goiás, realiza o 8º Seminário de Cooperativismo e Desenvolvimento da Pecuária Leiteira. O evento será a partir das 8h30, no Centro Tecnológico Comigo (CTC), em Rio Verde (GO) e acontecerá em estações técnicas (num total de seis), no formato de dia de campo. São esperados cerca de 350 cooperados produtores de leite.
Segundo um dos coordenadores do seminário, Eduardo Hara, os participantes serão separados em grupos e irão percorrer as estações, que darão enfoque a vários temas de interesse do pecuarista leiteiro.
O Seminário terá início com a palestra “Perspectivas do Mercado de Leite em Goiás”, a ser ministrada pelo presidente da Centroleite, Haroldo Max de Sousa. Após a palestra, os participantes vão para o campo.
De acordo com a programação, serão apresentadas as estações técnicas, com os temas: Produção de Silagem de Milho, Manejo de Pastagem, Controle de Mastite, Mineralização de Bovinos Leiteiros, Criação de Bezerras, e Qualidade do Leite. (Fonte: Sescoop/GO)
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Rondônia (Sescoop/RO) firmou parceria com a Unimed e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero). O objetivo é executar um programa de ação social denominado “Cooperação e Saúde na Escola” destinado a fomentar a cultura da cooperação no ambiente escolar, em contraposição a cultura da competição.
Um técnico em saúde, disponibilizado pelo Sescoop/RO, desenvolverá o programa em várias escolas rondonienses, orientando alunos e professores sobre a importância dos hábitos saudáveis de alimentação, atividades físicas e sobre as conseqüências do sedentarismo, obesidade e fumo.
Também, serão realizados testes de glicemia, verificação de pressão arterial, índice de massa corporal (IMC), e medidas antropométricas dos professores, visando o desenvolvimento de futuras ações de promoção à saúde voltada para os docentes e servidores escolares.
O programa Cooperação e Saúde na Escola já foi aplicado na Escola Marcelo Cândia, e prosseguirá dia 15, na Escola Petrônio Barcelos; dia 17, na Escola Daniel Neri; dia 14 de outubro na Escola da Vila Princesa; e no dia 22 de outubro na Escola Rio Branco – todas localizadas na capital do estado. (Fonte: Sescoop/RO)
Aprender a utilizar o Sistema de Gestão Educacional do Sescoop (Siges) foi o objetivo de encontro que aconteceu nesta semana, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Rondônia (Sescoop/RO), em Porto Velho.
Segundo o gerente de Capacitação do Sescoop/RO, Fernando Batistão, o Siges é uma ferramenta que auxilia na gestão das atividades desenvolvidas pelas unidades estaduais por meio do registro, acompanhamento e avaliação dos dados de execução. “Além disso, com o sistema, é possível gerar informação das ações do Sescoop em suas três áreas de atuação: formação profissional, promoção social e monitoramento”, completa. (Fonte: Sescoop/RO)
A Cooperalfa será a próxima cooperativa a constituir a 3ª turma do Programa Jovens Lideranças em Santa Catarina. Nos próximos dias 10 e 11 será feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do estado de Santa Catarina (Sescoop/SC), com o apoio da Unidade Nacional, o processo seletivo da 3ª turma, na sede da cooperativa, em Chapecó (SC).
“Estamos satisfeito com a adesão da cooperativa que tem mostrados resultados eficientes na gestão e hoje figura entre as 500 maiores empresas brasileiras, conforme divulgou a revista exame”, disse o Coordenador de Promoção Social Sescoop, Jorge Toledo.
Jovens Lideranças - O principal objetivo da iniciativa do Sescoop é formar jovens com uma visão de mundo diferenciada, que assumam responsabilidades e se preparem para assumir funções no sistema cooperativo brasileiro. Os conteúdos estão relacionados ao negócio cooperativo, ao exercício da liderança e elaboração de projetos.
Cooperalfa - Levando em consideração o volume de vendas da Cooperalfa em 2008, que totalizaram US$ 467,9 milhões de dólares (R$ 1,066 mi), a organização classificou-se na posição 388 entre as 500 maiores organizações analisadas, enquanto que em 2007 o posto havia sido o de número 446, melhorando 58 posições.
Os principais indicadores dentro do estado de Santa Catarina, a Cooperalfa destacou-se em 2008 como 6ª colocada no quesito “aumento de vendas” com 18,5% de crescimento real (já descontada a inflação); ficou na 2ª colocação em liquidez corrente, índice que mede quanto a empresa possui de recursos e créditos de curto prazo para cada real de dívida também a curto prazo. Neste item, a Cooperalfa apresentou em 31/12/2008, índice de R$ 2,30 reais de recursos para cada R$ 1,00 de dívida. Em se tratando de melhor rentabilidade, a Cooperalfa detém a 5ª quinta colocação no estado.
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) colocou a disposição para as cooperativas e produtores financiamento para compra de máquinas com juros reduzidos. A taxa de 11% baixou para 4,5% para o Programa Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social de Sustentação do Investimento (BNDES/PSI). A outra boa notícia é que o prazo dobrou. Agora, o financiamento pode ser feito em até 120 meses, incluído o período de até dois anos de carência. "Os juros caem, a produção aumenta e os resultados são imediatos" comenta o diretor administrativo do BRDE, Airton Pissetti. O programa BNDES/PSI prevê a aquisição de máquinas e equipamentos novos fabricados no país e credenciados no BNDES no âmbito de projeto de investimento.
Cooperativas - As cooperativas podem financiar desde equipamentos para secagem, armazenagem e fazer investimentos na modernização e expansão das indústrias. A modalidade também permite o financiamento de veículos, como caminhões, com juros de 7% (sete por cento) ao ano. Para investimentos em reforma e construção de instalações, a taxa de juros se mantém em 6,75%, com prazo de até 12 anos, com recursos do Prodecoop. As condições são válidas somente para operações contratadas até 30-12-2009. "Para se beneficiar destes recursos, as cooperativas e os produtores devem procurar a equipe do BRDE para ingressar com o pedido em tempo de contratar o empréstimo nestas condições", informa Pissetti. A instituição que atende os três estados do Sul e mais o Mato Grosso do Sul opera com financiamentos a partir de R$ 50 mil. Este assunto foi tema de encontro entre Pissetti e o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski na última segunda-feira (31/08). Mais informações pelo telefone (41) 3219-8000. (Fonte: Ocepar/BRDE)
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Estão abertas até 13 de setembro, as inscrições para instrutores para o Programa de Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas. Oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Pernambuco (Sescoop/PE), o programa investe na formação de jovens, não somente para fins de sucessão, como também para o crescimento do movimento cooperativista brasileiro.
As inscrições são voltadas para profissionais com formação superior completa em administração de empresas, pedagogia / educação, psicologia, economia, letras, sociologia ou em qualquer graduação com pós-graduação em Cooperativismo.
Os candidatos passarão por três etapas: análise currícular, capacitação de 40h e aula experiemntal. Os participantes que obtiverem a melhor pontuação no curso de formação de instrutores irão compor cadastro reserva do Sescoop/PE por até 12 meses, prorrogável por igual período. Mais informações pelos telefones (81) 3271-1478 e 3454-9264. (Fonte: Sescoop/PE)
A 3ª rodada do Projeto de Gestão e Governança OCB/DGRV acontecerá nos próximos dia 8 e 9 de setembro, em Salvador (BA). Esta prevista a participação de mais de 40 dirigentes, gestores e educadores do cooperativismo baiano. O evento, promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Confederação Alemã das Cooperativas (DRGV), tem o objetivo de capacitar os participantes, das regiões Norte e Nordeste, sobre Educação Cooperativista e Financeira, sua importância para o desenvolvimento sustentável das cooperativas de crédito e perenização do negócio cooperativo. A terceira etapa começou no último dia 31 de agosto, na unidade de capacitação da cidade de Palmas (TO).
O evento, em Salvador, será no Hotel Bahia Mar (localizado na praia do Jardim de Alah), e conta com o apoio da Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb) e da Sicoob Central Bahia. Na programação também está prevista a demonstração de ações desenvolvidas pelas cooperativas de crédito na Bahia na área de educação e capacitação, como o programa Jovens Lideranças, em quatro municípios: Nazaré, Salinas das Margaridas, Pintadas e Baixa Grande.
O gerente de Mercados da OCB, Evandro Ninaut, e o diretor regional da DGRV, Matthias Arzbach, participaram das atividades, para avaliar e conhecer as necessidades dos técnicos, visando melhorias para o desenvolvimento e expansão do cooperativismo de crédito regional. Na oportunidade, Ninaut e Arzbach vão se reunir na sede do Sicoob Bahia para discutir a ampliação do projeto desenvolvido pela OCB e DGRV. O Sicoob Central Bahia quer participar da parceria que prevê a transferência de tecnologia do cooperativismo de crédito para Moçambique, na África.
A 3ª rodada do Projeto OCB/DGRV acontecerá ainda nos dias 10 e 11/09 em João Pessoa (PB), 14/09 em Fortaleza (CE), 15/09 em Manaus (AM), e nos dias 21 e 22/09 em Belém (PA).
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