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Notícias negócios

 

Diretoria da Coamo vai a campo para informar cooperados

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A diretoria da Coamo Agroindustrial Cooperativa está a campo novamente para levar informações aos cooperados por meio das "Reuniões de Campo do 2ª Semestre". Após as reuniões na semana passada nas regiões de Goioerê e Brasilândia do Sul, a diretoria iniciou nesta segunda-feira (20/7) os encontros com os cooperados nas regiões Sul e Centro-Sul. Na manhã desta terça-feira (21/7), as reuniões foram em Santa Catarina e à tarde acontecem na região Centro-Sul.

"Ao todo serão 41 reuniões com a expectativa de reunir mais de 8 mil cooperados, e, a exemplo do que vem acontecendo desde a fundação da Coamo, estamos apresentando a situação da agricultura com as tendências de mercado, reforçando a necessidade de alterações no Código Florestal, e dando uma idéia aos cooperados dos custos de produção para a próxima safra, além de informar aos produtores sobre a situação da Coamo e os diversos serviços e produtos que disponilizamos ao quadro social para o seu desenvolvimento integral tanto na área técnica, como educacional e social. Os resultados são bastante positivos com grande participação e interesse dos cooperados que prestigiam a sua cooperativa e ficam bem informados do panorama atual e das tendências da agricultura", explica o presidente da Coamo, Aroldo Gallasssini. (Fonte: Ocepar)

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Cooperativa médica é premiada com Selo de Responsabilidade Social

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Promoção, conscientização e incentivo para uma sociedade mais justa e sustentável. São ações com essa preocupação social que contam pontos para as cooperativas do sistema Unimed receberem o Selo de Responsabilidade Social. Pela 7ª vez consecutiva, a Unimed Curitiba foi premiada, mantendo-no segundo melhor estágio de pontuação, ao lado de outras 41 singulares.

Nesta edição, 201 cooperativas do Sistema Unimed foram certificadas, sendo 44 no estágio 1, 109 no estágio 2, 42 no estágio 3 e 6 no estágio 4 -  classificação máxima. Para o diretor presidente da entidade, Sérgio O. Ioshii, a conquista demonstra que a cooperativa está em acordo com os princípios do cooperativismo. "A responsabilidade social é fundamental para uma melhor sociedade. E nós trabalhamos sempre de forma objetiva e transparente buscando esses valores sociais", afirma.
 
Sobre o Selo - O selo faz parte da Política Nacional de Responsabilidade Social Unimed e é um incentivo para que as cooperativas contribuam para uma sociedade mais justa, ética e comprometida com o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, identifica as Unimeds que promovem ações socialmente responsáveis em sua gestão e é um diferencial para todo o mercado, que reconhece e valoriza as empresas com essa postura. (Fonte: Ocepar)

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Sescoop orienta sobre o uso do Siges na Bahia

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Orientar gestores das unidades estaduais do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) na utilização do Sistema de Gestão Educacional do Sescoop (Siges). Com este objetivo, a técnica da Gerência de Apoio ao Desenvolvimento em Gestão (GEADG) da instituição, Ellen Karolina Vasconcelos, estará em Salvador (BA), no Sescoop/BA, até esta quarta-feira (22/7).

O Siges é uma ferramenta que auxilia na gestão das atividades desenvolvidas pelas unidades estaduais por meio do registro, acompanhamento e avaliação dos dados de execução. Além disso, com o sistema, é possível gerar informação das ações do Sescoop em suas três áreas de atuação: formação profissional, promoção social e monitoramento.

A GEADG é a responsável pela implantação e orientação no uso do sistema. Até o final deste ano, o Sescoop espera implantar o Siges em 23 estados. A próxima etapa será realizada nesta terça e quarta-feira (21 e 22/7), em Manaus (AM), com a participação da técnica da GEADG Sheila Reis.

A equipe estará em Roraima; nos dias 6 e 7/8, no Piauí; 14 e 15/8, na Paraíba; 20 e 21/8, em Sergipe; 26 e 27/8, no Acre, e no Mato Grosso do Sul, entre 3 e 4/9.
 

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Secretárias de cooperativas recebem treinamento

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (Sescoop/SC) e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) promovem treinamento voltado às secretárias de cooperativas, nesta quinta (23/7) e sexta-feira (24/7). A capacitação será no Florianópolis Palace Hotel.

Os objetivos, segundo o coordenador de treinamentos do Sescoop/SC, Ramiro Hensel, são preparar o profissional para uma atuação de alta performance, conscientizar sobre a maximização do desempenho, potencializar a liderança e exercitar a redação moderna, profissional e eficiente.

Apresentado pelos instrutores Magali Amorim Mata e José Geraldo Danelon, da Empresa Paidéia Educação, de São Paulo (SP), o programa de curso envolve temas referentes a como maximizar sua performance para atuar no mundo globalizado; o novo profissional em secretariado; gestão secretarial; comunicação assertiva – alta performance na arte de ser ponte entre executivos, pares, equipes, clientes internos e externos e a arte sutil de assessorar, obter resultados, acompanhar, representar os níveis decisórios, sem cobrar e sem autoritarismo.

As inscrições podem ser feitas no site  www.ocesc.org.br. (Fonte: Sescoop/SC)

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Usina de cogeração da Cocamar começa a operar em agosto

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Principal investimento da Cocamar Cooperativa Agroindustrial em 2009 começa a operar na segunda quinzena de agosto. Trata-se da usina de cogeração de energia elétrica instalada no parque industrial da cooperativa em Maringá (PR). A previsão é que, inicialmente, serão supridos 60% da demanda, que é de 13 megawatts (MW).

O superintendente industrial, Celso Carlos dos Santos Júnior, informou que a usina poderá comercializar parte da energia com a Copel. Situando-se entre as 15 maiores demandadoras do Paraná, a Cocamar é considerada “consumidora livre” por parte da companhia paranaense e responde por 25% do consumo de uma cidade do porte de Maringá. Quando começar a funcionar, a usina vai atender o equivalente a um município de 60 mil habitantes.

Alta pressão - Para construir a termoelétrica, a cooperativa investiu R$ 35,5 milhões, 90% financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e 10% proveniente de recursos próprios. Para a instalação da unidade, foi adotado um sistema de alta pressão, com a troca da caldeira e alguns ajustes. Dessa forma, além de todo o vapor para movimentar os setores industriais, a unidade terá capacidade para produzir de 66% a 100% da energia elétrica que a cooperativa necessita.

De acordo com o superintendente, a usina vai proporcionar economia, pois são desembolsados cerca de R$ 13 milhões por ano com a compra de energia elétrica.

A decisão de investir em uma usina de cogeração foi estratégica, segundo Santos Júnior. Ao longo desta década, em várias ocasiões, o País foi defrontado com o risco de sofrer um novo apagão, a exemplo do que ocorreu em 2001. “Com um parque industrial do porte e da importância que tem, a Cocamar não pode ficar à mercê de uma situação assim”, finaliza. (Fonte: Sistema Ocepar-Sescoop/PR) 

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Encontro de Comunicação das Cooperativas Capixabas será dia 31

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O Sistema OCB-Sescoop/ES promove o 2° Encontro de Comunicação das Cooperativas Capixabas no dia 31 de julho, no auditório do Hotel Bristol Century Plaza, em Vitória (ES). Serão debates sobre a comunicação organizacional com foco em resultados, a construção, gestão e defesa de marcas, e o valor que se pode agregar à comunicação com a identidade cooperativista.

A professora doutora da Escola de Comunicações e Artes da USP,Margarida Kunsch, trabalhará inicialmente a Comunicação Organizacional. Em seguida o consultor em marketing, comunicação corporativa e vendas, Eloi Zanetti, trará sua experiência de ex-diretor de comunicação do Bamerindus e diretor de marketing de O Boticário, para que as cooperativas capixabas possam aprender e aprimorar os processos de gestão e potencializar suas marcas e produtos.

O coordenador da Assessoria de Imprensa e Comunicação do Sistema Ocepar-Sescoop/PR, Samuel Milléo, trará conhecimento sobre como utilizar o potencial do valor agregado do cooperativismo e nos trará o exemplo da campanha “Cooperativas: Orgulho do Paraná”.

As inscrições já podem ser feitas pelo link  http://www.ocbes.coop.br/ocb/index.php?module=m_cursos&pag=inf_curso&id_curso=502. (Fonte: Sistema OCB-Sescoop/ES)

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Cooperativas do PR são destaque entre as maiores e melhores do País

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Na edição especial deste mês da revista Exame "Melhores e Maiores - As 1.000 maiores empresas do Brasil", 17 cooperativas paranaenses figuram na lista: Coamo, C.Vale, Agrária, Lar, Cocamar, Integrada, Coopavel, Copacol, Castrolanda, Corol, Batavo, Frimesa, Copagril, Cocari, Coasul, Confepar e Capal. Sicredi e Bancoob também aparecem no ranking das instituições financeiras no quesito Crédito Rural e Crédito para Médias Empresas.

O levantamento foi feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi/USP) para o grupo Abril. Pelo segundo ano consecutivo, o grupo editorial fez um perfil do agronegócio de cada estado.

No setor financeiro, bancos cooperativos figuram junto das maiores instituições financeiras do País com destaque para os bancos estatais como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banrisul, BRDE e alguns privados, a exemplo do Itaú/Unibanco, Bradesco, Santander. Assim, aparecem no ranking de indicadores do mercado financeiro os bancos cooperativos Sicredi e Bancoob.

O Banco Cooperativo Sicredi aparece na 6ª colocação entre as instituições que mais ofertaram recursos crédito rural em 2008 e o Bancoob na 8ª posição. O Sicredi também aparece na 10ª posição do ranking da revista Exame entre aquelas instituições que mais ofereceram recursos para as médias empresas. (Fonte: Ocepar)
 

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Sistema Ocesp promove reuniões sobre certificação de armazéns

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Com o objetivo de fornecer informações sobre a certificação de armazéns e a nova legislação que regulamentará o setor, o Sistema Ocesp realizará reuniões técnicas nas cidades de Marília (SP) e Ribeirão Preto (SP). Estarão presentes o coordenador do comitê de certificação da Conab, Pedro Sérgio Beskow, e o coordenador da Coordenadoria de Desenvolvimento e Apoio à Gestão da Conab, Adriano Quércia Soares. A nova legislação sobre o funcionamento dos armazéns entrará em vigor a partir de janeiro de 2010.

As reuniões ocorrerão nos seguintes locais: Marília, no dia 22/7, das 14h às 16h, na Coopemar; e Ribeirão Preto, 24/7, das 9h às 11h, no Banco do Brasil. As confirmações deverão ser feitas pelo telefone: (11) 3146-6275 ou (11) 3146-6209, com Antonio Pedro ou Célia. (Fonte:Ocesp) 
 

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Crédito rural: 99,9% dos recursos foram aplicados na safra passada

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Dos R$ 65 bilhões programados para o crédito rural da agricultura comercial na safra 2008/2009 foram aplicados R$ 64,9 bilhões, o que corresponde a 99,9% do total. “Lembremos que esse desempenho foi alcançado em plena crise financeira mundial, agravada em setembro”, destaca o diretor do Departamento de Economia Agrícola (Deagri), Wilson Araújo, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 “No segundo semestre de 2008, houve redução do crédito privado e da demanda internacional por commodities, cujos preços caíram consideravelmente, além de adversidades climáticas, o que resultou numa retração de 7,2% na produção de grãos, fibras e oleaginosas”, observa Araújo.

A aplicação total de R$ 74,4 bilhões na agropecuária durante a safra 2008/2009 indica um aumento de 0,7% nas operações totais no crédito rural, em relação ao da safra anterior, que foi de R$ 73,8 bilhões. Considerados todos os recursos destinados ao financiamento do setor rural no ano safra 2008/2009, verifica-se que 82,6% foram aplicados a taxa de juros fixa.

Custeio e Comercialização - Os R$ 55,4 bilhões destinados aos financiamentos de custeio e comercialização superaram em 1,3% o valor programado. Do total de recursos aplicados para essa finalidade, 76,6% foram concedidos a juros fixos da ordem de 6,75% ao ano. As principais fontes de financiamento de custeio e comercialização foram os Recursos Obrigatórios (MCR 6-2), que responderam por 51,8% dos recursos aplicados à taxa de juros controlados do crédito rural, seguido pela Caderneta de Poupança Rural, com 23% (20,4% a juros controlados e 2,63% a juros livres).

Investimento - Para financiar investimentos em infraestrutura produtiva da agricultura empresarial, na safra 2008/2009, foram alocados R$ 10,2 bilhões, dos quais foram aplicados R$ 9,4 bilhões: 92% do programado.

O desembolso superou em 28% o da safra anterior, quando foram desembolsados R$ 7,3 bilhões, apesar das incertezas relacionadas à crise financeira mundial e à quebra de safra, em decorrência da estiagem ocorrida ao longo do ciclo das lavouras em estados produtores no Centro-Sul do País.

Os resultados mais expressivos foram observados nos financiamentos ao amparo dos Fundos Constitucionais (FCO, FNE e FNO), com aplicação de R$ 4,5 bilhões, 50% a mais que no ciclo anterior.

No conjunto dos programas coordenados pelo Mapa e financiados com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), o aumento das aplicações foi de 16,3%, passando de R$ 3,7 bilhões para R$ 4,3 bilhões. Destacou-se o desempenho do Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária (Prodecoop), com mais 72%, do Programa de Plantio Comercial e Recuperação de Florestas (Propflora), com mais 66%, e do Programa de Incentivo à Irrigação e à Armazenagem (Moderinfra), com mais 49,7%.

Também expressiva na safra 2008/2009 foi a aplicação dos recursos programados no Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota) - modalidade Proger Rural-, com desembolso de 93% dos R$ 500 milhões disponíveis, mostrando o acerto da medida. O Programa de Incentivo à Produção Agropecuária Sustentável (Produsa) aplicou R$ 160 milhões no seu primeiro ano de vigência. (Fonte: Mapa)

 

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Sistema OCB-Sescop/ES lança programa de visitas técnicas

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Aprimorar e estreitar o relacionamento com as cooperativas, conhecer suas demandas e realizar um trabalho de orientação e capacitação. O Sistema OCB-Sescoop-ES lança o Programa de Visitas Técnicas nas Macrorregiões do Espírito Santo. A ideia é visitar, até outubro, todas as cooperativas registradas no Sistema, apresentando uma programação direcionada aos temas citados, visando ainda incentivar o aprimoramento das organizações e à atualização do banco de dados. 

Nesse programa, o estado foi dividido em seis macrorregiões: Metropolitana, Sul, Sul Serrana, Centro Serrana, Norte e Noroeste, onde serão feitas visitas técnicas às cooperativas da região, sempre com agendamento prévio. No encerramento das etapas será realizado um almoço de integração, com promoção da intercooperação, nas cidades sedes das macrorregiões.

As visitas envolvem técnicos de diferentes gerências do Sistema para que o auxílio às cooperativas possa ser completo. Além disso, a partir dos diagnósticos apresentados, será feito uma compilação dos dados, seguido de um trabalho de acompanhamento do desenvolvimento da cooperativa.

Para o gerente técnico do Sistema OCB-Sescoop/ES, Alexandre Ferreira, o programa é uma forma de promover a melhoria na gestão das cooperativas. “O programa de Macrorregiões atuará de forma inovadora, com foco na aproximação com as cooperativas e no aperfeiçoamento das assessorias técnica e demais serviços prestados pelo Sistema. Após as visitas, esperamos ter um raio x completo do cooperativismo capixaba”, destacou Alexandre.

O projeto teve início nessa quarta-feira (15/7), pela 1ª macrorregião, a Metropolitana. Até o dia 8 de agosto, estão previstas visitas a cooperativas dos municípios de Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. (Fonte: Sistema OCB-Sescoop/ES)

Clique aqui e veja a programação completa 

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Campanha Solidária Cocamar/Sicredi vai atender mais de 230 entidades

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Cerca de 250 pessoas, a maioria representantes de entidades assistenciais de Maringá (PR) e municípios da região, participaram na manhã desta quarta-feira (15/7), no salão social da Associação Cocamar, do lançamento da Campanha Solidária Cocamar/Sicredi 2009. Na oportunidade, os presidentes das cooperativas Cocamar e Sicredi União, respectivamente, Luiz Lourenço e Wellington Ferreira, falaram sobre o sucesso da iniciativa que já é realizada pelo sétimo ano consecutivo.

Com a participação de mais de 230 entidades assistenciais de Maringá e região, a campanha vai sortear em novembro deste ano, dois veículos Gol Geração 4, uma motocicleta de 125 cilindradas e cinco aparelhos de TV de plasma LCD. O objetivo é proporcionar às entidades, a oportunidade de arrecadarem recursos financeiros. “Para a Cocamar, a Campanha Solidária é uma realização que nos traz muita alegria, pelos resultados que proporciona”, afirmou o presidente da cooperativa.

O presidente da Apae, Nelson Barbosa, disse que a iniciativa contribui para a manutenção da instituição e até mesmo para que alguns investimentos sejam feitos. “Temos mil alunos e o esforço é muito grande para que os serviços prestados pela Apae sejam mantidos com qualidade”, afirmou Barbosa. Para o diretor da Wajunkai, Paulo Kenji Ueta, a campanha tornou-se uma das mais importantes do ano. “Arrecadamos recursos que ajudam nos cuidados de 35 velhinhos”, disse.

Na saída do evento, as entidades participantes retiraram lotes de adesivos que serão vendidos a R$ 10 cada, sendo que todo o volume financeiro é apropriado pelas mesmas, para que sejam realizadas melhorias. Nos primeiros seis anos de realização, a Campanha Solidária Cocamar/Sicredi atingiu mais de R$ 4 milhões e, para grande parte das entidades assistenciais, esta é a principal fonte de recursos. (Fonte: Cocamar)

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Sistema Ocepar promove Fórum de Suinocultura em Cascavel

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Gestores, técnicos e analistas da área de suinocultura das cooperativas do Paraná estarão reunidos, em Cascavel (PR), para discutir temas relevantes ligados à produção de suínos e trocar informações sobre a atividade. É com esse objetivo que o Sistema Ocepar promove o Fórum de Suinocultura no próximo dia 21 de julho. 

Serão ministradas palestras sobre "Sistemas de produção de suínos", com Iuri Pinheiro, veterinário da Integrall; "Biossegurança na produção de suínos", com o veterinário da Microvet, Danilo Leal; "Mercado nacional e internacional de suínos", com o economista da Safras e Mercados, Paulo Molinari, e "Manejo alimentar de suínos", com Douglas Cazzolato Moronii, zootecnista da Multimix.

O assessor técnico da Gerência Técnica e Econômica da Ocepar, Alexandre Monteiro, vai apresentar o Fórum Virtual como ferramenta para melhorar a comunicação entre os profissionais da área de suinocultura das cooperativas do Paraná.

As inscrições devem ser feitas até esta sexta-feira (17/7) pelo agente de desenvolvimento humano das cooperativas por meio do site www.ocepar.org.br. Mais informações pelo telefone (41) 3200-1114.

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Ocesc-Sescoop/SC promove curso sobre gestão secretarial em cooperativas

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC) e a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) promovem, nos dias 23 e 24 de julho, no Floph – Florianópolis Palace Hotel, na capital catarinense, treinamento voltado às secretárias de cooperativas. O objetivo, segundo o coordenador de treinamentos do Sescoop/SC, Ramiro Hensel, é preparar o profissional para uma atuação eficaz, conscientizar sobre a maximização do desempenho, potencializar a liderança e exercitar a redação moderna, profissional e eficiente.

Apresentada pelos instrutores Magali Amorim Mata e José Geraldo Danelon, da Empresa Paidéia Educação, de São Paulo (SP), a programação envolve temas diversos. Durante o curso, serão abordados os seguintes pontos - "Como maximizar sua performance para atuar no mundo globalizado"; "O novo profissional em secretariado"; "Gestão secretarial"; "Comunicação assertiva – alta performance na arte de ser ponte entre executivos, pares, equipes, clientes internos e externos" e "A arte sutil de assessorar, obter resultados, acompanhar, representar os níveis decisórios, sem cobrar e sem autoritarismo".  

A programação também prevê debates sobre características comuns aos profissionais vencedores; autoconhecimento, auto-imagem e auto-estima; postura profissional e linguagem corporal; postura profissional e ética profissional e excelência no atendimento. Os instrutores falarão ainda sobre como agregar valor ao atendimento ao cliente interno e externo; comprometimento e envolvimento como base para um atendimento qualitativo; como redigir cartas e e-mails; o “foco” da informação e a distribuição das idéias em períodos e concordância verbal.

Inscrições podem ser feitas pelo site  www.ocesc.org.br. O evento tem 30 vagas, que serão preenchidas de acordo com as confirmações.
 

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Sistema Ocemg-Sescoop/MG reúne profissionais de contabilidade

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Cerca de 120 pessoas participam do VI Encontro Estadual dos Profissionais de Contabilidade de Cooperativas de Minas Gerais,  aberto hoje (14/7), na sede do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, em Belo Horizonte (MG). Ao dar boas vindas aos participantes, o vice presidente do Sistema Ocemg-Sescoop/MG,  Luiz Gonzaga Viana Lage, destacou a importância do contador no dia-a-dia da cooperativa. Afirmou que diferentemente dos tempos em que o empirismo dominava, hoje a presença desse profissional nas organizações faz toda a diferença.

“O contador é uma das células mais importantes do cooperativismo e a atuação desse profissional no interior de nossas organizações se torna cada vez mais imprescindível. Precisamos ir além das fórmulas de como fazer um balanço. Precisamos inserir a marca de nossos empreendimentos no registro dos ativos, contabilizarmos previsões de riscos, dentre outros”, pontuou.

As competências e habilidades do profissional contábil foram destaques na palestra do especialista em Gestão de Pessoas e Mágico Profissional, Dalmir Sant´Anna. “ Existem pessoas que recebem uma tarefa e desempenham mais do que se espera e outras que rendem menos do que deveria ser feito. Há também o time do mais ou menos. É preciso habilidade para demonstrar compromisso de fazer mais e competência para não aceitar o argumento do mais ou menos. Os profissionais contábeis precisam mostrar que são sabedores de um universo muito maior do que o exercício cotidiano da profissão.  Hoje, o contador não é visto mais como um gerador de livro, ele é um gestor de negócios”, afirmou.

Por sua vez,  o Especialista em Gestão do Terceiro Setor, Benedito Nunes Rosa,  ponderou sobre a importância do balanço social enquanto ferramenta de gestão nas cooperativas. Lembrou  que o cenário mundial está mudado, principalmente face aos últimos escândalos empresariais.  “As ações sociais realizadas pela empresa, bem como o recolhimento de impostos, benefícios pagos aos empregados e as relações com a comunidade registram tudo aquilo que a cooperativa faz no campo social para as pessoas”, relevou.

Para ele, “o Balanço Social tem que ser precedido de um conjunto de ações das empresas, das organizações e cooperativas, que por fim se refletem nesse instrumento de gestão, que serve internamente para que o administrador possa entender a dimensão do trabalho da sua cooperativa, e externamente para que a sociedade veja o papel importante que a cooperativa exerce em seu meio”. 
 
O evento prossegue até esta quarta-feira (15/7), na Casa do Cooperativismo, à Rua Ceará, 771, Funcionários. Entre os assuntos discutidos, estão o Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, Organização Sindical das Cooperativas, Novas Práticas Contábeis Trazidas Pela Lei 11.638/07, MP nº 449/08 e Lei Complementar 130, A Tributação do Ato Cooperativo e Retenções de Impostos e Contribuições na Fonte.
 
Mais informações pelos telefones (31) 3025-7109 / 7110 ou no site www.ocemg.org.br. (Fonte: Ocemg)
 

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Mercado brasileiro atrai cooperativistas italianos

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O Brasil foi considerado um mercado em potencial para desenvolver projetos com cooperativas italianas, na avaliação do presidente da Cooperativa Terremese, Giovanni Errani, que esteve nesta terça-feira (14/7),  na  sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em Brasília (DF). Ele foi recebido pelo presidente da instituição, Márcio Lopes de Freitas, o superintendente, Luís Tadeu Prudente Santos, o secretário executivo, Renato Nobile, e a equipe da Gerência de Mercados da instituição.

A Terremese, que está localizada na região da Emilia-Romagna, pretende alargar as fronteiras e percebe que o Brasil é um excelente mercado para seus produtos agropecuários. O que chama atenção de Errani é a integração racial brasileira e a riqueza de recursos naturais e energia. “Pretendemos criar uma agência estratégica com a OCB para potencialiar os mercados das cooperativas brasileiras e italianas”, afirmou o presidente da Terremese.

Errani também destacou que o cooperativismo brasileiro possue uma diversificação que contempla grandes e pequenas cooperativas. Além disso, ele vê no País uma grande oferta de recursos naturais e um potencial energético fundamental para o desenvolvimento do setor.

Assim como no Brasil, os empreendimentos cooperativos italianos atuam em diversos segmentos como consumo, trabalho e produção, transportes, habitação, seguros, pesca, turismo, mídia, além das cooperativas sociais. Entre os 100 maiores grupos empresarias da Itália, 30 são cooperativas. A 3ª maior companhia de seguros do país também é uma cooperativa.

Errani veio ao rasil acompanhado do diretor Comercial Augusto Verlicchi, responsável pela  produções de cereais, Rita Contessi, responsável gestão interna e de recursos humanos, e Riccardo Gefter, consultor e coordenador do Projeto de Economia e Gestão de Empresas Cooperativas da Universidade de Bologna.

A Tremesse faz parte da Legacoop, organização que reúne cooperativas de diversos segmentos na Itália, e é composta por nove províncias que juntas têm aproximadamente quatro milhões de habitantes, uma das regiões mais ricas da Europa em renda percapita e qualidade de vida. O sistema produtivo regional é identificado com o auto grau de pequenos empreendimentos e cooperação.

A região é referência mundial em cooperativas ou sistema cooperativado de produção. Para se ter uma noção, para cada grupo de em média nove habitantes, existe uma pequena empresa. São aproximadamente quinze mil cooperativas voltadas para o pequeno produtor, com forte ênfase na qualificação do processo de produção e elevado valor agregado ao produto.

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Sescoop orienta cooperativistas de Tocantins a trabalhar com sistema de gestão

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) está auxiliando os gestores das unidades estaduais na utilização do Sistema de Gestão Educacional do Sescoop (Siges). Nesta segunda-feira (13/7), a técnica da Gerência de Apoio ao Desenvolvimento em Gestão do Sescoop (GEADG) Sheila Reis está em Palmas (TO) para orientar os técnicos da unidade do Sescoop/TO.

O Siges é uma ferramenta que auxilia na gestão das atividades desenvolvidas pelas unidades por meio do registro, acompanhamento e avaliação dos dados de execução, capaz de gerar informação das ações do Sescoop nas suas três áreas de atuação: formação profissional, promoção social e monitoramento.

A GEADG é a responsável pela implantação e orientação no uso do sistema. Até o final deste ano, o Sescoop espera implantar o Siges em 23 unidades estaduais. De  20 a 22/7, a equipe estará na Bahia, nos dias 21 e 22/7, no Amazonas; de 28 a 29/7, em Roraima; nos dias 6 e 7/8, no Paiuí; 14 e 15/8, na Paraíba; 20 e 21/8, em Sergipe; 26 e 27/8, no Acre, e 3 e 4 de setembro, no Mato Grosso do Sul (MS).

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Viana ministra palestra na sede da Ocemg

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No próximo dia 17 de julho, o Sistema Ocemg-Sescoop/MG recebe o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues, para discutir a legislação ambiental vigente e o agronegócio mineiro.

Viana ministrará palestra sobre “Meio Ambiente e Agronegócio”. De acordo com o gerente técnico do Sistema, Marco Túlio Borgatti, o assunto é polêmico porque a legislação ambiental, muitas vezes, inviabiliza a produção agropecuária, por restringir áreas de plantio em propriedades rurais com excesso de áreas de preservação permanente.

“Por isso estamos organizando esse evento que, sem dúvida, contribuirá para esclarecer o tema e debater a real situação dos produtores mineiros em relação ao assunto”, disse Borgatti.

O evento tem o objetivo de ressaltar ainda o desenvolvimento de uma agricultura sustentável do ponto de vista socioeconômico e ambiental, que atenda à crescente demanda por alimentos e também aos produtores. ( Fonte: Ocemg)
 

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Pernambuco forma líderes cooperativistas

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Neste sábado (11/7) será a formatura do Programa de Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas em Pernambuco, no município de Salobro, Pesqueira (PE). O gerente de Apoio ao Desenvolvimento em Gestão (GEADG) do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), José Luiz Pantoja, participará da cerimônia que contará com 25 jovens. Essa foi a primeira turma de jovens líderes formada pelo Sescoop de Pernambuco (Sescoop/PE). O Programa investe na formação de pessoas com idade entre 16 e 24 anos, com foco na sucessão das cooperativas e no crescimento do movimento cooperativista brasileiro.

Os jovens concluíram as atividades práticas do curso, em maio, com uma visita para conhecer as experiências de negócios bem-sucedidos no município de Afogados da Ingazeira (PE). Na primeira etapa da visita, foi apresentado ao grupo o projeto Vida, viveiro de flores agroecológico, desenvolvido por jovens do campo, no distrito de Ingazeiras. O local foi viabilizado por meio de parcerias, como a do Instituto Dom Helder Câmara (IPAP), e possui uma variedade de 130 tipos de mudas.

Depois de conhecerem o projeto de sementeira, os alunos do Jovens Lideranças estiveram em uma fábrica de doces caseiros, a Sabores do Pajeú, no mesmo distrito. No estabelecimento, administrado pelo Grupo de Mulheres Xique-Xique, os jovens conheceram a estrutura da fábrica e o seu funcionamento. A atividade foi encerrada com uma palestra sobre gestão dos resíduos sólidos implantada na Cooperativa de Energia, Comunicação e Desenvolvimento do Alto Pajeú (Ceralpa) e uma visita à indústria de reciclagem, também da Ceralpa.
 

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Sescoop/SC promove seminário sobre arquivamento

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (Sescoop/SC) promove, no dia 16 de julho,  o seminário Arquivamento de Atos de Cooperativas. O evento será no Hotel Jaraguá, em Joaçaba (SC). Podem participar secretárias de cooperativas, contadores, assessores e outros profissionais envolvidos com a lavratura ou registro de atos da cooperativa.

A programação, segundo o coordenador de treinamento do Sescoop/SC, Ramiro Hensel, inicia às 8h com apresentação do evento e prossegue com explanação do coordenador de Autogestão do Sistema Ocesc-Sescoop/SC, Elvio Silveira, sobre convocação de reunião; Assembléia geral; confecção de pauta e edital; Quorum; publicação e como realizar uma reunião.

Às 10h30 a diretora de Registro Mercantil da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), Rita de Cássia Rocha Motta, inicia apresentação sobre arquivamento dos atos de cooperativas e a junta comercial – Lei 10. 406 – Código Civil; Decreto 1800/96 e Resolução 01/03 Jucesc. Às 11h30, o tema será lavratura de atas – formas e normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Às 13h30, o palestrante Évio Silveira retorna para discutir os tipos de atas para cooperativas; conteúdo e competência para cada ato: conselho de administração, conselho fiscal, assembléias gerais ordinária e extraordinária, qualificação e termo de desimpedimento de acordo com a lei 5764/71 e Lei 10. 406/02. Às 15h30 o evento prossegue com esclarecimento de dúvidas, questionamentos e situações específicas e às 16h será o encerramento. Inscrições podem ser feitas até o dia13 por meio do site www.ocesc.org.br . (Fonte: Sescoop/SC) 

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Produção, mercado e manejo serão discutidos em Cascavel

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Gestores, técnicos e analistas da área de suinocultura das cooperativas do Paraná estarão reunidos, em Cascavel (PR), para discutir temas ligados à produção de suínos e trocar informações sobre a atividade. É com esse objetivo que Sistema Ocepar-Sescoop/PR promove o Fórum de Suinocultura no próximo dia 21 de julho.

Serão ministradas palestras sobre "Sistemas de produção de suínos", com Iuri Pinheiro, veterinário da Integrall; "Biossegurança na produção de suínos", com o veterinário da Microvet, Danilo Leal; "Mercado nacional e internacional de suínos", com o economista da Safras e Mercados, Paulo Molinari e "Manejo alimentar de suínos", com Douglas Cazzolato Moronii, zootecnista da Multimix.

O assessor técnico da Gerência Técnica e Econômica do Sistema Ocepar-Sescoop/PR, Alexandre Monteiro, vai tratar de assuntos gerais e apresentar o Fórum Virtual como ferramenta para melhorar a comunicação entre os profissionais da área de suinocultura das cooperativas do Paraná.

As inscrições ao Fórum devem ser feitas até o dia 17 de julho pelo agente de desenvolvimento humano das cooperativas através do site www.ocepar.org.br. Mais informações pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ou telefone (41) 3200-1114.  Clique aqui e confira a programação completa do Fórum de Suinocultura (Fonte: Sistema Ocepar-Sescoop/PR)

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