Panamá quer replicar práticas da Unimed e da Uniodonto em construção de hospital
Os sistemas OCB, Unimed e Uniodonto receberam, na última semana, delegação da Cooperativa Profesionales, R. L, do Panamá, que participou de missão internacional para conhecer de perto as boas práticas do cooperativismo brasileiro no Ramo Saúde. As visitas aconteceram entre os dias 18 a 23 de junho e concentraram-se nas cidades paulistas de Botucatu, Sorocaba, Piracicaba, Campinas e São Paulo. Além da apresentação do Sistema OCB e sua representação institucional o grupo conheceu durante as visitas técnicas a dinâmica do movimento no Brasil.
“Muito nos orgulha que o sistema cooperativo de saúde brasileiro, o maior do mundo, seja fonte de exemplo e inspiração para projetos inovadores como este em desenvolvimento pela cooperativa panamense. As imersões realizadas, mesmo que em curto período, demonstraram as potencialidades, desafios e oportunidades que a gestão de excelência é capaz de proporcionar à cooperativa, aos seus cooperados e pacientes”, avaliou o coordenador de Ramos do Sistema OCB, Hugo Andrade.
Com 53 anos de atuação, a Cooperativa Profesionales é vinculada ao Instituto Panameño Autónomo Cooperativo e é a maior cooperativa do país em número de ativos. Ela nasceu como uma cooperativa de crédito, com a oferta de serviços financeiros voltados aos médicos e, com o passar do tempo, passou a atender também os filhos dos cooperados, o que abriu caminhos para agregar outras áreas dentro do rol de produtos ofertados. Agora, a coop está construindo um hospital e, por isso, veui ao Brasil conhecer mais sobre os processos de infraestrutura, aquisição de equipamentos e gestão, por exemplo.
“Outro ponto importante a destacar é que o hospital será importante fonte de intercooperação no Panamá, uma vez que a cooperativa buscará todas as coops do país para convênios e atendimentos. Esta é mais uma maneira de impulsionar e viabilizar o novo negócio da organização, complementou Hugo.
A comitiva também sanou diversas dúvidas sobre a estrutura do comitê de governança e da parte administrativa como um todo. Eles esclareceram questões como o modelo ideal para salas cirúrgicas, laboratórios, melhores marcas e fornecedores de equipamentos e outros insumos. Em Sorocaba, conheceram a unidade da Unimed que é referência em tecnologia e, em Campinas, a sede da Uniodonto que, além de hospital, conta com uma loja de produtos odontológicos. Em Botucatu visitaram a Santa Casa, que conta com participação expressiva do cooperativismo.
O trainee de Relações Internacionais do Sistema, Enzo Ramos, acompanhou a imersão e destacou que a missão deixou uma impressão bastante positiva na comitiva. “Eles tinham muitos questionamentos e muitas informações foram trocadas. O empenho dos anfitriões quebraram inclusive as barreiras dos idiomas”, relatou.