cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
imagem site coop

Destaques da Semana de Competitividade 2023

Encerrados os trabalhos da Semana de Competitividade 2023, os cooperativistas presentes retornaram para suas bases munidos de informações e ideias para impulsionar os negócios. O evento contou com trilhas para capacitar e inspirar em diferentes temáticas como ESG, Inovação, Inteligência de Mercado e Lideranças para Transformação. Palestras marcantes, espaço de cooperação, mesas redondas, laboratórios de práticas e exposição de produtos e serviços coop deixaram a semana ainda mais recheada de conhecimentos e experiências imersivas.

Logo na tarde do primeiro dia (7/8), aconteceu o Encontro Nacional do Ramo Transporte, que reuniu cooperativistas do segmento e autoridades da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). Entre os temas discutidos, a necessidade de processos de intercooperação para alavancar novas oportunidades e avançar na melhoria dos serviços prestados, bem como na atenção às atualizações normativas, juntamente com seus impactos e oportunidades.

O Encontro de Comunicadores do Sistema OCB reuniu representantes das organizações estaduais para uma troca de experiências sobre as tendências e diretrizes de comunicação para o próximo ano. Na oportunidade, os participantes acompanharam palestra sobre o comportamento do público jovem, e construíram de forma conjunta ações para dialogar com as novas gerações.

À noite, o presidente Márcio fez a abertura oficial do evento com o lançamento do Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2023 e a divulgação da pesquisa elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para medir os impactos do movimento para a economia do país. O criador e CEO da Conquer, Hendel Favarin, foi o responsável pela apresentação da palestra magna, que abordou o tema Experiência do cliente: Qual a relação entre Coldplay e Disney.

Iniciados os trabalhos do segundo dia (8/8), os presentes participaram de palestras das diversas trilhas oferecidas, dentre elas estão o painel Como captar recursos públicos e privados para projetos de inovação na sua Cooperativa que detalhou caminhos e estratégias para facilitar a busca de fundos e a palestra Como o IA pode mudar a maneira de fazer negócios, que apontou os benefícios para os negócios trazidos pelo uso da Inteligência Artificial (IA), na Trilha de Inovação. Em Inteligência de Mercado, as palestras Transformando o Cooperativismo: Comércio Digital e o Futuro do Marketplace; e o Painel com a Apex: Por que exportar? demonstraram as oportunidades inegáveis para o cooperativismo no cenário global.

Na trilha de  ESG, a palestra Da materialidade ao roadmap de sustentabilidade destacou a  importância de se mapear os impactos na construção de estratégias para a sustentabilidade dos negócios. O papel do Brasil para a descarbonização global: oportunidades para o coop apresentou formas de acelerar o acesso a ferramentas que mensurem as emissões dos gases de efeito estufa e de  incentivar a adoção de boas práticas que promovam o aumento da produtividade e o sequestro de carbono como maneiras eficientes para a inserção do público cooperativista no tema. Já em Liderança para Transformação as abordagens se concentraram em tópicos como Sucessão: como evitar a desconexão geracional; O segredo do sucesso das coops centenárias; O papel da liderança na reputação e imagem da cooperativa; Design de decisão; e Gestão ambidestra: como administrar o presente, inovar e garantir o futuro

Em plenária, a palestra Panorama Político e Ecônomico Brasileiro 2023 contou com explanações de especialistas que fizeram um apanhado político-econômico de todo o globo edestacaram as oportunidades para o Brasil e para o cooperativismo.

Na quarta-feira (9/8), a especialista Rosilene Rosado e a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Débora Ingrisano, reforçaram A contribuição do coop brasileiro para o ESG. E o CEO da Tátil Design, Fred Gelli, trouxe a sustentabilidade e o foco no consumidor contemporâneo como meio de promoção criativa e ambientalmente correta para impulsionar os negócios na palestra Qual marca a sua marca deixa para nós.

A semana promoveu ainda, a assinatura da renovação do Acordo de Cooperação Técnica com a ApexBrasil para continuidade da parceria na promoção e qualificação das cooperativas para internacionalizar seus produtos. Também foi realizado o lançamento do Programa de Negócios Nacional do Sistema OCB.

A superintendente Tania Zanella encerrou as atividades presenciais com a palestra BRC1 Tri: onde estamos e onde vamos chegar para incentivar a melhoria dos indicadores coop para que o movimento gere ainda mais prosperidade e desenvolvimento para o país.

Na quinta-feira (10/8), aconteceu o encontro on-line dos Agentes de Inovação do Sistema OCB, realizado na contou com a participação de Omar Taha, diretor de Inovação e Tecnologia da Unimed Federação Paraná, e de Karla Oliveira, gerente-geral do Sescoop. Por fim, na sexta-feira (11/8), os impactos da Reforma Tributária (PEC 45/19) foram debatidos por especialistas no Seminário Contábil Tributário do Sistema OCB.

 

 

Conteúdos Relacionados