Workshop impulsiona práticas de ID&E no Sistema Ocergs
- Nenhum
Evento abordou o impacto das ações inclusivas no fortalecimento das cooperativas
O Sistema Ocergs recebeu, nesta quarta-feira (13), o workshop Inclusão, Diversidade e Equidade (ID&E), oferecido pelo Sistema OCB com o objetivo de reforçar o compromisso do cooperativismo com práticas que valorizam a pluralidade e promovem a inclusão no ambiente cooperativo. O evento contou com a presença de membros dos comitês de Diversidade, Geração C e Elas pelo Coop do Sistema Ocergs, além do público interno da organização, para discutir e aprimorar estratégias que incentivem a diversidade e fortaleçam o cooperativismo inclusivo.
Mário de Conto, superintendente do Sistema Ocergs, fez a abertura e destacou a relevância do tema, além de ressaltar que, por meio da Matriz de Materialidade, a organização identificou que a diversidade está entre os temas prioritários apontados pela pesquisa realizada com stakeholders. “A diversidade foi uma das principais preocupações levantadas, o que nos levou a criar o Comitê de Diversidade e a refletir sobre ações concretas para a OCE. A realização do workshop veio em momento muito oportuno para alinhar nossos esforços com as estratégias nacionais de ID&E”, afirmou.
Durante sua participação, Divani Ferreira, analista da Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, falou sobre a importância das ações de inclusão. Ela destacou que o workshop faz parte de um conjunto de estratégias que busca incentivar a inclusão e valorização de pessoas com diferentes histórias, ideias e experiências. “Nossa proposta é promover um ambiente respeitoso e equânime nas cooperativas, que reconheça a diversidade como um ativo estratégico para atração e retenção de talentos”, declarou.
Os objetivos principais do workshop, que reforçam a importância da implementação de práticas de ID&E, estão alinhados com diversos aspectos estratégicos do cooperativismo e da sustentabilidade corporativa, entre eles, o fortalecimento do sétimo princípio que trata do interesse pela comunidade; as diretrizes estratégicas estabelecidas no 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CB); a atenção global aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à agenda ESG; além da busca por lideranças mais diversas e atentas às exigências de clientes e consumidores.
Outros pontos cruciais incluem a necessidade de retenção de talentos e a preparação de novas gerações para lidar com os desafios da sucessão dentro das cooperativas. Encerrando o workshop, Divani ressaltou o papel do cooperativismo na promoção de um futuro sustentável. “Quando o Brasil e o mundo se conectarem plenamente com o cooperativismo e a sustentabilidade, poderemos, com indicadores qualificados de desempenho, mostrar que o futuro do planeta é coop”, concluiu.
O evento também proporcionou um momento de aprendizado com especialistas e membros de comitês dedicados à diversidade, que compartilharam suas experiências e práticas de inclusão.
Saiba Mais: