Economia e cooperativismo são debatidos em 52º Encontro da Anpec
- Nenhum
Painel realizado no evento explorou avanços econômicos e sociais do movimento
O Sistema OCB participou, na última terça-feira (10), de painel do 52º Encontro Nacional de Economia da Associação Nacional dos Centros de Pós-graduação em Economia (Anpec), realizado em Natal, no Rio Grande do Norte. O evento, que reuniu especialistas de todo o Brasil, incluiu representantes do Sistema OCB, Sicredi e Fipe para debater o impacto do cooperativismo na economia brasileira.
Durante o evento, Arthur Nery, analista de estudos econômicos do Sistema OCB, destacou as principais iniciativas promovidas pela entidade para fomentar a produção acadêmica e a pesquisa no cooperativismo. Entre elas, as Chamadas de Pesquisa realizadas em parceria com o CNPq e o Sescoop
Na primeira chamada, realizada em 2018, foram financiados 41 projetos em 13 estados, que envolveram 28 instituições e geraram mais de 330 artigos acadêmicos publicados. Já na segunda chamada, em 2022, foram 44 projetos contemplados, distribuídos por 15 estados e 31 instituições, com R$ 3,8 milhões em recursos destinados. O Sistema OCB sinalizou interesse em lançar uma terceira edição para dar continuidade ao apoio acadêmico.
Para Arthur Nery, a colaboração entre o Sistema OCB e a rede de pesquisadores em cooperativismo é fundamental para o desenvolvimento e o fortalecimento do modelo de negócios no Brasil. “As iniciativas que apresentamos aqui demonstram nosso compromisso em apoiar e incentivar a produção acadêmica nesse campo. Acreditamos que a sinergia entre a pesquisa e a prática é essencial para gerar conhecimento, promover a inovação e garantir a sustentabilidade do cooperativismo”, disse.
Outra iniciativa de destaque foi o Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC). A edição mais recente, em 2023, contou com 144 trabalhos submetidos e 14 palestrantes de renome. O próximo evento está previsto para outubro de 2025, com submissão de trabalhos programada para março.
Arthur Nery ressaltou, ainda, o papel do Anuário do Cooperativismo Brasileiro como a principal fonte de dados primários sobre o movimento e reafirmou o compromisso do Sistema OCB em fornecer informações detalhadas aos pesquisadores e, junto com os representantes da Fipe, descreveu os principais resultados do estudo realizado em parceria com o Sistema OCB para mensurar, com precisão, a relevância das cooperativas de crédito no Brasil.
O estudo mostra que a presença delas gera um aumento expressivo no PIB per capita dos municípios onde estão localizadas, na criação de empregos e na arrecadação tributária, além de impulsionar o agronegócio e reduzir a pobreza. “Em termos de PIB per capita, os municípios que contam com cooperativas de crédito registraram um incremento de R$ 3.852 por habitante, equivalente a 10% da média nacional de 2021. A geração de empregos foi outro destaque, com 25,3 novos postos de trabalho por mil habitantes, equivalente a 15,1% acima da média nacional. No empreendedorismo, o crescimento apontado é de mais 3,2 estabelecimentos por mil habitantes (15,6% da média nacional)”, descreveu Arthur.
Luan Rezende Eduardo, pesquisador do Sicredi, abordou o conceito e o crescimento das cooperativas de crédito no país. Ele explicou que essas instituições possuem um modelo de governança diferenciado, no qual os associados são donos do negócio e contrastam com o foco em lucros para acionistas dos bancos tradicionais.
Ele também apresentou os benefícios econômicos do cooperativismo de crédito, como o Impulso às economias locais, com a presença em comunidades e municípios menores; as decisões baseadas na proximidade, em que a comunidade participa da análise de crédito e diminui as assimetrias de informação; e os produtos adaptados às necessidades locais, em que a prioridade é o atendimento personalizado.
Saiba Mais:
- Coop de Crédito mantêm presença no Conselho de Administração do Open Finance
- Finanças sustentáveis: cooperativismo está pronto e engajado
- Cooperativas de crédito são reconhecidas por inovação com propósito