Coops rumo à COP30: seleções abertas para painéis temáticos
Chamadas vão escolher cooperativas para os painéis temáticos; protagonismo climático é destaque
O maior evento climático do planeta será palco para mostrar ao mundo a força transformadora do cooperativismo brasileiro. Em 2025, a cidade de Belém (PA) sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), e o Sistema OCB acaba de lançar o edital que vai selecionar cooperativas para representar o setor em diferentes espaços da conferência. A iniciativa reforça o compromisso do movimento com a transição climática justa e oferece às cooperativas a chance de dar visibilidade internacional a suas soluções sustentáveis.
O regulamento completo para a participação em painéis temáticos do cooperativismo, promovido pelo Sistema OCB na programação oficial da COP30, estão disponíveis aqui.
“É a primeira vez que o cooperativismo brasileiro terá uma presença tão estruturada na COP. Queremos mostrar, com dados, experiências e resultados, como as cooperativas já são protagonistas na adaptação e mitigação climática, além de oferecerem alternativas concretas de desenvolvimento territorial sustentável”, destacou Tania Zanella, superintendente do Sistema OCB.
Painéis Temáticos: experiências de todos os ramos
A chamada é aberta a cooperativas de todos os ramos, desde que desenvolvam iniciativas com impacto climático positivo alinhadas aos eixos do Manifesto do Cooperativismo para a COP30. Entre os temas elegíveis estão agricultura de baixo carbono, bioeconomia, energia limpa, financiamento climático e soluções de adaptação e mitigação de riscos.
As cooperativas interessadas devem estar regulares junto ao Sistema OCB e apresentar iniciativas comprovadas, com potencial de replicabilidade, impacto mensurável e conexão com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os projetos selecionados serão apresentados ao público internacional e brasileiro durante a conferência, em painéis organizados pelo Sistema OCB em espaços de alto nível de interlocução.
“Essa é uma oportunidade única de mostrar ao mundo que o cooperativismo é solução real. A COP30 não é apenas um espaço de fala: é uma vitrine de credibilidade. Por isso, estamos buscando cases que tenham inovação, impacto e resultados concretos”, reforça Tania.
Inscrições e prazos
As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico, disponível no site Coop na COP30. As cooperativas deverão apresentar iniciativas e ter disponibilidade para a participação presencial em Belém, entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025. A data final para envio das propostas é em 8 de setembro.
A seleção será feita por uma comissão técnica independente, que avaliará as iniciativas com base em critérios objetivos, como inovação, impacto, alinhamento estratégico e participação em programas do Sistema OCB (como ESGCoop e soluções climáticas). “Queremos garantir uma presença diversa, representativa e qualificada do cooperativismo brasileiro na COP30. É hora de ocuparmos esse espaço com a força que temos na prática e no território”, finaliza Tania.