Câmara Temática de reciclagem discute fortalecimento do setor
- Nenhum
Gargalos na submissão de editais e ampliação do diálogo para apoio ao setor foram abordados
A Câmara Temática de Reciclagem realizou, nesta segunda-feira (28), reunião que contou com 21 participantes entre representantes do Sistema OCB, de Organizações Estaduais (OCEs) e representantes estaduais das cooperativas de reciclagem. No encontro, foram discutidos temas importantes para o fortalecimento do segmento, como a Lei de Incentivo à Reciclagem (14.260/2021) e, também, as oportunidades do setor. Com a troca de experiências e o mapeamento dos principais obstáculos, o Sistema OCB e as unidades estaduais esperam implementar ações direcionadas para apoiar as cooperativas em suas demandas estratégicas.
Programas do governo federal, como o Pró-Catador, tem impulsionado o interesse das coops do segmento por editais de incentivo. No entanto, os participantes relataram os principais desafios enfrentados, como gargalos no processo de submissão de propostas e na obtenção de apoio técnico e informacional.
Letícia Monteiro, analista técnico-institucional e representante do segmento de gestão de resíduos do Sistema OCB, destacou a importância de reforçar o diálogo entre as cooperativas e as entidade estaduais, de modo que seja aberto um espaço para demandas urgentes e soluções conjuntas, entre as cooperativas e o Sistema OCB. "A reunião foi fundamental para fortalecermos o diálogo com os cooperativistas, além de promover uma abertura para que as demandas mais urgentes e possíveis soluções fossem compartilhadas. Os representantes trouxeram contribuições valiosas e exemplos concretos de como estão buscando soluções junto ao Sistema OCB”, disse.
A experiência positiva de algumas cooperativas no Programa de Negócios também foi compartilhada por representantes de estados que já tiveram suas coops beneficiadas na estrutura e governança das organizações.
Magnun Vinicius Borges da Cruz, analista de Desenvolvimento de Cooperativas, apresentou números sobre diagnósticos oferecidos pelo Sistema OCB, e enfatizou a importância de uma participação ativa das cooperativas nesse processo. “Cada vez mais elas estão se fazendo valer dessas ferramentas, o que as apoia nos processos de tomada de decisão. No entanto, ainda temos espaço para aperfeiçoar os números, a fim de aprimorar o autoconhecimento e o desenvolvimento das cooperativas nesse segmento,” observou.
Saiba Mais: