Projeto impulsiona cooperativas de reciclagem no DF
Sistema OCB participa de evento para apresentar plano de ações para fortalecimento do segmento
O Sistema OCB participou, nesta quarta-feira (5), do evento de apresentação do plano de ação do projeto Fortalecimento da Cadeia de Reciclagem do DF, realizado durante o encontro do Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços - Câmara de Reciclagem do Sistema OCDF. A gerente-geral, Fabíola Nader Motta, representou a unidade nacional e falou sobre a importância do papel desempenhado pelo segmento. “A reciclagem vai muito além da promoção de um meio ambiente saudável. Ela é responsável também por transformar realidades e garantir desenvolvimento socioeconômico para os catadores e catadoras que atuam na coleta”, destacou.
A gerente lembrou que as cooperativas de reciclagem vem se consolidando cada vez mais no país e que o Distrito Federal é um dos protagonistas no incentivo e fortalecimento do setor. “O Sistema OCB congrega atualmente 97 cooperativas que reúnem mais de 4 mil catadores de materiais recicláveis. Elas figuram como possibilidade de trabalho formal para esses agentes, com um ambiente de maior salubridade e equipamentos de proteção individual, além de permitir ganho de escala produtiva. Por isso, valorizamos e entendemos a importância de um ambiente favorável para o seu desenvolvimento como vem sendo trabalhado pelo Sistema OCDF”, acrescentou.
Segundo ela, as parcerias são muito importantes para o alcance dos objetivos e os resultados do projeto Fortalecimento da Cadeia de Reciclagem no DF, implementado em conjunto com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Ministério de Integração Regional (MIDR) são prova de como os esforços conjuntos podem fortalecer ainda mais o segmento. “Nesse sentido, o Programa NegóciosCoop para a Reciclagem - iniciativa concebida pelo Sistema OCB - tem ampla aderência ao trabalho desenvolvido. Nele, trabalharemos em cinco pilares: quadro social, produção, gestão, agregação de valor e mercado”, explicou.
A gerente ressaltou que assim como no projeto de Fortalecimento das Cooperativas, que contou com ações de consultoria e tutoria, diagnóstico, aplicação de ferramentas de gestão, análise de viabilidade e prospecção de novos mercados, além de organização do quadro social, o Programa NegóciosCoop utiliza uma abordagem participativa e imersiva para capacitar as cooperativas de reciclagem no aprimoramento das vendas e na garantia da sustentabilidade econômica, financeira e ambiental de suas atividades.
O presidente do Sistema OCDF, Remy Gorga Neto, salientou que a parte inicial do projeto identificou pontos significativos e que o plano de ação que começará a ser implementado a partir de agora, com certeza, trará resultados ainda mais positivos. “O estudo avaliou toda a cadeia de reciclagem do DF para verificar o que poderia ser feito em termos de verticalização e outras soluções que possam agregar valor ao processo. Foram várias etapas que contaram, inclusive, com visitas a outros países para troca de experiências. Agora, chegou a hora de implementar as soluções propostas”, declarou.
Ainda durante o evento, membros das cooperativas de reciclagem participaram de uma oficina promovida pelo Sistema OCDF, momento em que puderam compartilhar suas experiências e priorizar os trabalhos que pretendem realizar durante o ano.
O Projeto Fortalecimento da Cadeia de Reciclagem do DF é realizado desde 2022. Nos últimos dois anos, foram realizadas várias atividades com foco no diagnóstico e no desenvolvimento econômico e organizacional das cooperativas de reciclagem do DF. Estudo e orientações sobre estrutura física mínima para operação, captação de recursos, boas práticas no mercado, programa de desenvolvimento de cooperado, entre outros temas, compuseram os produtos entregues e as atividades realizadas com estas cooperativas. A última etapa do Projeto foi a elaboração e apresentação do plano de ação.