Cooperativismo como expressão da cultura brasileira
O Boletim Político desta semana apresenta novos avanços na representação do cooperativismo no Brasil.
Nesta quarta-feira (3), a Câmara dos Deputados aprovou, em sua última comissão de mérito, o PL 357/2025, que reconhece o Cooperativismo como Manifestação da Cultura Nacional. A proposta, que integra as ações do Sistema OCB em celebração ao Ano Internacional das Cooperativas, segue agora para apreciação no Senado Federal. Este é um marco simbólico importante, que reforça o papel do cooperativismo não apenas como modelo de negócios, mas também como exemplo de inclusão produtiva e de fortalecimento de comunidades locais.
Acompanhe, neste boletim, os avanços alcançados em políticos públicas de promoção, valorização e incentivo ao nosso movimento no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas em todo o país, em um ano tão especial e marcante para o cooperativismo.
Boa leitura!
Download
Veja mais
A segunda edição de 2025 do Impulso do Coop está no ar! Desta vez, trouxemos uma análise econômica sobre as mudanças que a Lei Complementar 213/2025 traz para o cooperativismo de seguros. Confira ainda os impactos dessa conquista no trabalho e nos negócios, desafios e oportunidades para o setor, as indicações da nossa agenda e muito mais. Boa leitura!
A Análise Econômica número 55 nos mostra como ações humanas são capazes de influenciar nas questões climáticas e ambientais. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o aquecimento do planeta já atingiu 1,2 graus Celsius e projeta-se que esse valor ultrapasse 1,5 nos próximos 20 anos. As principais medidas a serem tomadas para reverter esse cenário, serão debatidas pelos líderes mundiais entre os dias 31/10 e 12/11 na COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas). E o cooperativismo, que sempre foi comprometido com as pautas ambientais, segue investido cada vez mais em sustentabilidade. Confira nesta edição os principais temas que serão abordados na COP26 e as iniciativas das coops alinhadas à promoção de um mundo mais sustentável!
Regulamentação da Reforma Tributária: atualizações e expectativas
As cooperativas brasileiras estão expandindo suas fronteiras em busca de novas oportunidades e mercados internacionais. No 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), foi definida uma estratégia crucial para os próximos cinco anos: a internacionalização como caminho para crescimento e diversificação de riscos. Este boletim detalha como essa estratégia pode impulsionar o desenvolvimento das cooperativas, desde a preparação até a promoção comercial e suporte contínuo. Boa leitura!