Cooperativismo como expressão da cultura brasileira

O Boletim Político desta semana apresenta novos avanços na representação do cooperativismo no Brasil.
Nesta quarta-feira (3), a Câmara dos Deputados aprovou, em sua última comissão de mérito, o PL 357/2025, que reconhece o Cooperativismo como Manifestação da Cultura Nacional. A proposta, que integra as ações do Sistema OCB em celebração ao Ano Internacional das Cooperativas, segue agora para apreciação no Senado Federal. Este é um marco simbólico importante, que reforça o papel do cooperativismo não apenas como modelo de negócios, mas também como exemplo de inclusão produtiva e de fortalecimento de comunidades locais.
Acompanhe, neste boletim, os avanços alcançados em políticos públicas de promoção, valorização e incentivo ao nosso movimento no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas em todo o país, em um ano tão especial e marcante para o cooperativismo.
Boa leitura!
Download
Veja mais
O destaque desta edição é o Decreto 12.174/2024 que estabelece as garantias trabalhistas na execução dos contratos administrativos no âmbito da administração pública federal. Também analisamos os normativos do MTE que visam regulamentar a lei de igualdade salarial entre homens e mulheres e o Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravo. Boa leitura!
Quer entender como a inovação impulsiona o crescimento socioeconômico e molda o futuro do cooperativismo brasileiro? A análise econômica desse mês apresenta uma avaliação do Relatório do Índice Global de Inovação e demonstra, baseado em estudos científicos, como a inovação impacta no crescimento econômico dos países. Além disso, apresentamos dados importantes sobre a inovação no cooperativismo brasileiro, fruto da Pesquisa Nacional de Inovação no cooperativismo brasileiro. Não perca as percepções valiosas e os dados relevantes que compõem o relatório deste mês!
Dando continuidade à análise sobre os desdobramentos da crise causada pelas tarifas norte americanas, este boletim internacional traz seus reflexos para as cooperativas brasileiras e os caminhos possíveis para superar esse cenário adverso. Boa leitura!
A análise econômica especial do mês de julho é fruto da parceria firmada entre OCB e APEX-Brasil. Construída de forma conjunta, a edição ilustra o desempenho do comércio exterior brasileiro e traz como nossas cooperativas estão se posicionando frente ao mercado internacional. No acumulado do primeiro semestre 2021, as exportações brasileiras cresceram 35% e somaram US$ 135,9 bilhões, enquanto as importações subiram 26,5% e totalizaram US$ 99,2 bilhões. E o cooperativismo também faz parte desses números: em 2020, nossas cooperativas foram responsáveis por 100% das exportações de 74 municípios brasileiros. Confira, nessa edição, as informações mais atualizadas para estimular a inserção do modelo de negócio cooperativista nos mercados exteriores.