Tarifas dos EUA e os impactos sobre o Brasil
Desde 6 de agosto, estão em vigor as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, marcando um dos momentos mais delicados das relações comerciais e diplomáticas entre os dois países.
Neste contexto desafiador, o governo brasileiro tem intensificado esforços para mitigar os efeitos econômicos da medida, buscando alternativas comerciais, mobilizando instrumentos jurídicos e reforçando a diplomacia em fóruns internacionais. As negociações com novos parceiros comerciais, como União Europeia, México, Canadá e países asiáticos, ganham protagonismo como parte da estratégia de diversificação.
Este boletim internacional traz uma análise sobre os desdobramentos da crise, seus reflexos para as cooperativas brasileiras e os caminhos possíveis para superar esse cenário adverso. Boa leitura!
Download
Veja mais
A retomada dos trabalhos legislativos
Análise política: Emendas parlamentares no centro da agenda
No Panorama Internacional dessa semana apresentaremos o que é a COP 30, quais suas oportunidades e desafios e como o Sistema OCB está trabalhando para garantir o espaço do coop. Boa leitura!
As cooperativas brasileiras estão expandindo suas fronteiras em busca de novas oportunidades e mercados internacionais. No 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), foi definida uma estratégia crucial para os próximos cinco anos: a internacionalização como caminho para crescimento e diversificação de riscos. Este boletim detalha como essa estratégia pode impulsionar o desenvolvimento das cooperativas, desde a preparação até a promoção comercial e suporte contínuo. Boa leitura!