Tarifas dos EUA e os impactos sobre o Brasil
Desde 6 de agosto, estão em vigor as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, marcando um dos momentos mais delicados das relações comerciais e diplomáticas entre os dois países.
Neste contexto desafiador, o governo brasileiro tem intensificado esforços para mitigar os efeitos econômicos da medida, buscando alternativas comerciais, mobilizando instrumentos jurídicos e reforçando a diplomacia em fóruns internacionais. As negociações com novos parceiros comerciais, como União Europeia, México, Canadá e países asiáticos, ganham protagonismo como parte da estratégia de diversificação.
Este boletim internacional traz uma análise sobre os desdobramentos da crise, seus reflexos para as cooperativas brasileiras e os caminhos possíveis para superar esse cenário adverso. Boa leitura!
Download
Veja mais
Atuação do Sistema OCB na devolução da MPV 1227/24
Os conflitos geopolíticos e as disputas entre grandes potências estão transformando o comércio internacional. Estratégias comofriendshoringenearshoringganham força, redesenhando fluxos e parcerias globais. Este material analisa os principais impactos dessas mudanças, como fatores políticas internacionais afetam os mercados globais, além de indicar uma visão dos resultados do Coop em relação às exportações. Explore os desafios e oportunidades que esse novo cenário global impõe ao cooperativismo!
A ONU indicou que 2025 é o Ano Internacional das Cooperativas, reforçando sua importância e relevância para a economia global. Neste boletim, trazemos uma análise econômica do que esperar para o ano, as principais tendências tecnológicas e como o cooperativismo se consolida como um modelo de negócios do futuro. Clique no botão abaixo e baixe a análise!
O PLP 27/20 e as conquistas do cooperativismo em 2022