Diplomacias bilaterais com a China e com a Rússia

O atual contexto geopolítico global é marcado por uma intensificação das medidas protecionistas adotadas pelos Estados Unidos, que têm elevado tarifas e criado barreiras comerciais para proteger sua indústria e conter o avanço tecnológico da China. Essa postura tem provocado rupturas nas cadeias globais de produção, aumentando custos logísticos e gerando incertezas para os setores público e privado.
Neste contexto, a China tem procurado se posicionar como principal defensora do multilateralismo, fortalecendo sua influência em fóruns internacionais e buscando ampliar parcerias comerciais, especialmente com países emergentes como o Brasil. Na nação eslava, o governo brasileiro realizará uma Reunião bilateral com o presidente russo, Vladimir Putin, para discutir comércio, especialmente focado em fertilizantes, investimentos e diplomacia.
Download
Veja mais
O Boletim Trabalhista e Sindical desta semana traz as principais novidades da legislação trabalhista. O destaque é a criação, pelo MTE, da Câmara Nacional de Acompanhamento do Emprego para monitorar a manutenção de postos de trabalho diante das tarifas dos EUA. Também abordamos o prazo para envio do Relatório de Transparência Salarial e o material do MTE sobre boas práticas em negociações coletivas. Boa leitura!
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio - Alterações trazidas pela Lei nº 14.457/2022
Gestão pública I Reforma administrativa, teto de gastos e ruídos na equipe econômica 20ª Edição - Edição Especial I Panorama da atuação do governo no pré e no pós-pandemia
Choque entre poderes: o que esperar do cenário político para os próximos meses