cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicredi Serrana aprimora programas de educação cooperativa e financeira

Imagem Destaque

2014
Sul
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados de Carlos Barbosa – Sicredi Serrana RS
177
650
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Educação
Cooperativa adota metodologia mais participativa e abre espaços para a troca de informações e experiências com seus associados. Cursos são divididos por público e abordam desde temas de gestão corporativa até histórias para crianças.

Contexto e desafios

A cooperativa de crédito Sicredi Serrana RS realiza, desde 2010, um programa de educação cooperativa e, desde 2013, um programa de educação financeira. Segundo a cooperativa, os associados participam ativamente das formações, colaborando para o objetivo de manter o quadro social próximo, participativo e protagonista do negócio.

No entanto, na busca contínua por melhorias nos programas de educação promovidos, a cooperativa realizou mudanças metodológicas ao longo do tempo, a fim de tornar os cursos mais participativos. 

Para a Sicredi Serrana, tudo deve concorrer para cumprir a missão e surpreender os associados positivamente: a qualificação e diversificação dos facilitadores - ou seja, das pessoas que lideram essas formações, sejam colaboradores internos, sejam parcerias com instituições externas; a proposta teórica e metodológica; a estrutura de agendas e calendários; o material didático; e os ambientes de formação, entre outros. 

Desenvolvimento e metodologia

Programa de educação cooperativa (Programa CRESCER)

Embora a educação cooperativista sempre tenha sido realizada de acordo com as diretrizes da Fundação Sicredi e valendo-se do processo de andragogia - um conceito de educação para adultos -, a Sicredi Serrana decidiu, após um amplo processo de análise, empregar neste programa a metodologia da “roda do aprendizado”. 

Ela permite ao associado criar significação a partir de suas experiências, se manifestar, interagir com o grupo e se envolver mais com a cooperativa. Além disso, cada formação é tecnicamente planejada em detalhes, inclusive com marcação de tempo para cada atividade. 

Por meio da nova metodologia de aprendizado, a cooperativa notou um grande salto de qualidade, atestado pela frequência dos participantes e pela satisfação dos colaboradores que lideram os encontros.

A roda do aprendizado é um instrumento de educação em equipe, desenvolvido por Roberto Tranjan e implantado pela Yassaka Educação Comercial, que estimula o uso do pensamento sistêmico e promove uma mudança do modelo mental, privilegiando uma visão compartilhada. Ela se baseia em dinâmicas de grupo e nos trabalhos em equipe. 

A metodologia está dividida nas etapas de: percepção, observação, informação, significação, conhecimento, experimentação, habilitação e incorporação. Segundo a cooperativa, passar por todas as etapas é vital para que o aprendizado se dê de forma consistente.

Para a Sicredi Serrana, a metodologia da roda do aprendizado está contribuindo muito porque dá segurança aos facilitadores e envolve constantemente os participantes, tornando-os sujeitos de seu próprio aprendizado. Além disso, permite que novos conteúdos sejam trabalhados e possibilita constância na realização das atividades.

Programa de educação financeira

Já o programa de educação financeira da Sicredi Serrana vem se estruturando sistematicamente desde 2013, quando foram realizadas formações pilotos. Essas experiências foram atestadas, melhoradas e ampliadas, e hoje ocorrem de forma abrangente.

A cooperativa tem várias frentes de trabalho:

  • Para o público empresarial:  Promoção, responsabilidade e seleção dos conteúdos da cooperativa em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que realiza a formação. Entre os conteúdos: Administrando o Fluxo de Caixa; Análise de Custos, Despesas e Preço de Venda; Vencendo a Inadimplência.
  • Para o público rural: Promoção, responsabilidade e seleção dos conteúdos pela cooperativa em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), que realiza a formação. Dentre os conteúdos: Gestão da Propriedade Rural.
  • Para crianças, adolescentes e jovens: Realizados nas escolas pelos gerentes das unidades de atendimento, com apoio da área de comunicação e relacionamento da cooperativa. 

Hoje, os programas de educação financeira da Sicredi Serrana estão reunidos sob o projeto “Cooperação na Ponta do Lápis”. Há ações voltadas a pessoas físicas, microempreendedores, adolescentes e crianças, sempre tendo como base a economia comportamental. Os materiais e ações consideram as diferenças entre públicos e, por isso, usa linguagens, conteúdos e formatos adaptados a cada perfil. 

Para as crianças, por exemplo, o Sicredi fechou uma parceria com a Mauricio de Sousa Produções para criar uma série temática de histórias da Turma da Mônica, que explica sobre a origem do dinheiro, o orçamento familiar e como funcionam compras à vista ou a prazo, entre outros assuntos.

Resultados e aprendizados

As novas práticas adotadas pela Sicredi Serrana na educação cooperativista e na educação financeira estão contribuindo para melhorias em qualidade, aproveitamento, frequência e contribuições para a gestão, pois criam um espaço mais adequado para a troca de informações e experiências entre a cooperativa e seus associados. 

Além disso, foi realizado um amplo trabalho de formação e qualificação dos executivos e gerentes das unidades de atendimento. Por serem também facilitadores dos programas e estarem diretamente envolvidos na constituição das turmas, é fundamental que eles tenham confiança na sua capacidade de fomentar a aprendizagem.

Segundo o depoimento de Iliane Maria Ceccon Tondo, gerente de uma unidade de atendimento da Sicredi Serrana e uma das educadoras do programa Crescer, através do curso foi possível se aproximar e sentir o interesse dos associados em conhecer mais e participar da cooperativa. 

“Olhamos e convidamos os associados que queremos conosco. Pessoas que, acreditamos, possam contribuir com a cooperativa: com ideias, sugestões de como atender às expectativas, além de estreitarmos relacionamento com os participantes, pois se trata de uma oportunidade ímpar para divulgar nossos produtos e serviços e principalmente ouvir nossos associados”, relata.

CONTATO DA COOPERATIVA

Sede Regional: (54) 3461-8600

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

ESGCOOP

A Cooperativa Agrícola Água Santa (Coasa) criou o projeto "Nosso Solo, Nossa Colheita" para combater a degradação do solo. Com assistência técnica contínua aos seus cooperados, a iniciativa incentiva a rotação de culturas e a cobertura vegetal permanente, gerando ganhos econômicos e ambientais, como maior produtividade, menos erosão e maior sequestro de carbono.

ESGCOOP

Objetivo: Reafirmar o compromisso de responsabilidade socioambiental instalando uma agência 100% sustentável, construída com 22 contêineres, isolamento térmico, infraestrutura verde e todos os demais pré-requisitos sustentáveis. Resultados: Construção de agência sustentável. Diminuição do impacto ambiental por meio da recaptação de água da chuva. Economia por meio da geração de energia elétrica fotovoltaica.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Feirões de Negócios reúnem parceiros locais que expõem seus produtos - como veículos e máquinas - para venda com apoio de financiamento da cooperativa de crédito. Na edição de 2019, por exemplo, o Sicoob São Miguel prospectou mais de R$ 3,8 milhões em negócios.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Pensando em aumentar o conhecimento de possíveis novos cooperados, a Coopanest-CE criou um curso anual de admissão de novos cooperados. Nele, os participantes que se enquadram nos pré-requisitos podem aprender mais sobre os princípios cooperativistas e sobre a própria Coopanest-CE.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.