cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicoob Credialto cria programa de educação cooperativa, empreendedora e financeira para jovens

Imagem Destaque

2017
Sudeste
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Alto São Francisco Ltda.
13500
120
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Educação
Sicoob Credialto cria programa de educação cooperativa, empreendedora e financeira para jovens de 14 a 16 anos. O Programa Cooperando para o Futuro visa tornar os adolescentes em profissionais preparados para o mercado de trabalho

Contexto e desafios

Em 2017, o Sicoob Credialto percebeu que apesar da pauta “Educação cooperativa, empreendedora e financeira” estar em alta, boa parte da população jovem onde a cooperativa atua não tinha este conhecimento. Além disso, também identificou a falta de conhecimento sobre a educação cooperativista em si. 

Foi com esses desafios em mente que a cooperativa criou o Programa Cooperando para o Futuro. A iniciativa visa enriquecer a formação de jovens de 14 a 16 anos de idade atendidos pela Associação de Valorização e Apoio aos Menores Piumhi (AVAMEP). Por meio de aulas de educação cooperativista, empreendedora e financeira, eles podem se tornar profissionais preparados para o mercado de trabalho.

O objetivo principal é contribuir para a formação de jovens que entendem sobre o cooperativismo, que saibam empreender e que sejam independentes financeiramente. E para que isso fosse possível, o Sicoob Credialto desenvolveu um plano de ação detalhado.

Desenvolvimento e metodologia

O primeiro passo para que o projeto Cooperando para o Futuro se desenvolvesse foi o contato com a AVAMEP e a apresentação da iniciativa por meio de uma reunião. Firmada a parceria, a cooperativa começou o desenvolvimento do conteúdo, aulas e seminários, e a seleção de voluntários.

Com o apoio de uma consultoria em gestão de pessoas, a unidade de Comunicação definiu o conteúdo e o cronograma. E para as aulas terem o efeito desejado, os três eixos são trabalhados de modo interdisciplinar.

  • Educação empreendedora: características do comportamento empreendedor; 
  • Educação cooperativa: os princípios do cooperativismo;
  • Educação financeira: baseado no programa de educação financeira para escolas do Banco Central.

Após a definição do cronograma de aulas e do conteúdo que será ministrado, o Sicoob Credialto realizou uma reunião com os conselheiros, diretores, colaboradores e estagiários. O objetivo era convidá-los a participarem da iniciativa sendo professores voluntários.

Aulas e seminários

Com tudo definido e organizado, três turmas com cerca de 30 alunos começaram a ter aulas, que acontecem no Espaço Cultural e Museu do Cooperativismo, localizado na agência-sede da cooperativa.

As aulas são de caráter teórico e expositivo, com a ajuda de filmes e até estudos de caso sobre cooperativismo, empreendedorismo e finanças. Elas acontecem uma vez por mês com duração de 4 horas.

Os seminários, por sua vez, focam em apresentações de profissionais externos. Eles ocorrem uma vez por semestre e também duram 4 horas. 

Vale ressaltar que, para abordar todos os temas presentes no conteúdo programático, o curso dura dois anos, sendo dividido em nível básico e avançado. E, para manter a organização, a unidade de Comunicação do Sicoob Credialto acompanha o andamento do curso através de listas de presença e de um arquivo com as aulas dadas e os seminários realizados.

Resultados e aprendizados

A primeira melhoria que a cooperativa implantou no programa foi a criação do Cronograma do Curso do Programa Cooperando para o Futuro. A ideia é usar o cronograma para manter todas as 22 aulas padronizadas para turmas futuras.

A cooperativa também planeja expandir o projeto e aumentar o público-alvo das aulas, incluindo os filhos dos associados e alunos das escolas da região onde atuam. Assim, ficam cada vez mais alinhados a dois princípios cooperativistas: interesse pela comunidade e educação, formação e informação.

O Programa Cooperando para o Futuro atendeu a todos os jovens da AVAMEP, aumentando suas qualificações em 52%. Além disso, a iniciativa obteve o percentual máximo de satisfação dos alunos com o curso. 

O número de professores e de horas disponibilizadas por eles também foi positivo. Cerca de 11% do quadro funcional do Sicoob Credialto se voluntariou para ensinar os jovens. Os colaboradores disponibilizaram 126 horas, aproximadamente, para a iniciativa.

Os resultados qualitativos também foram positivos. Além de alcançarem o objetivo principal de formar jovens conscientes e qualificados, a organização foi bem vista pela população e contou com o apoio de autoridades para consolidar e continuar a prática.

CONTATO DA COOPERATIVA

Rayssa Ferreira, diretora Financeira - rayssa.ferreira@sicoobcredialto.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

ESGCOOP

Fundada em 1929 por imigrantes japoneses na Amazônia, a CAMTA superou a falência da monocultura de pimenta-do-reino ao desenvolver o inovador Sistema Agroflorestal de Tomé-Açu (SAFTA). A cooperativa transformou a crise em oportunidade, regenerando mais de 7.500 hectares e gerando um faturamento de R$ 102,9 milhões em 2024. Hoje, a CAMTA é referência mundial, exportando sua tecnologia socioambiental para 25 comunidades na América do Sul e na África.

ESGCOOP

Em parceria com o Ceades/Sebrae, a Cresol desenvolveu um projeto para apoiar produtores de búfalos no Paraná. A iniciativa oferece assistência técnica para introduzir práticas sustentáveis, como correção do solo e cultivo de capiaçu para alimentação animal. O objetivo é aumentar a renda dos produtores, melhorar a qualidade de vida e reduzir os impactos ambientais da pecuária de búfalos.

ESGCOOP

Região: Sudeste Categoria: Resíduos Sólidos Ação: Integração da cafeicultura à economia circular, com base no reuso, reciclagem e destinação adequada dos resíduos decorrentes da atividade agrícola. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 11 - Cidades e comunidades sustentáveis 12 - Consumo e produção responsáveis Resultados: Os resíduos orgânicos gerados na indústria cafeeira da Coopfam são usados pelos produtores cooperados no processo de adubação de suas terras. Materiais recicláveis são coletados e destinados à usina local de reciclagem. Resíduos que não podem ser reutilizados ou apresentam risco de contaminação ao ambiente têm a destinação adequada. Lixo eletrônico é comercializado para empresas especializadas, gerando recursos para outras aplicações ambientais.

ESGCOOP

A Sicoob Credip está no centro da transformação da cafeicultura em Rondônia, combatendo um histórico de baixa produtividade e desmatamento. Por meio de crédito orientado e parcerias estratégicas com instituições de pesquisa, a cooperativa financiou a adoção de tecnologias sustentáveis, como a clonagem e a irrigação. A iniciativa elevou drasticamente a produtividade, reduziu a pressão sobre a floresta amazônica e garantiu a permanência de milhares de famílias no campo com mais renda e qualidade de vida.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.