cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicoob Credialto cria programa de educação cooperativa, empreendedora e financeira para jovens

Imagem Destaque

2017
Sudeste
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Alto São Francisco Ltda.
13500
120
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Educação
Sicoob Credialto cria programa de educação cooperativa, empreendedora e financeira para jovens de 14 a 16 anos. O Programa Cooperando para o Futuro visa tornar os adolescentes em profissionais preparados para o mercado de trabalho

Contexto e desafios

Em 2017, o Sicoob Credialto percebeu que apesar da pauta “Educação cooperativa, empreendedora e financeira” estar em alta, boa parte da população jovem onde a cooperativa atua não tinha este conhecimento. Além disso, também identificou a falta de conhecimento sobre a educação cooperativista em si. 

Foi com esses desafios em mente que a cooperativa criou o Programa Cooperando para o Futuro. A iniciativa visa enriquecer a formação de jovens de 14 a 16 anos de idade atendidos pela Associação de Valorização e Apoio aos Menores Piumhi (AVAMEP). Por meio de aulas de educação cooperativista, empreendedora e financeira, eles podem se tornar profissionais preparados para o mercado de trabalho.

O objetivo principal é contribuir para a formação de jovens que entendem sobre o cooperativismo, que saibam empreender e que sejam independentes financeiramente. E para que isso fosse possível, o Sicoob Credialto desenvolveu um plano de ação detalhado.

Desenvolvimento e metodologia

O primeiro passo para que o projeto Cooperando para o Futuro se desenvolvesse foi o contato com a AVAMEP e a apresentação da iniciativa por meio de uma reunião. Firmada a parceria, a cooperativa começou o desenvolvimento do conteúdo, aulas e seminários, e a seleção de voluntários.

Com o apoio de uma consultoria em gestão de pessoas, a unidade de Comunicação definiu o conteúdo e o cronograma. E para as aulas terem o efeito desejado, os três eixos são trabalhados de modo interdisciplinar.

  • Educação empreendedora: características do comportamento empreendedor; 
  • Educação cooperativa: os princípios do cooperativismo;
  • Educação financeira: baseado no programa de educação financeira para escolas do Banco Central.

Após a definição do cronograma de aulas e do conteúdo que será ministrado, o Sicoob Credialto realizou uma reunião com os conselheiros, diretores, colaboradores e estagiários. O objetivo era convidá-los a participarem da iniciativa sendo professores voluntários.

Aulas e seminários

Com tudo definido e organizado, três turmas com cerca de 30 alunos começaram a ter aulas, que acontecem no Espaço Cultural e Museu do Cooperativismo, localizado na agência-sede da cooperativa.

As aulas são de caráter teórico e expositivo, com a ajuda de filmes e até estudos de caso sobre cooperativismo, empreendedorismo e finanças. Elas acontecem uma vez por mês com duração de 4 horas.

Os seminários, por sua vez, focam em apresentações de profissionais externos. Eles ocorrem uma vez por semestre e também duram 4 horas. 

Vale ressaltar que, para abordar todos os temas presentes no conteúdo programático, o curso dura dois anos, sendo dividido em nível básico e avançado. E, para manter a organização, a unidade de Comunicação do Sicoob Credialto acompanha o andamento do curso através de listas de presença e de um arquivo com as aulas dadas e os seminários realizados.

Resultados e aprendizados

A primeira melhoria que a cooperativa implantou no programa foi a criação do Cronograma do Curso do Programa Cooperando para o Futuro. A ideia é usar o cronograma para manter todas as 22 aulas padronizadas para turmas futuras.

A cooperativa também planeja expandir o projeto e aumentar o público-alvo das aulas, incluindo os filhos dos associados e alunos das escolas da região onde atuam. Assim, ficam cada vez mais alinhados a dois princípios cooperativistas: interesse pela comunidade e educação, formação e informação.

O Programa Cooperando para o Futuro atendeu a todos os jovens da AVAMEP, aumentando suas qualificações em 52%. Além disso, a iniciativa obteve o percentual máximo de satisfação dos alunos com o curso. 

O número de professores e de horas disponibilizadas por eles também foi positivo. Cerca de 11% do quadro funcional do Sicoob Credialto se voluntariou para ensinar os jovens. Os colaboradores disponibilizaram 126 horas, aproximadamente, para a iniciativa.

Os resultados qualitativos também foram positivos. Além de alcançarem o objetivo principal de formar jovens conscientes e qualificados, a organização foi bem vista pela população e contou com o apoio de autoridades para consolidar e continuar a prática.

CONTATO DA COOPERATIVA

Rayssa Ferreira, diretora Financeira - rayssa.ferreira@sicoobcredialto.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

A Unimed Maringá instaurou o Conselho de Clientes Unimed para se aproximar dos beneficiários e coletar feedbacks em busca de melhorias nos serviços prestados. Os quatro encontros geram reclamações e sugestões, que se desdobram em planos de ação e aprendizados para a cooperativa.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

A Unimed-BH sentiu a necessidade de incentivar os colaboradores a entenderem os processos e serviços executados pela cooperativa. Para isso, a organização colocou um projeto de gestão de processos em prática. Com ele, os macroprocessos da Unimed-BH são divididos em inúmeras atividades que passam por mapeamento, definição de indicadores de desempenho, e definição do responsável. A cooperativa avalia que a nova dinâmica proporciona resultados positivos para o negócio.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

A Unimed Nordeste-RS criou a prática Torre de Controle pensando em diminuir o tempo de internação de seus clientes. A iniciativa consiste no monitoramento dos pacientes e no desenvolvimento de ações e abordagens baseadas nas condições de cada um.

ESGCOOP

Objetivo: Solucionar o problema de tratamento inadequado de dejetos nas granjas de suínos, que eram prejudiciais ao meio ambiente, transformando o metano decorrente da decomposição de matéria orgânica em insumo para geração de energia limpa e rentável e biofertilizantes Resultados: Redução da emissão de gás metano: 194,9 milhão de m3. Produção de biofertilizantes: 2,45 milhões de toneladas. Geração de energia elétrica sustentável: 27,8 milhão de KW. Comercialização de Créditos de Carbono: R$ 3,5 milhões.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.