Sicoob Credialto cria programa de educação cooperativa, empreendedora e financeira para jovens

Contexto e desafios
Em 2017, o Sicoob Credialto percebeu que apesar da pauta “Educação cooperativa, empreendedora e financeira” estar em alta, boa parte da população jovem onde a cooperativa atua não tinha este conhecimento. Além disso, também identificou a falta de conhecimento sobre a educação cooperativista em si.
Foi com esses desafios em mente que a cooperativa criou o Programa Cooperando para o Futuro. A iniciativa visa enriquecer a formação de jovens de 14 a 16 anos de idade atendidos pela Associação de Valorização e Apoio aos Menores Piumhi (AVAMEP). Por meio de aulas de educação cooperativista, empreendedora e financeira, eles podem se tornar profissionais preparados para o mercado de trabalho.
O objetivo principal é contribuir para a formação de jovens que entendem sobre o cooperativismo, que saibam empreender e que sejam independentes financeiramente. E para que isso fosse possível, o Sicoob Credialto desenvolveu um plano de ação detalhado.
Desenvolvimento e metodologia
O primeiro passo para que o projeto Cooperando para o Futuro se desenvolvesse foi o contato com a AVAMEP e a apresentação da iniciativa por meio de uma reunião. Firmada a parceria, a cooperativa começou o desenvolvimento do conteúdo, aulas e seminários, e a seleção de voluntários.
Com o apoio de uma consultoria em gestão de pessoas, a unidade de Comunicação definiu o conteúdo e o cronograma. E para as aulas terem o efeito desejado, os três eixos são trabalhados de modo interdisciplinar.
- Educação empreendedora: características do comportamento empreendedor;
- Educação cooperativa: os princípios do cooperativismo;
- Educação financeira: baseado no programa de educação financeira para escolas do Banco Central.
Após a definição do cronograma de aulas e do conteúdo que será ministrado, o Sicoob Credialto realizou uma reunião com os conselheiros, diretores, colaboradores e estagiários. O objetivo era convidá-los a participarem da iniciativa sendo professores voluntários.
Aulas e seminários
Com tudo definido e organizado, três turmas com cerca de 30 alunos começaram a ter aulas, que acontecem no Espaço Cultural e Museu do Cooperativismo, localizado na agência-sede da cooperativa.
As aulas são de caráter teórico e expositivo, com a ajuda de filmes e até estudos de caso sobre cooperativismo, empreendedorismo e finanças. Elas acontecem uma vez por mês com duração de 4 horas.
Os seminários, por sua vez, focam em apresentações de profissionais externos. Eles ocorrem uma vez por semestre e também duram 4 horas.
Vale ressaltar que, para abordar todos os temas presentes no conteúdo programático, o curso dura dois anos, sendo dividido em nível básico e avançado. E, para manter a organização, a unidade de Comunicação do Sicoob Credialto acompanha o andamento do curso através de listas de presença e de um arquivo com as aulas dadas e os seminários realizados.
Resultados e aprendizados
A primeira melhoria que a cooperativa implantou no programa foi a criação do Cronograma do Curso do Programa Cooperando para o Futuro. A ideia é usar o cronograma para manter todas as 22 aulas padronizadas para turmas futuras.
A cooperativa também planeja expandir o projeto e aumentar o público-alvo das aulas, incluindo os filhos dos associados e alunos das escolas da região onde atuam. Assim, ficam cada vez mais alinhados a dois princípios cooperativistas: interesse pela comunidade e educação, formação e informação.
O Programa Cooperando para o Futuro atendeu a todos os jovens da AVAMEP, aumentando suas qualificações em 52%. Além disso, a iniciativa obteve o percentual máximo de satisfação dos alunos com o curso.
O número de professores e de horas disponibilizadas por eles também foi positivo. Cerca de 11% do quadro funcional do Sicoob Credialto se voluntariou para ensinar os jovens. Os colaboradores disponibilizaram 126 horas, aproximadamente, para a iniciativa.
Os resultados qualitativos também foram positivos. Além de alcançarem o objetivo principal de formar jovens conscientes e qualificados, a organização foi bem vista pela população e contou com o apoio de autoridades para consolidar e continuar a prática.
CONTATO DA COOPERATIVA
Rayssa Ferreira, diretora Financeira - rayssa.ferreira@sicoobcredialto.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Com nova Central de Relacionamento, Unicred Central SC/PR aumenta rapidez e qualidade do atendimento
Central da Unicred em Santa Catarina e Paraná cria estrutura única para atendimento a clientes das filiadas. Centralização otimiza os processos e alivia a carga de trabalho das agências, que podem se concentrar na assessoria financeira aos cooperados.
A cooperativa implementou um novo processo em suas assembleias. As reuniões agora são online e, desta forma, os cooperados podem participar independente da sua localização, aumentando a inclusão e participação democrática. Um hotsite foi criado e as ferramentas online para realização assembleias foram fundamentais para a realização das assembleias. No hotsite é centralizada todas as informações relevantes que podem ser acessadas pelos cooperados, como manuais de participação, edital de convocação e canais para envio de sugestões e informações pré-assembleares. Isso simplifica o processo e torna mais fácil para os cooperados se envolverem.
Ao identificar problemas de descarte inadequado de lixo, a Castrolanda criou um ecoponto na cidade de Castro, onde fica sua sede. Os resíduos são tratados e têm diversas destinações: podem ser doados, reciclados ou descartados adequadamente no aterro sanitário da cidade.
Sicoob Credicom promove encontro quadrianual para capacitar cooperados e ampliar conhecimento sobre os resultados, os produtos e as ações da cooperativa. O evento ajudou a melhorar a imagem da instituição e o relacionamento com os associados.