Sicredi Sudoeste MT/PA fortalece a governança da Cooperativa, capacitando os Coordenadores de Núcleo como referências de conhecimento sobre o cooperativismo e a cooperativa
Contexto e desafios:
O objetivo das reuniões gerais com Coordenadores de Núcleo é promover ainda mais o relacionamento, valorizá-los e conquistar o seu engajamento, entregando-lhes uma formação contínua e atualizada.
A motivação é tornar o Coordenador referência e disseminador de conhecimento sobre o Cooperativismo e a Cooperativa para os demais associados, visando alcançar os seguintes objetivos:
- Capacitar os Coordenadores de Núcleo para se tornarem referências de conhecimento sobre o Cooperativismo e a Cooperativa, promovendo uma cultura de cooperação entre os associados.
- Fortalecer a Governança da Cooperativa, estabelecendo um canal direto e próximo entre os Coordenadores e a Diretoria, para uma tomada de decisão mais eficiente e transparente.
- Incentivar a participação ativa dos Coordenadores nos projetos sociais da Cooperativa, promovendo o impacto positivo na comunidade e reforçando o compromisso social da Cooperativa.
- Desenvolver a visão estratégica e crítica dos Coordenadores, capacitando-os para contribuir de forma mais efetiva nas discussões e decisões do CONSAD e das Diretorias.
- Ser a ponte entre os Associados e a Cooperativa, garantindo que as necessidades e desejos dos Associados sejam ouvidos e considerados nas decisões estratégicas.
Desenvolvimento e metodologia
Os encontros ocorrem em formatos online e híbridos, com palestras que abordam temas práticos do dia a dia da cooperativa. Convidados internos e externos ao Sicredi são trazidos para promover a intercooperação.
O público-alvo inclui coordenadores de núcleo, colaboradores e associados em geral. Os resultados são notáveis, com fortalecimento do sentimento de pertencimento e transparência, aumento do engajamento dos coordenadores e participação média de 405 associados por evento.
Assim, todos os Coordenadores passam por formações de lideranças, promovendo o desenvolvimento de suas habilidades e as trocas de experiências entre eles.
A prática ocorre ao longo do ano, com exceção dos meses com eventos gerais, como Assembleia e Rota do Cooperativismo, garantindo uma continuidade e consistência nas ações.
A participação e registro são feitos através da Plataforma de Assembleias, proporcionando uma experiência digital moderna e acessível para os participantes.
Os eventos são realizados mensalmente, e as palestras são cuidadosamente selecionadas, abordando temas relevantes para capacitar as lideranças e fornecer conhecimentos práticos para o dia a dia da Cooperativa. São convidados tanto especialistas internos quanto externos ao Sicredi, buscando promover a intercooperação e trazer diferentes perspectivas para enriquecer as discussões.
O público-alvo inclui os Coordenadores de Núcleo, colaboradores e demais associados, garantindo uma participação diversificada e enriquecedora.
A Coordenação Geral da prática é feita pela equipe de Cooperativismo e Sustentabilidade, reforçando a importância desses valores para o sucesso da Cooperativa.
Resultados e aprendizados
Os resultados obtidos são:
- Fortalecimento do sentimento de pertencimento e transparência, criando um ambiente de confiança e engajamento entre os Coordenadores e a Cooperativa.
- Aumento significativo do engajamento dos Coordenadores nos eventos propostos, demonstrando o interesse e comprometimento com a prática.
- Média de 405 Associados participando de cada evento, evidenciando o interesse e a relevância da prática para os associados em geral.
- Todos os 317 Coordenadores (Efetivos e Suplentes) passaram por formações de Lideranças, fortalecendo suas habilidades e conhecimentos para desempenhar suas funções de forma eficaz.
- Trocas de experiências entre os próprios Coordenadores, promovendo um ambiente de aprendizado mútuo e colaboração, e fortalecendo a rede de lideranças dentro da Cooperativa.
- Evolução na participação de Associados no Programa Pertencer, fortalecendo a Governança e o sentimento de pertencimento. Este aumento pode ser percebido tanto nas Reuniões Preparatórios pré Assembleias quanto nas próprias Assembleias em si:
2023 (Pré Bate-Papo Cooperativo):
- Reunião Preparatória para Assembleia de Núcleo 2023 – 1043 Associados Participantes;
- Assembleia Geral de Núcleos 2023 – 44.915 Associados (20,75% da Base Convocada);
2024 (Pós Bate-Papo Cooperativo):
- Reunião Preparatória para Assembleia de Núcleo 2024 – 1562 Associados Participantes, ou seja, um aumento de 49,76%.
- Assembleia Geral de Núcleos 2024 - 72.470 Associados (27,83% da Base Convocada).

Contato da Cooperativa
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Em 2014, a Unimed Vitória desenvolveu a websérie Dicas de Saúde. O objetivo da cooperativa é compartilhar vídeos sobre a prevenção de doenças nas redes sociais e conscientizar os clientes e a população sobre a necessidade de focar na saúde.
Há 12 anos, a Sicredi Integração MT/AP/PA desenvolve o projeto "Recuperando Nascentes" para revitalizar fontes de água em áreas rurais através do reflorestamento e engajamento comunitário. Com mais de 145 mil árvores plantadas por voluntários, a iniciativa recupera a biodiversidade, sequestra carbono e garante a preservação dos recursos hídricos para milhares de pessoas, transformando produtores rurais em protagonistas da conservação ambiental.
Sicoob Credialto cria programa de educação cooperativa, empreendedora e financeira para jovens de 14 a 16 anos. O Programa Cooperando para o Futuro visa tornar os adolescentes em profissionais preparados para o mercado de trabalho
A Universidade Corporativa Coopama está estruturada em quatro escolas, com programas focados nas necessidades e lacunas de formação identificadas pela cooperativa. Além do desenvolvimento técnico e operacional, a universidade fortalece a cultura organizacional e consolida o senso cooperativista entre os participantes.