Coocafé valoriza seu conhecimento e suas experiências com os cooperados, demais colaboradores e a comunidade local.

Contexto e desafios
O “Multiplicadores” nasceu do desafio de tornar eficaz a comunicação entre o Centro de Serviços Compartilhados – CSC (unidade administrativa) e as demais unidades da cooperativa, tanto as comerciais como as de armazenamento e fabril.
O distanciamento geográfico trouxe a necessidade da criação de pontos de referência, em cada um desses locais, que pudessem garantir a efetividade das ações propostas pelas áreas envolvidas. A ação foi um desdobramento do “Marketing na Ponta”, desenvolvido pelo departamento de Marketing há três anos, e até então focado exclusivamente em campanhas e ações do setor.
Com a evolução para o “Multiplicadores”, foram envolvidas também as áreas de Desenvolvimento Humano e do Cooperativismo, contemplando assim iniciativas das três áreas.
Desenvolvimento e metodologia
A equipe envolve os analistas administrativos de cada unidade. Eles são os responsáveis por disseminar e dar efetividade às ações propostas pelas áreas envolvidas no “Multiplicadores”.
Quanto ao setor de Marketing, cumpre informar à equipe sobre as ações comerciais a serem iniciadas, bem como disponibilizar peças publicitárias para o time de vendas. Além disso, é o responsável por manter a organização e padronização do ponto de venda (PDV), bem como instalar eventuais materiais publicitários físicos. A área também é responsável por garantir o funcionamento e a atualização rotineira do sistema de TV Corporativa. E por fim, cabe gerenciar a urna “Fala, cooperado”, que é um espaço físico para que o cooperado deposite o formulário de avaliação dos serviços e produtos da cooperativa.
Quanto à área do Desenvolvimento Cooperativista, é responsabilidade coordenar as ações do Dia C, articular a participação de escolas no projeto Escola no Campo, conduzir o processo de integração de novos cooperados e mobilizar convites para participação de cooperados nas Pré-A.G.O’s e A.G.E’s. Além disso, a área dá apoio às ações de recolhimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas e organiza a ação de comemoração do aniversário da unidade. Também é de sua responsabilidade dar o suporte às ações socioambientais.
Sobre a área de Desenvolvimento Humano, essa deve executar as ações de endomarketing, que envolvem comemoração de aniversários, condução de onboarding (que é um conjunto de processos que visa diminuir o tempo que um novo colaborador leva para atingir seu pleno potencial dentro de uma empresa), ações de boas-vindas pós-férias ou licenças, entrega de brinde maternidade/paternidade, datas comemorativas etc. Também é função da área coordenar os momentos semanais de reflexão e oração. Além do mais, cabe ao departamento reforçar a importância de participação no Programa de Saúde Mental e estar atento a demandas e questões dos colaboradores.
Cada uma dessas 3 áreas possui no grupo uma pessoa ou uma equipe responsável por deflagrar e monitorar as ações. O acompanhamento é feito por meio de reuniões bimestrais. E para mensuração dos resultados, estabeleceu-se por padrão:
Registros Fotográficos: Captura visual das atividades realizadas pelos
- Multiplicadores, evidenciando seu envolvimento e impacto na comunidade.
- Lista de Presença: Registro da presença dos participantes nos eventos e atividades promovidas pelos Multiplicadores, demonstrando o alcance e adesão das iniciativas.
- Avaliação dos Eventos: Coleta de feedbacks e avaliações dos participantes sobre a qualidade e eficácia das ações realizadas, permitindo ajustes e melhorias contínuas.
- Participação nas Reuniões de Alinhamento: Acompanhamento da presença e engajamento dos Multiplicadores nas reuniões de alinhamento, garantindo a troca de informações e alinhamento de objetivos.
Como forma de reconhecimento, a iniciativa prevê um sistema de Recompensas aos multiplicadores que envolve:
- Reuniões do Conselho: Oportunidade para apresentar os resultados alcançados pelo projeto e por Multiplicador, proporcionando visibilidade e reconhecimento perante a liderança da cooperativa.
- Gameficação: Implementação de um sistema de engajamento com critérios bem definidos para promover a participação e dedicação dos colaboradores, incentivando o alcance de metas e objetivos estabelecidos.
- Reconhecimento: Apuração e premiação do desempenho das lojas e do trabalho individual dos Multiplicadores ao longo do ano, com critérios definidos, para garantir transparência e equidade na premiação.
Por meio dessas medidas de mensuração e reconhecimento, busca-se valorizar o comprometimento dos multiplicadores e incentivar a excelência em suas atividades.
Resultados e aprendizados
A prática, desde seu formato “Marketing na Ponta”, tem contribuído com a facilitação da implementação de iniciativas e garantido que nas unidades comerciais, nos armazéns, fábrica e CSC as ações se padronizem e o processo de comunicação se torne coeso. Os resultados obtidos com a iniciativa foram:
- Maior efetividade nas ações de endomarketing com foco em melhoria nos resultados de clima organizacional;
- Maior impacto com as ações de cooperativismo e iniciativas socioambientais, visando aumento no número de pessoas e instituições impactadas;
- Maior abrangência das campanhas orgânicas de comunicação e marketing, visando melhoria de imagem e aumento na participação de sócios nos negócios;
Depoimentos de participante:
- Matheus Souza Gonçalves (Colaborador Unidade Irupi/ES): “Foi uma ação que tivemos a oportunidade de sermos ouvidos, darmos nossa opinião, sugestões, feedbacks e de trocarmos experiências e ideias com nossos colegas, isso faz com que a comunicação chegue mais rápida e assertiva nas Unidades e aos nossos cooperados. Agregou muito para a cooperativa, vida profissional, porque tive a oportunidade de aprender mais sobre a comunicação de várias formas; conhecer mais os colegas de trabalho e a necessidade de cada região.
- Higor Rocha Guimarães (Colaborador Unidade Brejetuba/ES): “Ser um representante da iniciativa dentro da minha unidade como um porta-voz de informação para todos caminharem no mesmo raciocínio, levando sempre informações concretas a todos os cooperados, foi uma experiência muito positiva. O período que fiz parte me fez estar mais conectado às ações da cooperativa e de cada unidade. Os treinamentos, reuniões, sempre traziam aprendizados para melhor executar não só as tarefas propostas como também as atribuições da minha função dentro da unidade. A iniciativa também trouxe proximidade e amizades de outras unidades, visando os valores que a cooperativa nos lembra sempre: respeito, ética, transparência e comprometimento.”
Contato da Cooperativa
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Viacredi adota voto por delegado para ampliar participação de cooperados em assembleias
Cooperativa catarinense Viacredi adota modelo de voto por delegado na Assembleia Geral e promove assembleias menores, sejam informativas ou deliberativas, para permitir maior participação de cooperados na gestão.

Restauração e preservação de nascentes
Projeto: Olho D´Água Objetivo: Restauração de nascentes localizadas nas propriedades dos cooperados, na área de atuação da Cocari, presente nos estados do Paraná, Goiás e Minas Gerais, visando suprir as necessidades domésticas e agropecuárias, além da proteção, preservação, conservação e recuperação dos recursos hídricos, da fauna e da flora local. Resultados: Em 2021 o projeto alcançou a marca histórica de 1.000 nascentes recuperadas, comemorada no dia 28 de julho, Dia do Agricultor; Com a restauração, a vazão de água da nascente aumenta e se torna límpida, protegida e própria para o consumo; Projeto premiado e reconhecido pelo Ministério da Agricultura; Desde 2014 recebe o selo Chico Mendes de preservação; Em 2014, conquistou o troféu Cooperativa do Ano, em premiação da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); Em 2019, recebeu o troféu Onda Verde – Prêmio Expressão de Ecologia, criado pela Editora Expressão, em 1993; É uma referência para outras instituições e municípios que procuram a Cocari, para aprender a técnica de restauração.

Projeto MinasCoop Energia incentiva e apoia a transição energética no cooperativismo mineiro
-

Ciência e sustentabilidade: Sicoob Credip apoia desenvolvimento de polo cafeeiro em Rondônia
Região: Norte Categoria: Finanças verdes Ação/projeto: Recuperação da força da cafeicultura de Rondônia a partir da produção sustentável da valorização do agricultor local. ODSs: Objetivo 12 - Consumo e Produção Responsáveis Objetivo 15 - Vida Sobre a Terra Resultados: Recuperação do potencial produtivo da região Diversidade e inclusão no segmento de cafeicultura Reconhecimento da qualidade do café de Rondônia