cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Coocafé valoriza seu conhecimento e suas experiências com os cooperados, demais colaboradores e a comunidade local.

Imagem Destaque

2023
Sudeste
Agropecuário
Não
Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha Ltda. - COOCAFÉ
10500
480
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
A iniciativa “Multiplicadores” visa valorizar o conhecimento e as experiências dos colaboradores, compartilhando-os com os cooperados, demais colaboradores e a comunidade local. Esse trabalho reconhece a importância de expandir as ações atuais para alcançar todas as regiões atendidas pela Coocafé. Para tanto, foi reunido um grupo de colaboradores da cooperativa que se comprometem a gerar um impacto significativo na vida dos públicos atingidos pela cooperativa.

Contexto e desafios

O “Multiplicadores” nasceu do desafio de tornar eficaz a comunicação entre o Centro de Serviços Compartilhados – CSC (unidade administrativa) e as demais unidades da cooperativa, tanto as comerciais como as de armazenamento e fabril.

O distanciamento geográfico trouxe a necessidade da criação de pontos de referência, em cada um desses locais, que pudessem garantir a efetividade das ações propostas pelas áreas envolvidas. A ação foi um desdobramento do “Marketing na Ponta”, desenvolvido pelo departamento de Marketing há três anos, e até então focado exclusivamente em campanhas e ações do setor.

Com a evolução para o “Multiplicadores”, foram envolvidas também as áreas de Desenvolvimento Humano e do Cooperativismo, contemplando assim iniciativas das três áreas.

Desenvolvimento e metodologia

A equipe envolve os analistas administrativos de cada unidade. Eles são os responsáveis por disseminar e dar efetividade às ações propostas pelas áreas envolvidas no “Multiplicadores”.

Quanto ao setor de Marketing, cumpre informar à equipe sobre as ações comerciais a serem iniciadas, bem como disponibilizar peças publicitárias para o time de vendas. Além disso, é o responsável por manter a organização e padronização do ponto de venda (PDV), bem como instalar eventuais materiais publicitários físicos. A área também é responsável por garantir o funcionamento e a atualização rotineira do sistema de TV Corporativa. E por fim, cabe gerenciar a urna “Fala, cooperado”, que é um espaço físico para que o cooperado deposite o formulário de avaliação dos serviços e produtos da cooperativa.

Quanto à área do Desenvolvimento Cooperativista, é responsabilidade coordenar as ações do Dia C, articular a participação de escolas no projeto Escola no Campo, conduzir o processo de integração de novos cooperados e mobilizar convites para participação de cooperados nas Pré-A.G.O’s e A.G.E’s. Além disso, a área dá apoio às ações de recolhimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas e organiza a ação de comemoração do aniversário da unidade. Também é de sua responsabilidade dar o suporte às ações socioambientais.

Sobre a área de Desenvolvimento Humano, essa deve executar as ações de endomarketing, que envolvem comemoração de aniversários, condução de onboarding (que é um conjunto de processos que visa diminuir o tempo que um novo colaborador leva para atingir seu pleno potencial dentro de uma empresa), ações de boas-vindas pós-férias ou licenças, entrega de brinde maternidade/paternidade, datas comemorativas etc. Também é função da área coordenar os momentos semanais de reflexão e oração. Além do mais, cabe ao departamento reforçar a importância de participação no Programa de Saúde Mental e estar atento a demandas e questões dos colaboradores. 

Cada uma dessas 3 áreas possui no grupo uma pessoa ou uma equipe responsável por deflagrar e monitorar as ações. O acompanhamento é feito por meio de reuniões bimestrais. E para mensuração dos resultados, estabeleceu-se por padrão:

Registros Fotográficos: Captura visual das atividades realizadas pelos

  • Multiplicadores, evidenciando seu envolvimento e impacto na comunidade.
  • Lista de Presença: Registro da presença dos participantes nos eventos e atividades promovidas pelos Multiplicadores, demonstrando o alcance e adesão das iniciativas.
  • Avaliação dos Eventos: Coleta de feedbacks e avaliações dos participantes sobre a qualidade e eficácia das ações realizadas, permitindo ajustes e melhorias contínuas.
  • Participação nas Reuniões de Alinhamento: Acompanhamento da presença e engajamento dos Multiplicadores nas reuniões de alinhamento, garantindo a troca de informações e alinhamento de objetivos.

Como forma de reconhecimento, a iniciativa prevê um sistema de Recompensas aos multiplicadores que envolve:

  • Reuniões do Conselho: Oportunidade para apresentar os resultados alcançados pelo projeto e por Multiplicador, proporcionando visibilidade e reconhecimento perante a liderança da cooperativa.
  • Gameficação: Implementação de um sistema de engajamento com critérios bem definidos para promover a participação e dedicação dos colaboradores, incentivando o alcance de metas e objetivos estabelecidos.
  • Reconhecimento: Apuração e premiação do desempenho das lojas e do trabalho individual dos Multiplicadores ao longo do ano, com critérios definidos, para garantir transparência e equidade na premiação.

Por meio dessas medidas de mensuração e reconhecimento, busca-se valorizar o comprometimento dos multiplicadores e incentivar a excelência em suas atividades.

Resultados e aprendizados

A prática, desde seu formato “Marketing na Ponta”, tem contribuído com a facilitação da implementação de iniciativas e garantido que nas unidades comerciais, nos armazéns, fábrica e CSC as ações se padronizem e o processo de comunicação se torne coeso. Os resultados obtidos com a iniciativa foram:

- Maior efetividade nas ações de endomarketing com foco em melhoria nos resultados de clima organizacional;

- Maior impacto com as ações de cooperativismo e iniciativas socioambientais, visando aumento no número de pessoas e instituições impactadas;

- Maior abrangência das campanhas orgânicas de comunicação e marketing, visando melhoria de imagem e aumento na participação de sócios nos negócios;

Depoimentos de participante:

- Matheus Souza Gonçalves (Colaborador Unidade Irupi/ES): “Foi uma ação que tivemos a oportunidade de sermos ouvidos, darmos nossa opinião, sugestões, feedbacks e de trocarmos experiências e ideias com nossos colegas, isso faz com que a comunicação chegue mais rápida e assertiva nas Unidades e aos nossos cooperados. Agregou muito para a cooperativa, vida profissional, porque tive a oportunidade de aprender mais sobre a comunicação de várias formas; conhecer mais os colegas de trabalho e a necessidade de cada região.

- Higor Rocha Guimarães (Colaborador Unidade Brejetuba/ES): “Ser um representante da iniciativa dentro da minha unidade como um porta-voz de informação para todos caminharem no mesmo raciocínio, levando sempre informações concretas a todos os cooperados, foi uma experiência muito positiva. O período que fiz parte me fez estar mais conectado às ações da cooperativa e de cada unidade. Os treinamentos, reuniões, sempre traziam aprendizados para melhor executar não só as tarefas propostas como também as atribuições da minha função dentro da unidade. A iniciativa também trouxe proximidade e amizades de outras unidades, visando os valores que a cooperativa nos lembra sempre: respeito, ética, transparência e comprometimento.”

Contato da Cooperativa

coocafe@coocafe.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Viacredi adota voto por delegado para ampliar participação de cooperados em assembleias
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Viacredi adota voto por delegado para ampliar participação de cooperados em assembleias

Cooperativa catarinense Viacredi adota modelo de voto por delegado na Assembleia Geral e promove assembleias menores, sejam informativas ou deliberativas, para permitir maior participação de cooperados na gestão.

Restauração e preservação de nascentes
ESGCOOP

Restauração e preservação de nascentes

Projeto: Olho D´Água Objetivo: Restauração de nascentes localizadas nas propriedades dos cooperados, na área de atuação da Cocari, presente nos estados do Paraná, Goiás e Minas Gerais, visando suprir as necessidades domésticas e agropecuárias, além da proteção, preservação, conservação e recuperação dos recursos hídricos, da fauna e da flora local. Resultados: Em 2021 o projeto alcançou a marca histórica de 1.000 nascentes recuperadas, comemorada no dia 28 de julho, Dia do Agricultor; Com a restauração, a vazão de água da nascente aumenta e se torna límpida, protegida e própria para o consumo; Projeto premiado e reconhecido pelo Ministério da Agricultura; Desde 2014 recebe o selo Chico Mendes de preservação; Em 2014, conquistou o troféu Cooperativa do Ano, em premiação da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); Em 2019, recebeu o troféu Onda Verde – Prêmio Expressão de Ecologia, criado pela Editora Expressão, em 1993; É uma referência para outras instituições e municípios que procuram a Cocari, para aprender a técnica de restauração.

Projeto MinasCoop Energia incentiva e apoia a transição energética no cooperativismo mineiro
ESGCOOP

Projeto MinasCoop Energia incentiva e apoia a transição energética no cooperativismo mineiro

-

Ciência e sustentabilidade: Sicoob Credip apoia desenvolvimento de polo cafeeiro em Rondônia
ESGCOOP

Ciência e sustentabilidade: Sicoob Credip apoia desenvolvimento de polo cafeeiro em Rondônia

Região: Norte Categoria: Finanças verdes Ação/projeto: Recuperação da força da cafeicultura de Rondônia a partir da produção sustentável da valorização do agricultor local. ODSs: Objetivo 12 - Consumo e Produção Responsáveis Objetivo 15 - Vida Sobre a Terra Resultados: Recuperação do potencial produtivo da região Diversidade e inclusão no segmento de cafeicultura Reconhecimento da qualidade do café de Rondônia

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.