Reuniões de delegados aproximam cooperados da gestão no Sicoob Sul
Contexto e desafios
A cooperativa de crédito capixaba Sicoob Sul atua no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Integrante do Sistema Sicoob ES, ela adotou uma prática dedicada a integrar os delegados das agências ao desenvolvimento das atividades econômicas e sociais que a cooperativa desenvolve.
Os delegados, que são eleitos por cada agência, participam de uma dinâmica quadrimestral em que discutem os resultados alcançados e perspectivas econômicas da cooperativa. O projeto teve início em 2011, sob a coordenação da direção executiva e direção operacional da cooperativa.
Desenvolvimento e metodologia
O projeto consiste em um calendário fixo de reuniões quadrimestrais com delegados eleitos democraticamente pelos associados de cada agência, proporcionalmente ao número de sócios.
Durante as reuniões, ocorre a apresentação dos resultados do quadrimestre alcançados pela agência em comparação ao de toda a cooperativa em sua área de atuação. No decorrer desses encontros, o quadro de delegados é estimulado a interagir com os sócios de suas unidades para entender melhor seus desejos e perspectivas.
Além disso, os delegados podem expressar suas opiniões, reclamações e demandas em relação ao atendimento nas agências do Sicoob Sul. A iniciativa conta com o apoio da diretoria da cooperativa.
A prática permite que os delegados interajam com os gestores do Sicoob Sul, a fim de integrá-los ao dia a dia da cooperativa, bem como insere a cooperativa na comunidade e amplia a transparência sobre os resultados.
Resultados e aprendizados
O projeto passa por aprimoramentos e segue ganhando relevância na relação do Sicoob Sul com seus cooperados. Além disso, os encontros aproximaram os delegados e a diretoria da cooperativa, proporcionando um canal para troca de conhecimentos e efetivação de negócios.
A iniciativa se conecta com a transparência, que é um dos pilares de gestão do Sicoob Sul. O projeto também deu origem a reuniões com todos os colaboradores de suas agências.
Os encontros de delegados ainda potencializam o princípio da gestão democrática dentro da cooperativa. Com o aumento do engajamento dos delegados e dos associados em geral, a cooperativa também consegue atrair novos associados.
Afinal, pesquisas indicam que o meio de adesão mais eficaz ao ingresso na cooperativa passa pelas indicações de quem já faz parte do quadro social e está satisfeito com os serviços da instituição.
Contato da cooperativa
Edilene Messias, diretora Administrativa - ediene.messias@sicoob.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Auditores internos priorizam setores ligados à cadeia de valor da cooperativa e estabelecem planos e prazos para correção das não conformidades. A prática é adotada na Unimed Central de Serviços - RS desde 2012 e é acompanhada por meio de indicadores.
Cooperativa adota metodologia mais participativa e abre espaços para a troca de informações e experiências com seus associados. Cursos são divididos por público e abordam desde temas de gestão corporativa até histórias para crianças.
É um cartão empresarial de uso exclusivo para cooperados, dependentes e colaboradores, para ser utilizado em todas as compras nas Unidades de Negócios da Coopama. Em conjunto com o cartão Coopama foi desenvolvido um aplicativo com um dashboard simplificado, que gera relatórios para uma gestão financeira eficiente, com categorização automática de gastos. Além de proporcionar controle e segurança, gestão de recursos em tempo real, com custo zero para usuários e livre de tarifas. Toda essa otimização de processos simplificou as rotinas sem perder qualidade e segurança jurídica, assim, percebe-se que a ferramenta gera benefícios tanto para a Coopama quanto aos cooperados e colaboradores.
Em uma das regiões mais isoladas do Brasil, a Ilha do Marajó (PA), o Sicoob Cooesa promoveu a criação da Cooperativa Mirim Marajoara. A iniciativa levou internet via satélite para a escola local e implementou um programa de educação cooperativista para crianças de 8 a 17 anos. Hoje, os jovens gerenciam sua própria cooperativa, desenvolvem projetos locais e transformam a realidade da comunidade.