Reuniões de delegados aproximam cooperados da gestão no Sicoob Sul

Contexto e desafios
A cooperativa de crédito capixaba Sicoob Sul atua no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Integrante do Sistema Sicoob ES, ela adotou uma prática dedicada a integrar os delegados das agências ao desenvolvimento das atividades econômicas e sociais que a cooperativa desenvolve.
Os delegados, que são eleitos por cada agência, participam de uma dinâmica quadrimestral em que discutem os resultados alcançados e perspectivas econômicas da cooperativa. O projeto teve início em 2011, sob a coordenação da direção executiva e direção operacional da cooperativa.
Desenvolvimento e metodologia
O projeto consiste em um calendário fixo de reuniões quadrimestrais com delegados eleitos democraticamente pelos associados de cada agência, proporcionalmente ao número de sócios.
Durante as reuniões, ocorre a apresentação dos resultados do quadrimestre alcançados pela agência em comparação ao de toda a cooperativa em sua área de atuação. No decorrer desses encontros, o quadro de delegados é estimulado a interagir com os sócios de suas unidades para entender melhor seus desejos e perspectivas.
Além disso, os delegados podem expressar suas opiniões, reclamações e demandas em relação ao atendimento nas agências do Sicoob Sul. A iniciativa conta com o apoio da diretoria da cooperativa.
A prática permite que os delegados interajam com os gestores do Sicoob Sul, a fim de integrá-los ao dia a dia da cooperativa, bem como insere a cooperativa na comunidade e amplia a transparência sobre os resultados.
Resultados e aprendizados
O projeto passa por aprimoramentos e segue ganhando relevância na relação do Sicoob Sul com seus cooperados. Além disso, os encontros aproximaram os delegados e a diretoria da cooperativa, proporcionando um canal para troca de conhecimentos e efetivação de negócios.
A iniciativa se conecta com a transparência, que é um dos pilares de gestão do Sicoob Sul. O projeto também deu origem a reuniões com todos os colaboradores de suas agências.
Os encontros de delegados ainda potencializam o princípio da gestão democrática dentro da cooperativa. Com o aumento do engajamento dos delegados e dos associados em geral, a cooperativa também consegue atrair novos associados.
Afinal, pesquisas indicam que o meio de adesão mais eficaz ao ingresso na cooperativa passa pelas indicações de quem já faz parte do quadro social e está satisfeito com os serviços da instituição.
Contato da cooperativa
Edilene Messias, diretora Administrativa - ediene.messias@sicoob.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Sicoob Credialto implementou projeto para melhorar a satisfação e felicidade dos colaboradores
O Sicoob Credialto implementou o projeto IntenseFIC - Intensificando a Felicidade Cooperativa visando melhorar a satisfação e felicidade dos colaboradores. Reconhecendo a importância do bem-estar dos colaboradores para os resultados organizacionais, a cooperativa investiu nesse programa para fortalecer o ambiente de trabalho, impactar a performance pessoal e promover uma cultura baseada na felicidade. Utilizando a ferramenta de diagnóstico FIC (Felicidade Interna do Cooperativismo) em parceria com o Sistema Ocemg, a cooperativa identificou áreas de melhoria e oportunidades de ação. O processo incluiu quatro etapas principais: diagnóstico, análise e planejamento, intervenção, acompanhamento e melhoria contínua. Ações como palestras, atividades físicas, contato com arte e cultura, e acompanhamento psicológico foram implementadas com sucesso, resultando em um aumento significativo na satisfação dos colaboradores. Os resultados mostraram que a maioria dos colaboradores estão satisfeitos com as mudanças, destacando uma melhoria significativa nas áreas de saúde, bem-estar psicológico, cultura organizacional e resultado nos negócios. O IntenseFIC demonstrou ser um investimento assertivo e eficiente no capital humano, se mostrando essencial para o sucesso e a sustentabilidade da cooperativa.

Energia para todos
Projeto: MinasCoop Energia Objetivo: Incentivo às cooperativas mineiras na construção de usinas fotovoltaicas para suprir a demanda de energia de suas unidades, com doação de parte dessa energia a entidades filantrópicas de saúde dos municípios em que estão presentes Resultados: Número total de cooperativas participantes até setembro/2021: 12 (doze) cooperativas Número de municípios atendidos até setembro/2021: 17 (dezessete) Número de Instituições de saúde atendidas até setembro/2021: 4 (quatro) Público beneficiado diretamente – mês - até setembro/2021: 8.373 (oito mil, trezentos e setenta e três pessoas) entre empregados diretos das cooperativas e pacientes das instituições de saúde

Sicredi Celeiro MT/RR cria Comitê de Excelência para coordenar participação em certificações e reconhecimentos
O Sicredi Celeiro MT/RR criou um Comitê de Excelência para melhorar sua capacidade de participar em certificações e processos de reconhecimento. O órgão interdisciplinar coordena toda a coleta e gestão das informações necessárias, além de acompanhar a implementação dos planos de ação na cooperativa.

Comitê de Custos da Viacredi enxuga despesas e otimiza processos
Em momentos econômicos difíceis, é necessário otimizar despesas e cortar gastos. Esse é o papel do Comitê de Custos da Viacredi, que se empenha em analisar os processos financeiros da cooperativa para identificar oportunidades de economizar.