Reuniões de delegados aproximam cooperados da gestão no Sicoob Sul
Contexto e desafios
A cooperativa de crédito capixaba Sicoob Sul atua no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Integrante do Sistema Sicoob ES, ela adotou uma prática dedicada a integrar os delegados das agências ao desenvolvimento das atividades econômicas e sociais que a cooperativa desenvolve.
Os delegados, que são eleitos por cada agência, participam de uma dinâmica quadrimestral em que discutem os resultados alcançados e perspectivas econômicas da cooperativa. O projeto teve início em 2011, sob a coordenação da direção executiva e direção operacional da cooperativa.
Desenvolvimento e metodologia
O projeto consiste em um calendário fixo de reuniões quadrimestrais com delegados eleitos democraticamente pelos associados de cada agência, proporcionalmente ao número de sócios.
Durante as reuniões, ocorre a apresentação dos resultados do quadrimestre alcançados pela agência em comparação ao de toda a cooperativa em sua área de atuação. No decorrer desses encontros, o quadro de delegados é estimulado a interagir com os sócios de suas unidades para entender melhor seus desejos e perspectivas.
Além disso, os delegados podem expressar suas opiniões, reclamações e demandas em relação ao atendimento nas agências do Sicoob Sul. A iniciativa conta com o apoio da diretoria da cooperativa.
A prática permite que os delegados interajam com os gestores do Sicoob Sul, a fim de integrá-los ao dia a dia da cooperativa, bem como insere a cooperativa na comunidade e amplia a transparência sobre os resultados.
Resultados e aprendizados
O projeto passa por aprimoramentos e segue ganhando relevância na relação do Sicoob Sul com seus cooperados. Além disso, os encontros aproximaram os delegados e a diretoria da cooperativa, proporcionando um canal para troca de conhecimentos e efetivação de negócios.
A iniciativa se conecta com a transparência, que é um dos pilares de gestão do Sicoob Sul. O projeto também deu origem a reuniões com todos os colaboradores de suas agências.
Os encontros de delegados ainda potencializam o princípio da gestão democrática dentro da cooperativa. Com o aumento do engajamento dos delegados e dos associados em geral, a cooperativa também consegue atrair novos associados.
Afinal, pesquisas indicam que o meio de adesão mais eficaz ao ingresso na cooperativa passa pelas indicações de quem já faz parte do quadro social e está satisfeito com os serviços da instituição.
Contato da cooperativa
Edilene Messias, diretora Administrativa - ediene.messias@sicoob.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Alinhada à sua Política de Sustentabilidade, a CCPR implementou usinas fotovoltaicas. A iniciativa representa um marco na jornada da cooperativa rumo à autossuficiência energética, utilizando fontes renováveis para abastecer mais de 20 de suas unidades. Além de reduzir o impacto ambiental,a CCPR destina parte da energia gerada para um hospital filantrópico da região.
Para conter a admissão exagerada e manter a qualidade do serviço médico e do trabalho dos associados, a Unimed Goiânia criou um processo seletivo com base em cinco contas matriciais. A ideia é definir o número de vagas necessárias e selecionar os melhores candidatos por meio de curso e prova, ambos de caráter eliminatório.
Ao identificar problemas na CIPA, a Castrolanda atuou para renovar a comissão, tornando-a mais ativa, participativa e integrada. Com um novo plano de ação, reconhecimento para os cipeiros de destaque e elaboração de um livro de registros, a CIPA da Castrolanda apresentou melhorias em diversos critérios avaliados.
Regiões: Sul e Sudeste Categoria: Recursos hídricos Ação: Iniciativas de proteção a corpos aquáticos, limpeza de regiões litorâneas e revitalização da vida aquática. ODS: 14 - Vida na água Resultados: Proteção de 17 nascentes no Paraná. Ações de limpeza de praias e conscientização no litoral paulista. Revitalização da biota em Rio Bonito do Iguaçu/PR.