cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Coopera em Elos: integração de programas em busca de um propósito

Imagem Destaque

2013
Sul
Infraestrutura
Não
Cooperativa Pioneira de Eletrificação - Coopera
27
83
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
A fim de aproximar os cooperados, a Coopera desenvolveu uma estrutura de elos que interligam diversos projetos em prol de um propósito comum. As iniciativas abordam a organização do quadro social, educação, gestão, cultura, esportes, lazer, saúde, meio ambiente e cidadania.

Contexto e desafios

Fundada em 1959, a tradicional cooperativa catarinense de eletrificação Coopera enfrenta grandes dificuldades para se aproximar do quadro social e colocar sua essência coletiva em prática. 

A Coopera avalia que a sua essência cooperativista passa, necessariamente, por respeito, confiança, transparência e autenticidade de seus integrantes. Para que isso seja possível, no entanto, o quadro social precisa ser organizado.

Mas essa organização não é fácil de fazer devido a uma série de fatores identificados pela Coopera, tais como: falta de entendimento sobre a necessidade de organização e ausência de informações de seu quadro de colaboradores, por exemplo. 

Na prática, todos esses fatores se refletem na atuação da cooperativa. Diante disso, a Coopera percebeu que ela precisa atuar como mentora para disseminar seus princípios. A partir desse cenário, ela começou a busca por projetos capazes de envolver seus cooperados e colaboradores para que eles se sintam inseridos na instituição, com mais engajamento e fidelidade. Assim nasceu o programa Coopera em Elos, em 2013.   

Desenvolvimento e metodologia

O programa Coopera com Elos surgiu com o objetivo de destacar e unir os projetos da cooperativa em elos, fazendo com que todos eles fiquem interligados e possam ser aplicados simultaneamente, mas com resultados próprios para cada um. 

Para isso, o projeto se divide em seis diferentes elos, cada um deles representado por uma cor. Dentro de cada elo, há vários projetos direcionados ao quadro social. Cada iniciativa tem um segmento distinto, mas todas contam com o mesmo propósito de aproximação com os cooperados. 

Assim sendo, os seis elos são os seguintes:

  • Elo Azul - organização do quadro social: engloba projetos voltados à integração dos cooperados, fomento à participação feminina, realização de encontros comunitários e a recepção de novos associados. 
  • Elo Lilás - educação cooperativa: proporciona cursos de cooperativismo, um projeto de incentivo à leitura, produção de revistinhas infantis para alunos de escolas públicas e iniciativas de orientação profissional. 
  • Elo Laranja - gestão cooperativa: realiza um curso de governança cooperativista para os membros dos conselhos da cooperativa, encontros anuais de integração voltado aos jovens, formação de núcleos educativos e a organização de uma feira de ideias. 
  • Elo Amarelo - cultura, esporte e lazer: promove oficinas culturais nas comunidades, realiza sessões semanais de cinema na região e disponibiliza minibibliotecas nos postos de atendimento da cooperativa.
  • Elo Verde - saúde e meio ambiente: faz ciclos de palestras sobre saúde, promove ações internas para o descarte adequado de lâmpadas, ações de conscientização sobre a importância da reciclagem e sobre o uso racional da energia elétrica. 
  • Elo Vermelho - cidadania: organiza eventos em comemoração ao dia internacional do cooperativismo. 

Além disso, ao tornar os projetos mais abrangentes, a Coopera também alcança as comunidades, já que muitas das iniciativas são abertas à população geral. Desde sua criação, o programa confirmou melhorias na forma de fazer as prestações de contas, de avaliar os dados quantitativos e qualitativos de cada projeto de cada elo e de cada ciclo. 

Resultados e aprendizados

O programa Coopera em Elos contribui para a formação e o surgimento de novas lideranças da cooperativa. Além disso, as iniciativas interligadas tornam a cooperativa mais coerente em seu planejamento e em seus objetivos estratégicos. 

A Coopera registra, ainda, que melhorou a visibilidade de suas ações na comunidade, o que resultou em maior aceitação da cooperativa, mais cooperados participando das assembleias e maior confiança depositada na instituição em relação às ações sociais praticadas. 

Dessa forma, a Coopera acredita que consegue proporcionar um aumento na qualidade de vida das comunidades em que ela está presente por meio de seus projetos voltados à saúde e ao meio ambiente, a ponto de contribuir para o crescimento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) local. 

CONTATO DA COOPERATIVA

Josimar Jacques Vendramini, coordenadora de Cooperativismo - josi@coopera.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

A mineira Sicoob Credivag iniciou uma jornada para tornar a elaboração do planejamento estratégico em uma tarefa mais colaborativa e participativa. A construção da estratégia integrada ganhou vida em 2013, levando em conta o ponto de vista desde as bases operacionais até a alta direção.

ESGCOOP

O Sicredi implementou um sistema de Quantificação de Riscos Climáticos, utilizando 1,3 bilhão de dados para gerar um score de risco para seus associados em todo o Brasil. A ferramenta analisa 17 ameaças climáticas e projeta cenários até 2050, permitindo que a cooperativa desenvolva produtos mais resilientes, aprimore sua estratégia e lidere a transição para uma economia de baixo carbono no cooperativismo financeiro.

ESGCOOP

Objetivo: Recuperação de nascentes para a promoção de programas de sustentabilidade socioambientais, buscando disseminar esta prática nos municípios da área de atuação da cooperativa. Resultados: Nascentes recuperadas: 30 (antes do projeto), 90 (após o projeto). Conscientização ambiental de produtores. Plantio de mudas nativas: 4.500 (antes do projeto), 230 mil (após o projeto).

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

O Movimento CoopEducação, iniciado em 2013 pelo Sicoob Sarom em colaboração com órgãos públicos e Superintendências Regionais de Ensino, tem como objetivo transformar a educação dos municípios de atuação da cooperativa. Focado na educação cooperativista, empreendedora e financeira, o programa capacita professores e emprega metodologias ativas. O processo inclui etapas como sensibilização, mobilização, capacitação, implantação, monitoramento e avaliação. Desde sua concepção, já impactou mais de 37 mil alunos e capacitou mais de 2 mil professores. Essa iniciativa tem influenciado a composição do quadro de colaboradores do Sicoob Sarom, com um terço dos colaboradores em São Roque de Minas participando do programa, o que traz benefícios em termos de integração e pertencimento. Além disso, tem contribuído para a sucessão do quadro social, com mais de 2.500 crianças e jovens tornando-se cooperados e acumulando mais de dez milhões de reais (R$ 10 milhões) em poupança na cooperativa.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Pop-up Pesquisa