Coopfam lidera desenvolvimento da economia circular do café

A Coopfam (Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região) foi fundada em 2003, tendo como origem a Associação dos Pequenos Produtores de Poço Fundo, ativa desde o início dos anos 90. Produzir café de qualidade e certificado por meio da agricultura sustentável é o grande diferencial da cooperativa mineira. Um exemplo disso é o projeto de gestão de resíduos da Coopfam, que integra a cafeicultura à economia circular, que visa evitar desperdícios e devolver os materiais ao ciclo produtivo. A iniciativa tem o objetivo de dar destino aos resíduos do processo industrial da torrefação da cooperativa com soluções alternativas e sustentáveis, estimulando a economia circular por meio da logística reversa. “Dividimos nossos resíduos em: orgânicos, recicláveis, eletrônicos, mecânicos e domésticos. Para tal divisão, a Coopfam criou um espaço aberto a toda comunidade chamado Ecoponto e incentiva que todo município faça a separação correta dos resíduos através de conscientização nas escolas e redes sociais”, narra Carlos Eduardo Garcia, gestor ambiental da Coopfam.
Resíduos de valor
Os resíduos orgânicos gerados na indústria de torrefação, como palhas, cafés vencidos e amostras a serem descartadas são destinados aos cooperados que se cadastram no projeto a fim de usá-los como insumos agrícolas no processo de adubação de suas terras. Já os resíduos recicláveis, por outro lado, são separados e destinados à usina de reciclagem de Poço Fundo. A Coopfam já contribuiu com ações de capacitação dos coletores e melhorias na infraestrutura da usina. Além disso, o lixo eletrônico é armazenado em caixas de coleta e destinado a empresas que fazem o reuso ou o descarte adequado desses materiais. “Estamos iniciando uma parceria com um comprador de resíduo eletrônico que reverterá recursos para mais ações ambientais”, adianta Garcia. Por fim, resíduos mecânicos e domésticos também fazem parte das práticas sustentáveis da Coopfam, seja por meio da venda para empresas que fazem o reaproveitamento dos materiais ou por meio da coleta seletiva.
Conscientizando a comunidade e protegendo o ambiente
A Coopfam também trabalha em prol da conscientização dos cooperados para impulsionar a coleta seletiva. Isso ocorre com ações de educação ambiental e a oferta de kits de coleta seletiva aos associados. Os recicláveis separados são alocados para as seis casinhas de coleta seletiva construídas pela cooperativa em diversos bairros rurais. “Com esse trabalho, conseguimos ter algumas reduções de custos, como, por exemplo, na negociação dos equipamentos ou peças defeituosas. Também gerenciamos nossos resíduos evitando que eles sejam descartados de forma inadequada, conscientizamos nossos cooperados, cooperadas e comunidade através de campanhas, eventos de coletas e locais onde podem destinar os resíduos”, explica Garcia. A fim de evitar o descarte irregular de elementos poluentes, a cooperativa lidera campanhas de coleta de embalagens de agrotóxico em parceria com a Prefeitura de Poço Fundo. Outros potenciais poluentes, como pilhas e lâmpadas, também são coletados e têm a destinação adequada.
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Sicredi Ouro Verde lança programa estruturado de feedback dos colaboradores
É uma iniciativa de encontros periódicos para escutar e trocar experiências entre a Sede e todas as Agências da Sicredi Ouro Verde MT. Isso foi denominado de Rodadas nas Agências e Sede. Acontece em ciclo de dois anos. No 1º ano é de Escuta ativa e no 2º ano de construção do plano de ação e das entregas.

Unimed Erechim desenvolve metodologia para gestão do conhecimento
Para aumentar a quantidade de conhecimento criado e absorvido pelos cooperados e colaboradores, a Unimed Erechim criou a prática Gestão do Conhecimento. A iniciativa é baseada nas etapas da gestão do conhecimento e no método PDCA.

Mulheres da Coopfam se mobilizam para aumentar protagonismo feminino no campo
Região: Sudeste Categoria: Inclusão e diversidade Ação: O projeto Mulheres Organizadas em Busca de Igualdade (MOBI) fomenta o protagonismo feminino na cafeicultura da Coopfam. ODS: 5 - Igualdade de gênero Resultados: A partir da criação dos MOBI, o engajamento das mulheres nas atividades da cooperativa aumentou significativamente. O grupo discute programas de desenvolvimento rural, pessoal e profissional, dando protagonismo às mulheres na cafeicultura. A Coopfam desenvolveu uma linha especial de cafés femininos, que foram servidos nos eventos da Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. O café feminino da cooperativa também recebeu menção honrosa em um concurso organizado pela ONU. Em 2019, Vânia Lúcia Pereira da Silva tomou posse como a primeira presidente mulher da Coopfam.

Viacredi desenvolve líderes com qualificação e gestão
Em 2011, a Viacredi sentiu a necessidade de qualificar possíveis líderes e criou o programa Liderança na Prática. Com o auxílio de outras ferramentas de gestão, a iniciativa visa preparar colaboradores para assumirem posições de liderança dentro da cooperativa. Assim, além de focar na educação de seus trabalhadores, a Viacredi diminui a taxa de rotatividade e melhora seus resultados.