cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicredi Vale do Piquiri implementa programa de formação de gestores

Imagem Destaque

2013
Sudeste,Sul
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito de Livre Admissão Vale do Piquiri ABCD
219
1
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
Percurso formativo dividido em módulos é voltado aos gerentes de unidade, gerentes administrativos e gerentes de negócio da cooperativa. Iniciativa melhora o desempenho dos colaboradores e oferece um percurso profissional claro, com crescimento salarial e consequente redução do turnover.

Contexto e desafios

Fundada em 1988 na cidade de Palotina, no oeste do Paraná, a cooperativa de crédito Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP tem expandido progressivamente sua atuação e hoje conta com 98 agências entre os estados de Paraná e São Paulo. 

Com a incorporação de outras cooperativas, especialmente na região da capital e do ABCD paulista, o Sicredi percebeu a necessidade de acelerar a formação e a capacitação de seus colaboradores para ocuparem cargos de gestão e posições nas unidades de atendimento. Assim surgiu o programa de desenvolvimento de gestores do Sicredi Vale do Piquiri. 

O objetivo do programa, que oferece um percurso formativo estruturado em módulos, é formar gerentes de unidades, gerentes administrativos e gerentes de negócios, a fim de dar suporte ao crescimento da operação e à abertura de novos pontos de atendimento.

Desenvolvimento e metodologia

A construção do programa de desenvolvimento de gestores, realizado anualmente, foi conduzida pela área de gestão de pessoas da cooperativa. O percurso formativo segue as seguintes etapas:

  • Mapeamento das competências necessárias para os cargos participantes do programa;
  • Construção colaborativa da grade do programa, específica para cada cargo e feita com participação dos colaboradores;
  • Definição do cronograma de implantação;
  • Orçamentação do programa, aprovação pela diretoria executiva e pelo conselho de administração;
  • Seleção dos fornecedores internos e externos;
  • Busca de apoio financeiro e institucional do Sescoop/PR.

As turmas de formação de gerentes de unidade e gerentes administrativos têm um total de 288 horas-aula, enquanto as turmas de gerentes de negócio têm 216 horas. As cargas horárias são divididas em 18 módulos para gerentes de unidade e gerentes administrativos, e em 16 módulos para os gerentes de negócio.

Nos 18 meses após seu lançamento, o programa atingiu um público de 126 participantes, totalizando 1.008 horas de treinamento, com 68 módulos realizados. Inicialmente, o processo seletivo foi aberto a todos os interessados, seja visando ao aperfeiçoamento profissional ou à progressão de cargos. 

Os colaboradores inscritos foram avaliados considerando o histórico profissional dentro da cooperativa, as entregas operacionais, a mobilidade regional e as perspectivas de desenvolvimento dentro do quadro estratégico da cooperativa. Após esse filtro, foram definidas as turmas.

Ao final do percurso de formação, os gestores fazem um comparativo do desempenho do colaborador antes e depois da realização do programa, como forma de medir a eficácia do projeto.

Além disso, os participantes também avaliam os instrutores e professores utilizando um formulário padrão ao final de cada módulo. São analisadas questões como conhecimento sobre o tema, didática e aplicabilidade do conteúdo.

Segundo o Sicredi Vale do Piquiri, o programa busca utilizar práticas de ensino que simulam situações reais, envolvendo o cotidiano dos participantes em temáticas como governança, liderança, gestão do negócio e relacionamento com stakeholders que apoiam o empreendimento local, no caso, a unidade de atendimento na qual o participante atua.

Resultados e aprendizados

O programa de formação de gestores do Sicredi Vale do Piquiri visa a acelerar a formação, capacitação e desenvolvimento de colaboradores para ocuparem posições de gestão nos pontos de atendimento da cooperativa. Essa prática, por si só, atende a objetivos da gestão de pessoas, como o desenvolvimento das competências esperadas para o cargo e a oferta de um percurso claro de progresso profissional e crescimento salarial. 

Paralelamente, o programa diminui o turnover e valoriza os talentos da organização. Segundo dados da cooperativa, no Sistema Sicredi como um todo a taxa de turnover é de 1,49% ao mês. Já na Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP, com o apoio das iniciativas educacionais, o turnover é de 1,2% ao mês.

A cooperativa relata que, nos primeiros 18 meses após a implantação do programa, mais de 70% dos participantes obtiveram aumento salarial e mais da metade avançou nos cargos e posições dentro da cooperativa.

Por fim, o programa de desenvolvimento de gestores está alinhado também ao planejamento estratégico, uma vez que promove lideranças com capacidades voltadas à gestão, execução, negociação e articulação, com foco no desenvolvimento sistêmico da cooperativa e no alcance dos resultados. 

CONTATO DA COOPERATIVA

0800 724 7220

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

ESGCOOP

Região: Sudeste Categoria: Produção sustentável Ação: Criação do Protocolo Gerações, que busca melhorar continuamente a cafeicultura levando em conta a sustentabilidade ambiental e os preceitos éticos. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 12 - Consumo e produção responsáveis 13 - Ação contra a mudança global do clima Resultados: O Protocolo Gerações foi desenvolvido em parceria com uma empresa internacional especializada em certificações ambientais, de sustentabilidade e qualidade de alimentos. Ao todo, 400 cooperados participam do projeto; a produção deles pode integrar a linha de cafés especiais da cooperativa. O Protocolo Gerações aumentou o engajamento e o interesse dos produtores nas certificações de sustentabilidade. A produção sustentável com base no protocolo já está ganhando mercado e até mesmo começou a ser exportada.

ESGCOOP

Região: Sudeste Categoria: Inclusão e diversidade Ação: O projeto Mulheres Organizadas em Busca de Igualdade (MOBI) fomenta o protagonismo feminino na cafeicultura da Coopfam. ODS: 5 - Igualdade de gênero Resultados: A partir da criação dos MOBI, o engajamento das mulheres nas atividades da cooperativa aumentou significativamente. O grupo discute programas de desenvolvimento rural, pessoal e profissional, dando protagonismo às mulheres na cafeicultura. A Coopfam desenvolveu uma linha especial de cafés femininos, que foram servidos nos eventos da Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. O café feminino da cooperativa também recebeu menção honrosa em um concurso organizado pela ONU. Em 2019, Vânia Lúcia Pereira da Silva tomou posse como a primeira presidente mulher da Coopfam.

ESGCOOP

Estado: Rio Grande do Sul Ação: Estímulo a práticas de sustentabilidade e rentabilidade para sistemas de produção agrícola Principais resultados:  Maior produtividade com uso de práticas sustentáveis Reconhecimento por meio de prêmios  Conservação do solo

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Comitê de Auditoria Interna (CAI) é criado pela Unimed Circuito das Águas para aprimorar tratamento de informações cruciais para o processo decisório. Órgão também fortalece os controles internos e mantém relacionamento com a auditoria externa independente.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.