Sicredi Vale do Piquiri implementa programa de formação de gestores

Contexto e desafios
Fundada em 1988 na cidade de Palotina, no oeste do Paraná, a cooperativa de crédito Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP tem expandido progressivamente sua atuação e hoje conta com 98 agências entre os estados de Paraná e São Paulo.
Com a incorporação de outras cooperativas, especialmente na região da capital e do ABCD paulista, o Sicredi percebeu a necessidade de acelerar a formação e a capacitação de seus colaboradores para ocuparem cargos de gestão e posições nas unidades de atendimento. Assim surgiu o programa de desenvolvimento de gestores do Sicredi Vale do Piquiri.
O objetivo do programa, que oferece um percurso formativo estruturado em módulos, é formar gerentes de unidades, gerentes administrativos e gerentes de negócios, a fim de dar suporte ao crescimento da operação e à abertura de novos pontos de atendimento.
Desenvolvimento e metodologia
A construção do programa de desenvolvimento de gestores, realizado anualmente, foi conduzida pela área de gestão de pessoas da cooperativa. O percurso formativo segue as seguintes etapas:
- Mapeamento das competências necessárias para os cargos participantes do programa;
- Construção colaborativa da grade do programa, específica para cada cargo e feita com participação dos colaboradores;
- Definição do cronograma de implantação;
- Orçamentação do programa, aprovação pela diretoria executiva e pelo conselho de administração;
- Seleção dos fornecedores internos e externos;
- Busca de apoio financeiro e institucional do Sescoop/PR.
As turmas de formação de gerentes de unidade e gerentes administrativos têm um total de 288 horas-aula, enquanto as turmas de gerentes de negócio têm 216 horas. As cargas horárias são divididas em 18 módulos para gerentes de unidade e gerentes administrativos, e em 16 módulos para os gerentes de negócio.
Nos 18 meses após seu lançamento, o programa atingiu um público de 126 participantes, totalizando 1.008 horas de treinamento, com 68 módulos realizados. Inicialmente, o processo seletivo foi aberto a todos os interessados, seja visando ao aperfeiçoamento profissional ou à progressão de cargos.
Os colaboradores inscritos foram avaliados considerando o histórico profissional dentro da cooperativa, as entregas operacionais, a mobilidade regional e as perspectivas de desenvolvimento dentro do quadro estratégico da cooperativa. Após esse filtro, foram definidas as turmas.
Ao final do percurso de formação, os gestores fazem um comparativo do desempenho do colaborador antes e depois da realização do programa, como forma de medir a eficácia do projeto.
Além disso, os participantes também avaliam os instrutores e professores utilizando um formulário padrão ao final de cada módulo. São analisadas questões como conhecimento sobre o tema, didática e aplicabilidade do conteúdo.
Segundo o Sicredi Vale do Piquiri, o programa busca utilizar práticas de ensino que simulam situações reais, envolvendo o cotidiano dos participantes em temáticas como governança, liderança, gestão do negócio e relacionamento com stakeholders que apoiam o empreendimento local, no caso, a unidade de atendimento na qual o participante atua.
Resultados e aprendizados
O programa de formação de gestores do Sicredi Vale do Piquiri visa a acelerar a formação, capacitação e desenvolvimento de colaboradores para ocuparem posições de gestão nos pontos de atendimento da cooperativa. Essa prática, por si só, atende a objetivos da gestão de pessoas, como o desenvolvimento das competências esperadas para o cargo e a oferta de um percurso claro de progresso profissional e crescimento salarial.
Paralelamente, o programa diminui o turnover e valoriza os talentos da organização. Segundo dados da cooperativa, no Sistema Sicredi como um todo a taxa de turnover é de 1,49% ao mês. Já na Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP, com o apoio das iniciativas educacionais, o turnover é de 1,2% ao mês.
A cooperativa relata que, nos primeiros 18 meses após a implantação do programa, mais de 70% dos participantes obtiveram aumento salarial e mais da metade avançou nos cargos e posições dentro da cooperativa.
Por fim, o programa de desenvolvimento de gestores está alinhado também ao planejamento estratégico, uma vez que promove lideranças com capacidades voltadas à gestão, execução, negociação e articulação, com foco no desenvolvimento sistêmico da cooperativa e no alcance dos resultados.
CONTATO DA COOPERATIVA
0800 724 7220
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Programa de ideias Coolab promove a cultura de inovação e colaboração no Sicoob Credicom
Durante o planejamento estratégico de 2020/2023, o Sicoob Credicom priorizou a inovação como um elemento central para nortear os próximos passos da cooperativa, culminando, dentre muitas iniciativas, na criação do Programa de Ideias. Este programa, denominado "coolab", promove a cultura de inovação e colaboração no Sicoob Credicom, tendo o colaborador como o principal agente de transformação. Em seu primeiro ciclo, o Coolab obteve o resultado de 184 ideias recebidas e 10 projetos-piloto aprovados. Os projetos bem-sucedidos, como "Crédito Direto ao Cooperado" e "CredBlock", proporcionaram à cooperativa uma eficiência operacional significativa, além de benefícios intangíveis, como satisfação do colaborador. Atualmente, esses projetos estão sendo implementados em toda a organização, com o suporte do Escritório Ágil de Gerenciamento de Projetos. Além disso, o Sicoob Credicom compartilha seu conhecimento em eventos cooperativistas e de inovação, reforçando seu compromisso com a excelência na gestão por meio da colaboração e da inovação.

Unimed Chapecó subsidia descarte de resíduos dos cooperados
Para melhorar sua gestão de resíduos, a Unimed Chapecó desenvolveu o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). A cooperativa subsidia a elaboração do planejamento de descarte de resíduos nas clínicas e consultórios de seus cooperados. A adesão é voluntária. Em 2016, o projeto chegou a atender 129 postos de coleta e contou com a participação de 188 cooperados.

Unimed-BH reestrutura o gerenciamento de projetos
Após identificar a necessidade de reestruturar o gerenciamento de suas iniciativas, a Unimed-BH estabeleceu uma dinâmica de gestão dividida em quatro etapas; e o Escritório Corporativo de Projetos da cooperativa é o responsável por realizar todas essas fases. O projeto começou em 2001 e gerou maior alinhamento das iniciativas de inovação com planejamento estratégico da cooperativa.

Frimesa é referência na adoção de energia limpa
Região: Sul Categoria: Energias Renováveis Ação: Diversificação da matriz energética com adoção de energias limpas, uso de biogás e energia solar. ODS: Objetivo 7 - Energia acessível e limpa Resultados: O biodigestor de Medianeira tem capacidade de gerar cerca de 8.700 Nm³/dia de biogás, proporcionando economia de R$ 3 milhões por ano. Substituição do gás liquefeito de petróleo (GLP) pelo biogás, o que reduz a emissão de gases poluentes. Ao todo, as energias renováveis já representam mais de 98% de todo o consumo energético da Frimesa.