cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Unimed Vitória conscientiza clientes e internautas sobre doenças por meio de websérie

Imagem Destaque

2014
Sudeste
Saúde
Não
Unimed Vitória Cooperativa de Trabalho Médico
2
2
Unimed Vitória, Vídeos, Websérie
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Social
Em 2014, a Unimed Vitória desenvolveu a websérie Dicas de Saúde. O objetivo da cooperativa é compartilhar vídeos sobre a prevenção de doenças nas redes sociais e conscientizar os clientes e a população sobre a necessidade de focar na saúde.

Contexto e desafios

Com 420 mil clientes, a Unimed Vitória preza pela qualidade de seus serviços, produtos e atendimentos. Além de se preocupar com o trabalho prestado por seus cooperados e colaboradores, a cooperativa também busca incentivar hábitos saudáveis na população.

Foi por isso que, em 2014, a cooperativa desenvolveu uma websérie com dicas de saúde. O objetivo da iniciativa é conscientizar os clientes e a população sobre a prevenção de doenças e incentivá-los a focar na saúde.

Além disso, a websérie, intitulada Dicas de Saúde, também dá a oportunidade aos novos médicos cooperados de divulgarem suas especialidades, ganhando mais visibilidade no meio. Isso porque os profissionais têm a responsabilidade de gravar vídeos sobre determinados problemas de saúde.

Desenvolvimento e metodologia

A ideia principal da websérie é produzir vídeos curtos que apresentem, de forma simples e rápida, temas importantes e de alto interesse. Para isso, a Unimed Vitória focou em desenvolver uma metodologia organizada e focada na produção de conteúdos relevantes.

Os médicos cooperados interessados em participar da iniciativa precisam se cadastrar por meio de um formulário. Nele, os profissionais se identificam e sugerem temas de interesse. Com os médicos escolhidos, as gravações começam. Elas são feitas nos consultórios médicos por uma empresa terceirizada. 

Depois de gravados e editados, os vídeos são publicados no canal do YouTube e na página do Facebook da Unimed Vitória. Assim, o conteúdo atinge não só os clientes, mas também o restante da população.

Além disso, os vídeos também fazem parte da programação da TV Unimed, que está presente nas unidades de atendimento da cooperativa. Com isso, a websérie também apresenta os médicos cooperados aos clientes, aumentando a transparência da Unimed Vitória e sua proximidade com os beneficiários.

Durante o desenvolvimento da iniciativa, a cooperativa definiu uma meta de quatro vídeos por ano. No entanto, em 2014, ano de inauguração da websérie Dicas de Saúde, foram publicados apenas três vídeos entre os meses de julho e novembro. Os temas abordados foram:

  • Gripes e resfriados;
  • Pernas inchadas;
  • Infecção urinária.

Além da produção e divulgação dos conteúdos, os resultados são monitorados pela assessoria de comunicação da Unimed Vitória. O número de curtidas, compartilhamentos e comentários de cada episódio são registrados e analisados.

Resultados e aprendizados

O objetivo principal da Unimed Vitória é compartilhar o conhecimento dos médicos com toda a rede de clientes e com os internautas. No entanto, logo no início da prática, a cooperativa viu a websérie como uma oportunidade de tornar os novos médicos cooperados mais conhecidos.

Com essa ideia em mente, a Unimed Vitória incentivou os novos associados a participarem da iniciativa. Assim, eles podem se apresentar para o público, em especial aos clientes, identificar sua especialidade e ganhar credibilidade ao falar sobre problemas de saúde e os métodos para evitá-los.

Os três primeiros vídeos publicados em 2014 geraram, em conjunto, cerca de 11 mil visualizações no Facebook. Além do número de visualizações, a Unimed Vitória acumulou 2.286 curtidas, 118 comentários e 592 compartilhamentos. A página da cooperativa na rede social também ganhou 535 novas curtidas após a publicação dos episódios da websérie.

O compartilhamento dos vídeos foi essencial para que a meta de atingir os internautas com assuntos importantes sobre doenças fosse alcançada. A Unimed Vitória observou que a interação com os episódios trouxe mais visibilidade à iniciativa.

CONTATO DA COOPERATIVA

Fabrícia Kirmse, coordenadora de Comunicação e Marketing - fcaldas@unimedvx.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Viacredi faz seu planejamento 2022-2025 engajando seus cooperados, colaboradores, parceiros e fornecedores
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Viacredi faz seu planejamento 2022-2025 engajando seus cooperados, colaboradores, parceiros e fornecedores

O planejamento estratégico é um processo colaborativo que envolve a participação ativa de todos os colaboradores e cooperados. É reconhecida a importância de considerar as necessidades e expectativas desses públicos, além de garantir a sustentabilidade da cooperativa. Estabelecer rituais e estruturar o planejamento estratégico de maneira eficaz é fundamental para se aproximar ao máximo dos objetivos estratégicos definidos pela cooperativa no ciclo de 2022 a 2025

Sicredi Grandes Rios aposta na formação de novas lideranças
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicredi Grandes Rios aposta na formação de novas lideranças

Por meio do Programa Crescer, as cooperativas do Sistema Sicredi focaram no desenvolvimento de lideranças cooperativistas. A Sicredi Grandes Rios MT/PA/AM incrementou ainda mais a iniciativa e conseguiu aumentar o engajamento de cooperados, assim como conquistou novas lideranças.

Sicredi é pioneira na emissão de letras de crédito sustentável
ESGCOOP

Sicredi é pioneira na emissão de letras de crédito sustentável

Região: Brasil Categoria: Finanças verdes Ação: Emissão da primeira Letra Financeira Pública Sustentável do Brasil. ODS: 5 - Igualdade de gênero 7 - Energia acessível e limpa 9 - Indústria, inovação e infraestrutura 13 - Ação contra a mudança global do clima Resultados: A operação captou R$ 780 milhões em recursos destinados ao financiamento de projetos sustentáveis. O valor apoiou projetos de energia limpa, geração de empregos e apoio ao desenvolvimento econômico das comunidades. A operação evitou a emissão de quase 5 toneladas de gases poluentes e contribuiu para a sustentação de 80 mil empregos. A iniciativa foi premiada pelo Global SME Finance Awards 2023 na categoria Título Sustentável do Ano.

Cooxupé desenvolve Protocolo Gerações em busca de uma produção mais sustentável
ESGCOOP

Cooxupé desenvolve Protocolo Gerações em busca de uma produção mais sustentável

Região: Sudeste Categoria: Produção sustentável Ação: Criação do Protocolo Gerações, que busca melhorar continuamente a cafeicultura levando em conta a sustentabilidade ambiental e os preceitos éticos. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 12 - Consumo e produção responsáveis 13 - Ação contra a mudança global do clima Resultados: O Protocolo Gerações foi desenvolvido em parceria com uma empresa internacional especializada em certificações ambientais, de sustentabilidade e qualidade de alimentos. Ao todo, 400 cooperados participam do projeto; a produção deles pode integrar a linha de cafés especiais da cooperativa. O Protocolo Gerações aumentou o engajamento e o interesse dos produtores nas certificações de sustentabilidade. A produção sustentável com base no protocolo já está ganhando mercado e até mesmo começou a ser exportada.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.