Unimed Vitória conscientiza clientes e internautas sobre doenças por meio de websérie

Contexto e desafios
Com 420 mil clientes, a Unimed Vitória preza pela qualidade de seus serviços, produtos e atendimentos. Além de se preocupar com o trabalho prestado por seus cooperados e colaboradores, a cooperativa também busca incentivar hábitos saudáveis na população.
Foi por isso que, em 2014, a cooperativa desenvolveu uma websérie com dicas de saúde. O objetivo da iniciativa é conscientizar os clientes e a população sobre a prevenção de doenças e incentivá-los a focar na saúde.
Além disso, a websérie, intitulada Dicas de Saúde, também dá a oportunidade aos novos médicos cooperados de divulgarem suas especialidades, ganhando mais visibilidade no meio. Isso porque os profissionais têm a responsabilidade de gravar vídeos sobre determinados problemas de saúde.
Desenvolvimento e metodologia
A ideia principal da websérie é produzir vídeos curtos que apresentem, de forma simples e rápida, temas importantes e de alto interesse. Para isso, a Unimed Vitória focou em desenvolver uma metodologia organizada e focada na produção de conteúdos relevantes.
Os médicos cooperados interessados em participar da iniciativa precisam se cadastrar por meio de um formulário. Nele, os profissionais se identificam e sugerem temas de interesse. Com os médicos escolhidos, as gravações começam. Elas são feitas nos consultórios médicos por uma empresa terceirizada.
Depois de gravados e editados, os vídeos são publicados no canal do YouTube e na página do Facebook da Unimed Vitória. Assim, o conteúdo atinge não só os clientes, mas também o restante da população.
Além disso, os vídeos também fazem parte da programação da TV Unimed, que está presente nas unidades de atendimento da cooperativa. Com isso, a websérie também apresenta os médicos cooperados aos clientes, aumentando a transparência da Unimed Vitória e sua proximidade com os beneficiários.
Durante o desenvolvimento da iniciativa, a cooperativa definiu uma meta de quatro vídeos por ano. No entanto, em 2014, ano de inauguração da websérie Dicas de Saúde, foram publicados apenas três vídeos entre os meses de julho e novembro. Os temas abordados foram:
- Gripes e resfriados;
- Pernas inchadas;
- Infecção urinária.
Além da produção e divulgação dos conteúdos, os resultados são monitorados pela assessoria de comunicação da Unimed Vitória. O número de curtidas, compartilhamentos e comentários de cada episódio são registrados e analisados.
Resultados e aprendizados
O objetivo principal da Unimed Vitória é compartilhar o conhecimento dos médicos com toda a rede de clientes e com os internautas. No entanto, logo no início da prática, a cooperativa viu a websérie como uma oportunidade de tornar os novos médicos cooperados mais conhecidos.
Com essa ideia em mente, a Unimed Vitória incentivou os novos associados a participarem da iniciativa. Assim, eles podem se apresentar para o público, em especial aos clientes, identificar sua especialidade e ganhar credibilidade ao falar sobre problemas de saúde e os métodos para evitá-los.
Os três primeiros vídeos publicados em 2014 geraram, em conjunto, cerca de 11 mil visualizações no Facebook. Além do número de visualizações, a Unimed Vitória acumulou 2.286 curtidas, 118 comentários e 592 compartilhamentos. A página da cooperativa na rede social também ganhou 535 novas curtidas após a publicação dos episódios da websérie.
O compartilhamento dos vídeos foi essencial para que a meta de atingir os internautas com assuntos importantes sobre doenças fosse alcançada. A Unimed Vitória observou que a interação com os episódios trouxe mais visibilidade à iniciativa.
CONTATO DA COOPERATIVA
Fabrícia Kirmse, coordenadora de Comunicação e Marketing - fcaldas@unimedvx.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
A cooperativa de crédito realiza eventos prévios às assembleias gerais em todos os seus postos de atendimento, a fim de ampliar as oportunidades de participação para seus cooperados. A iniciativa favorece a gestão democrática e propicia um relacionamento melhor e mais próximo entre a Viacredi e seu quadro social.
Pensando em agrupar seus diversos projetos existentes, o Sicoob Divicred criou o Programa Valoriza. Com ele, a cooperativa visa promover a doutrina cooperativista e organizar projetos que estimulem o crescimento do indivíduo, a cooperação, a solidariedade, a justiça, os hábitos saudáveis e a consciência ambiental para os cooperados, empregados e comunidade.
Região: Sul Categoria: Produção Sustentável Ação: Elaboração do Programa Agrária de Gestão Rural, que promove boas práticas de sustentabilidade nas propriedades dos cooperados. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 12 - Consumo e produção responsáveis 13 - Ação contra a mudança global do clima Resultados: O Programa Agrária de Gestão Rural enquadra as propriedades em cinco níveis diferentes de evolução sustentável. O último nível, mais avançado, leva em consideração a proteção de nascentes, a elaboração de planos de gestão, a avaliação da biodiversidade e a conservação do solo, por exemplo. Ao todo, 159 propriedades ligadas à cooperativa participam do programa e, com isso, 84% da área total da Agrária é considerada sustentável. Por meio das iniciativas potencializadas pelo programa, a Agrária obteve uma série de certificações que asseguram o caráter sustentável de sua produção.
Objetivo: Disseminar o conceito de Sustentabilidade e Educação Ambiental no contexto escolar por meio de um projeto de Geração Solar Fotovoltaica com a implantação de um Sistema Off-Grid. Resultados: Capacitação de alunos e professores no desenvolvimento de projetos voltados à geração de energia limpa. Premiação em eventos científicos externos à escola na categoria Engenharia e Ciências da Natureza pelos alunos na forma de pesquisa científica. Valores doados em equipamentos para o projeto: R$ 3.600,00. Avaliação dos participantes do projeto em relação à satisfação em ter participado: 92%.