Sicredi Pioneira aposta em comunicação para alinhar diretrizes estratégicas
Contexto e desafios
A efetividade da comunicação entre todas as áreas e cargos da cooperativa é essencial para o trabalho ser realizado com qualidade. Pensando em melhorar sua comunicação, a Sicredi Pioneira implantou, em 2006, a prática de comunicação das estratégias.
O objetivo da iniciativa é alinhar as diretrizes estratégicas e da cultura organizacional dentro da cooperativa. Além disso, a Sicredi Pioneira também visa alinhar a prática das atividades e processos às suas estratégias.
A ideia é gerar credibilidade, segurança e transparência, proporcionando uma visão completa dos meios adotados para atingir os resultados propostos. Com isso, os comunicados se alinham às metas, minimizando ruídos que podem atrapalhar o crescimento da Sicredi Pioneira.
Desenvolvimento e metodologia
O responsável pela prática de comunicação das estratégias é o diretor executivo da cooperativa. Ele está encarregado de formular e compartilhar todas as diretrizes que serão seguidas durante a execução dos projetos e atividades.
Ao finalizar o planejamento, os diretores executivos se reúnem com todos os gerentes da superintendência e das unidades de atendimento. Durante a reunião, os executivos apresentam categorias do mapa estratégico anual:
- Causa;
- Missão;
- Valores;
- Princípios de gestão;
- Visão;
- Fator crítico de sucesso;
- Público-alvo;
- Objetivos estratégicos.
Após o encontro, os gestores ficam responsáveis por apresentarem o mapa estratégico às equipes. Esse alinhamento deve acontecer em um dia e horário definidos para fazer a informação chegar em conjunto a todos os colaboradores.
Após o alinhamento das diretrizes e práticas, a Sicredi Pioneira fixa uma imagem do mapa nas áreas e unidades de atendimento. Apenas comunicados condizentes com a estratégia da cooperativa podem ser emitidos.
Resultados e aprendizados
Desde 2006, a prática de comunicação das estratégias passou por melhorias. Em 2012, a cooperativa começou a fazer a reunião específica de alinhamento estratégico para os gestores da cooperativa. No mesmo ano, a Sicredi Pioneira criou a cartilha do plano estratégico anual.
Já em 2013, os gestores passaram a ser preparados, após a reunião de alinhamento estratégico, para comunicar os colaboradores. A comunicação das equipes começou a ter uma data específica e o mapa estratégico em forma de mosaico foi adotado.
Em 2014, os gestores receberam mais um treinamento. Nesse caso, a cooperativa observou a necessidade de prepará-los para compartilhar detalhes do mapa estratégico nas unidades de atendimento durante a reunião de alinhamento.
Assim sendo, a iniciativa promove o desenvolvimento dos colaboradores. Dessa forma, os trabalhadores podem contribuir efetivamente para a evolução da cooperativa.
Prova disso é que, em 2014, a comunicação direta impactou o trabalho de 501 colaboradores. Com a prática integrada ao trabalho diário dos trabalhadores, eles estão mais preparados para executar tarefas conforme as estratégias da cooperativa.
Ao alinhar a cultura organizacional e as estratégias propostas com todos da cooperativa, a cooperativa acelera seu desenvolvimento. Diante disso, a Sicredi Pioneira mantém o ambiente de trabalho organizado e próspero.
CONTATO DA COOPERATIVA
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Objetivo: Implementar uma solução sustentável de geração de energia por meio da instalação de painéis de energia fotovoltaica em todas as agências da cooperativa e, com isso, reduzir a emissão de CO² e o custo com as faturas de energia elétrica destas agências. Resultados: Economia acumulada: R$ 63 mil em três meses (média de R$ 20 mil por mês). Redução na emissão de CO² ao meio ambiente: 15 toneladas.
Regiões: Sul e Nordeste Categoria: Resíduos Sólidos Ação/projeto: O Batalhão do Bem emprega a economia circular para reutilizar resíduos têxteis oriundos de fardas e vestimentas militares. Além do meio ambiente, o projeto atua, ainda, em prol da educação e geração de renda. ODSs: 1 - Erradicação da pobreza 4 - Educação de qualidade 5 - Igualdade de gênero 12 - Consumo e produção responsáveis 17 - Parceria e meios de implementação Resultados: Mais de 2 mil peças e 600 pares de calçados foram doados. Outras 500 peças passaram pelo processo de descaracterização e reaproveitamento. A iniciativa realiza cursos de customização, microempreendedorismo e reciclagem profissional, com participação feminina majoritária.
Cooperativa de cirurgiões aprimora processos para alocar vagas entre cooperados de forma transparente e igualitária. O sorteio é feito com sistema informatizado e gestão da escala acontece por meio de aplicativo, além da implantação do sistema de ponto biométrico.
diante dos desafios específicos enfrentados pelos produtores agropecuários de sua região, a COOPERNORTE montou um centro de pesquisa para apoiar decisões produtivas mais sustentáveis e assertivas.