Sicredi Pioneira aposta em comunicação para alinhar diretrizes estratégicas
Contexto e desafios
A efetividade da comunicação entre todas as áreas e cargos da cooperativa é essencial para o trabalho ser realizado com qualidade. Pensando em melhorar sua comunicação, a Sicredi Pioneira implantou, em 2006, a prática de comunicação das estratégias.
O objetivo da iniciativa é alinhar as diretrizes estratégicas e da cultura organizacional dentro da cooperativa. Além disso, a Sicredi Pioneira também visa alinhar a prática das atividades e processos às suas estratégias.
A ideia é gerar credibilidade, segurança e transparência, proporcionando uma visão completa dos meios adotados para atingir os resultados propostos. Com isso, os comunicados se alinham às metas, minimizando ruídos que podem atrapalhar o crescimento da Sicredi Pioneira.
Desenvolvimento e metodologia
O responsável pela prática de comunicação das estratégias é o diretor executivo da cooperativa. Ele está encarregado de formular e compartilhar todas as diretrizes que serão seguidas durante a execução dos projetos e atividades.
Ao finalizar o planejamento, os diretores executivos se reúnem com todos os gerentes da superintendência e das unidades de atendimento. Durante a reunião, os executivos apresentam categorias do mapa estratégico anual:
- Causa;
- Missão;
- Valores;
- Princípios de gestão;
- Visão;
- Fator crítico de sucesso;
- Público-alvo;
- Objetivos estratégicos.
Após o encontro, os gestores ficam responsáveis por apresentarem o mapa estratégico às equipes. Esse alinhamento deve acontecer em um dia e horário definidos para fazer a informação chegar em conjunto a todos os colaboradores.
Após o alinhamento das diretrizes e práticas, a Sicredi Pioneira fixa uma imagem do mapa nas áreas e unidades de atendimento. Apenas comunicados condizentes com a estratégia da cooperativa podem ser emitidos.
Resultados e aprendizados
Desde 2006, a prática de comunicação das estratégias passou por melhorias. Em 2012, a cooperativa começou a fazer a reunião específica de alinhamento estratégico para os gestores da cooperativa. No mesmo ano, a Sicredi Pioneira criou a cartilha do plano estratégico anual.
Já em 2013, os gestores passaram a ser preparados, após a reunião de alinhamento estratégico, para comunicar os colaboradores. A comunicação das equipes começou a ter uma data específica e o mapa estratégico em forma de mosaico foi adotado.
Em 2014, os gestores receberam mais um treinamento. Nesse caso, a cooperativa observou a necessidade de prepará-los para compartilhar detalhes do mapa estratégico nas unidades de atendimento durante a reunião de alinhamento.
Assim sendo, a iniciativa promove o desenvolvimento dos colaboradores. Dessa forma, os trabalhadores podem contribuir efetivamente para a evolução da cooperativa.
Prova disso é que, em 2014, a comunicação direta impactou o trabalho de 501 colaboradores. Com a prática integrada ao trabalho diário dos trabalhadores, eles estão mais preparados para executar tarefas conforme as estratégias da cooperativa.
Ao alinhar a cultura organizacional e as estratégias propostas com todos da cooperativa, a cooperativa acelera seu desenvolvimento. Diante disso, a Sicredi Pioneira mantém o ambiente de trabalho organizado e próspero.
CONTATO DA COOPERATIVA
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Em 2011, a Cooxupé firmou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Minas para desenvolver cursos de formação técnica para os pequenos produtores cooperados. O objetivo é levar mais conhecimento sobre gestão, produção e segurança no campo aos associados e seus trabalhadores.
Com o apoio financeiro do Sicoob Montecredi, a Fazenda Três Meninas, no Cerrado Mineiro, reverteu um quadro de degradação ambiental. A parceria viabilizou a cafeicultura regenerativa, transformando um solo empobrecido em uma propriedade carbono neutro que sequestra mais de 5 toneladas de CO₂ por hectare, serve de modelo para 4.500 produtores e protege a nascente de um rio que abastece uma cidade de 7 mil habitantes.
Colocando os clientes em foco, a Unimed Volta Redonda decidiu criar um programa que deixa o atendimento em hospitais ainda mais humanizado e atencioso. Com o Jeito Unimed de Cuidar, a cooperativa foca no cuidado dos clientes e no que podem oferecer para o serviço ser cada vez mais acolhedor.
Foi desenvolvido um projeto de estação móvel, com central de vendas, coleta de exames e feira de negócios, por meio de um contêiner que permitisse realizar diversas ações com qualidade e consequente aumento na percepção de valor de nosso produto. O Projeto conciliou durabilidade, possibilidades de adequação simples e reutilização duradoura.