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Sicredi Pioneira aposta em comunicação para alinhar diretrizes estratégicas

Imagem Destaque

2006
Sul
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento Sicredi Pioneira RS
244
770
Comunicação, Estratégias, sicredi pioneira
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Comunicação
Em 2006, a Sicredi Pioneira observou a necessidade de alinhar as diretrizes estratégicas e da cultura organizacional e implementou a prática de comunicação das estratégias. A partir de reuniões com gestores e com os colaboradores, a cooperativa compartilha o mapa estratégico e evita ruídos que podem atrapalhar o crescimento da Sicredi Pioneira.

Contexto e desafios

A efetividade da comunicação entre todas as áreas e cargos da cooperativa é essencial para o trabalho ser realizado com qualidade. Pensando em melhorar sua comunicação, a Sicredi Pioneira implantou, em 2006, a prática de comunicação das estratégias.

O objetivo da iniciativa é alinhar as diretrizes estratégicas e da cultura organizacional dentro da cooperativa. Além disso, a Sicredi Pioneira também visa alinhar a prática das atividades e processos às suas estratégias.

A ideia é gerar credibilidade, segurança e transparência, proporcionando uma visão completa dos meios adotados para atingir os resultados propostos. Com isso, os comunicados se alinham às metas, minimizando ruídos que podem atrapalhar o crescimento da Sicredi Pioneira.

Desenvolvimento e metodologia

O responsável pela prática de comunicação das estratégias é o diretor executivo da cooperativa. Ele está encarregado de formular e compartilhar todas as diretrizes que serão seguidas durante a execução dos projetos e atividades.

Ao finalizar o planejamento, os diretores executivos se reúnem com todos os gerentes da superintendência e das unidades de atendimento. Durante a reunião, os executivos apresentam categorias do mapa estratégico anual:

  • Causa;
  • Missão;
  • Valores;
  • Princípios de gestão;
  • Visão;
  • Fator crítico de sucesso;
  • Público-alvo;
  • Objetivos estratégicos.

Após o encontro, os gestores ficam responsáveis por apresentarem o mapa estratégico às equipes. Esse alinhamento deve acontecer em um dia e horário definidos para fazer a informação chegar em conjunto a todos os colaboradores.

Após o alinhamento das diretrizes e práticas, a Sicredi Pioneira fixa uma imagem do mapa nas áreas e unidades de atendimento. Apenas comunicados condizentes com a estratégia da cooperativa podem ser emitidos.

Resultados e aprendizados

Desde 2006, a prática de comunicação das estratégias passou por melhorias. Em 2012, a cooperativa começou a fazer a reunião específica de alinhamento estratégico para os gestores da cooperativa. No mesmo ano, a Sicredi Pioneira criou a cartilha do plano estratégico anual.

Já em 2013, os gestores passaram a ser preparados, após a reunião de alinhamento estratégico, para comunicar os colaboradores. A comunicação das equipes começou a ter uma data específica e o mapa estratégico em forma de mosaico foi adotado.

Em 2014, os gestores receberam mais um treinamento. Nesse caso, a cooperativa observou a necessidade de prepará-los para compartilhar detalhes do mapa estratégico nas unidades de atendimento durante a reunião de alinhamento. 

Assim sendo, a iniciativa promove o desenvolvimento dos colaboradores. Dessa forma, os trabalhadores podem contribuir efetivamente para a evolução da cooperativa.

Prova disso é que, em 2014, a comunicação direta impactou o trabalho de 501 colaboradores. Com a prática integrada ao trabalho diário dos trabalhadores, eles estão mais preparados para executar tarefas conforme as estratégias da cooperativa. 

Ao alinhar a cultura organizacional e as estratégias propostas com todos da cooperativa, a cooperativa acelera seu desenvolvimento. Diante disso, a Sicredi Pioneira mantém o ambiente de trabalho organizado e próspero.

CONTATO DA COOPERATIVA

cooperativa@sicredipioneira.com.br

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