Agência verde
A responsabilidade socioambiental está no DNA do cooperativismo. É por isso que esse modelo de negócios costuma surpreender com ideias e projetos inovadores que fogem ao convencional. Ao surgir a possibilidade de instalar uma agência no maior corredor financeiro da cidade de João Pessoa, o Sicredi Evolução – maior instituição financeira cooperativa do Nordeste com R$ 2 bilhões de ativos, mais de 30 mil associados e 21 agências na Paraíba – quis fazer a diferença e projetou uma agência 100% sustentável. Localizada na principal avenida da cidade, ligando o centro à orla, a Agência Epitácio Pessoa reúne tecnologia e inovação à serviço da sustentabilidade. Com estrutura moderna, a unidade foi construída com 22 contêineres, possui isolamento térmico, gera sua própria energia elétrica, aproveita água da chuva e foi construída em apenas seis meses, com baixíssimo desperdício de materiais.
OBRA INTELIGENTE
A agência Epitácio é a primeira agência bancária de grande porte em contêineres da América Latina. Além disso, foi o primeiro edifício a receber o certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) na capital paraibana. Essa certificação internacional é uma das mais rígidas do mundo e atesta a sustentabilidade de uma edificação em oito dimensões:
-
uso racional e redução da extração dos recursos naturais
-
redução do consumo de água e energia
-
implantação consciente e ordenada, em espaço sustentável, com fácil acesso a meios de transportes sustentáveis, como carros elétricos e bicicletas
-
redução dos efeitos das mudanças climáticas
-
uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental
-
redução, tratamento e reuso dos resíduos da construção
-
inovação e processos
-
créditos de prioridade regional.
Além de contribuir com a preservação do meio ambiente, a inauguração dessa agência sustentável do Sicredi Evolução fez a população e os cooperados perceberem a importância de desenvolver um modelo de negócio pautado na responsabilidade socioambiental. Na relação com a cidade, o fato da agência ter um piso elevado, ou em outras palavras, não tocar o solo em toda sua superfície, permite que a água das chuvas possa escoar livremente e ser absorvida pelo solo. Obras assim garantem que não haja alagamentos e que os lençóis freáticos sejam abastecidos. Já os cooperados podem usufruir de uma unidade de atendimento com localização estratégica e de fácil acesso. Estacionamento privativo, carregador de carros elétricos, bicicletário, acessibilidade e coleta seletiva (pilhas e baterias) são outros diferenciais do local. Os funcionários ganharam tanto um novo local quanto uma nova filosofia de trabalho – ainda mais voltada para a importância do meio ambiente no dia a dia. Eles vivem cotidianamente o que é ser sustentável e, assim como os cooperados, usufruem de todo conforto e inovação da agência. Vale destacar: a Agência Epitácio Pessoa Sicredi atingiu o nível Gold da certificação LEED — o mais alto de todos.
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Em uma das regiões mais isoladas do Brasil, a Ilha do Marajó (PA), o Sicoob Cooesa promoveu a criação da Cooperativa Mirim Marajoara. A iniciativa levou internet via satélite para a escola local e implementou um programa de educação cooperativista para crianças de 8 a 17 anos. Hoje, os jovens gerenciam sua própria cooperativa, desenvolvem projetos locais e transformam a realidade da comunidade.
Por meio da intercooperação, o Sicoob Aracoop viabilizou um financiamento superior a R$ 3 milhões para a construção de uma usina fotovoltaica em Pirapora, Minas Gerais. A iniciativa atendeu a uma associação de fruticultores que enfrentava altos custos de energia, garantindo a sustentabilidade econômica e ambiental da produção, reduzindo despesas e permitindo novos investimentos na região.
A CCPR implementou o projeto Logística Nota 10 para reduzir o impacto ambiental de suas operações. Por meio da modernização da frota, otimização de rotas e parcerias estratégicas, a iniciativa conseguiu diminuir significativamente as emissões de gases de efeito estufa no transporte do leite, aliando sustentabilidade, eficiência operacional e fortalecimento da cadeia produtiva.