Unimed Vitória valoriza unidades próprias de atendimento com campanha de comunicação
Contexto e desafios
Além de focar na qualidade dos serviços e produtos oferecidos aos clientes, a cooperativa capixaba Unimed Vitória também tem em vista investir na criação de recursos próprios para atendimento. A ideia da cooperativa é atuar em toda a cadeia de atendimento de modo independente.
Com esse desejo, em 2014, a Unimed Vitória criou uma campanha de apresentação dos centros independentes e dos benefícios gerados por eles. A ideia principal é apresentar suas unidades e explicar o impacto para os sócios, colaboradores, cooperados e clientes.
O objetivo da cooperativa também é mostrar a qualidade do serviço prestado pelos cooperados e colaboradores. Além disso, a Unimed Vitória visa oferecer uma gestão humanizada e profissional.
Desenvolvimento e metodologia
A campanha de apresentação consiste na produção de vídeos bimestrais sobre algum dos hospitais, unidades ambulatoriais e assistência domiciliar, dentre outros recursos próprios. Utilizando a técnica do storytelling - isto é, contar uma história de forma cativante - os responsáveis colhem relatos positivos dos cooperados de cada local e formulam um roteiro.
A proposta é associar a experiência do associado com informações relevantes sobre as unidades. Mas, esse não é o único papel dos depoimentos dos cooperados. Além de tornar os vídeos mais humanizados, os relatos dão mais credibilidade sobre o que está sendo falado, estabelecendo uma relação de confiança entre o médico cooperado e os clientes.
Para manter o conteúdo relevante e chamar a atenção dos internautas, a Unimed Vitória optou por produzir os vídeos da campanha com duração de até dois minutos. Com pouco tempo, a cooperativa mescla as imagens do atendimento do local e os depoimentos.
A cooperativa também definiu alguns métodos de compartilhamento da campanha de apresentação, sendo um para cooperados, outro para colaboradores, e um terceiro para os clientes.
- Cooperados: veiculado na área restrita do portal Unimed Vitória e via WhatsApp para grupos de associados.
- Colaboradores: fica disponível na intranet da cooperativa.
- Clientes: postado na página do Facebook, no canal do YouTube e na TV Unimed, disponível em todas as unidades de atendimento da cooperativa.
Além do compartilhamento com os associados, trabalhadores e beneficiários, a Unimed Vitória também apresenta os vídeos da campanha de apresentação em eventos e ações envolvendo os cooperados e clientes. Já a assessoria de imprensa produz notas e releases sobre a produção do material para veículos de comunicação e para o Sistema Unimed.
Para manter o controle da produção e da demanda, a assessoria de comunicação desenvolve um calendário de captação e veiculação dos vídeos da campanha. A apresentação e aprovação do conteúdo são registradas por e-mail.
Resultados e aprendizados
Em 2014, com três meses de campanha e dois vídeos publicados, a Unimed Vitória acumulou bons números de engajamento nos materiais postados no Facebook e no YouTube.
Mas não é só nos números que a iniciativa está fazendo sucesso. A cooperativa percebeu que o resultado positivo de visualizações e de interação com as postagens permitiu uma maior transparência na interação com os clientes. Os beneficiários têm a oportunidade de conhecer os serviços e as unidades de atendimento da Unimed Vitória de uma maneira mais intimista.
Os serviços e produtos oferecidos também são valorizados pelos próprios cooperados e colaboradores ao assistirem colegas de trabalho compartilhando memórias e experiências positivas. Dessa maneira, a Unimed Vitória fortalece a comunicação com os trabalhadores, associados e beneficiários.
CONTATO DA COOPERATIVA
Fabrícia Kirmse, coordenadora de Comunicação e Marketing - fcaldas@unimedvx.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Objetivo: Promover a viabilidade socioeconômica e ambiental da comunidade por meio da geração de renda e da produção de alimentos em sistemas agroflorestais. Resultados: Renda contínua para os cooperados no curto, médio e longo prazos. Garantia de venda dos produtos produzidos. Aumento da sustentabilidade da produção, já que não há necessidade de desmatamento. Recuperação da biodiversidade, fauna e flora, pelo reflorestamento da região. Melhoria no microclima da região. Fim do uso do fogo nos sistemas produtivos. Geração de emprego e qualificação, pois o sistema agroflorestal necessita de mão de obra especializada nos tratos culturais. Adoção de tecnologia que possibilita acesso a instrumentos econômicos, como o pagamento por serviços ambientais e crédito de carbono. Proximidade com a economia circular, com a busca de eficiência na cadeia produtiva e no aproveitamento de resíduos sólidos e líquidos para a produção de fertilizantes.
A fim de melhorar o desempenho comercial, a Unimed Sul Capixaba desenvolveu seu Programa de Excelência em Vendas e Relacionamento (PEV/R Unimed), abrangendo toda sua equipe de vendas. Com a adoção dos indicadores de performance, a cooperativa acompanhou detalhadamente o desempenho e pode fazer ajustes para melhorar em diversos critérios mesmo com somente um ano de execução do projeto.
Definição de um modelo de gestão, denominado MGC - Modelo de Gestão Castrolanda, simples e padronizado, que busca integrar os diferentes programas e projetos, alinhar continuamente os diferentes níveis de gestão (estratégico, tático e operacional) e direcionar esforços para o que é mais importante.
Programa de gestão do Sicoob Crediriodoce transforma sugestões feitas pelos colaboradores em projetos reais conduzidos por comitês temáticos. Batizado de Credite - Comitê de Renovação e Engajamento, o projeto visa a desenvolver uma cultura de engajamento e protagonismo dos colaboradores.