Unimed Vitória valoriza unidades próprias de atendimento com campanha de comunicação

Contexto e desafios
Além de focar na qualidade dos serviços e produtos oferecidos aos clientes, a cooperativa capixaba Unimed Vitória também tem em vista investir na criação de recursos próprios para atendimento. A ideia da cooperativa é atuar em toda a cadeia de atendimento de modo independente.
Com esse desejo, em 2014, a Unimed Vitória criou uma campanha de apresentação dos centros independentes e dos benefícios gerados por eles. A ideia principal é apresentar suas unidades e explicar o impacto para os sócios, colaboradores, cooperados e clientes.
O objetivo da cooperativa também é mostrar a qualidade do serviço prestado pelos cooperados e colaboradores. Além disso, a Unimed Vitória visa oferecer uma gestão humanizada e profissional.
Desenvolvimento e metodologia
A campanha de apresentação consiste na produção de vídeos bimestrais sobre algum dos hospitais, unidades ambulatoriais e assistência domiciliar, dentre outros recursos próprios. Utilizando a técnica do storytelling - isto é, contar uma história de forma cativante - os responsáveis colhem relatos positivos dos cooperados de cada local e formulam um roteiro.
A proposta é associar a experiência do associado com informações relevantes sobre as unidades. Mas, esse não é o único papel dos depoimentos dos cooperados. Além de tornar os vídeos mais humanizados, os relatos dão mais credibilidade sobre o que está sendo falado, estabelecendo uma relação de confiança entre o médico cooperado e os clientes.
Para manter o conteúdo relevante e chamar a atenção dos internautas, a Unimed Vitória optou por produzir os vídeos da campanha com duração de até dois minutos. Com pouco tempo, a cooperativa mescla as imagens do atendimento do local e os depoimentos.
A cooperativa também definiu alguns métodos de compartilhamento da campanha de apresentação, sendo um para cooperados, outro para colaboradores, e um terceiro para os clientes.
- Cooperados: veiculado na área restrita do portal Unimed Vitória e via WhatsApp para grupos de associados.
- Colaboradores: fica disponível na intranet da cooperativa.
- Clientes: postado na página do Facebook, no canal do YouTube e na TV Unimed, disponível em todas as unidades de atendimento da cooperativa.
Além do compartilhamento com os associados, trabalhadores e beneficiários, a Unimed Vitória também apresenta os vídeos da campanha de apresentação em eventos e ações envolvendo os cooperados e clientes. Já a assessoria de imprensa produz notas e releases sobre a produção do material para veículos de comunicação e para o Sistema Unimed.
Para manter o controle da produção e da demanda, a assessoria de comunicação desenvolve um calendário de captação e veiculação dos vídeos da campanha. A apresentação e aprovação do conteúdo são registradas por e-mail.
Resultados e aprendizados
Em 2014, com três meses de campanha e dois vídeos publicados, a Unimed Vitória acumulou bons números de engajamento nos materiais postados no Facebook e no YouTube.
Mas não é só nos números que a iniciativa está fazendo sucesso. A cooperativa percebeu que o resultado positivo de visualizações e de interação com as postagens permitiu uma maior transparência na interação com os clientes. Os beneficiários têm a oportunidade de conhecer os serviços e as unidades de atendimento da Unimed Vitória de uma maneira mais intimista.
Os serviços e produtos oferecidos também são valorizados pelos próprios cooperados e colaboradores ao assistirem colegas de trabalho compartilhando memórias e experiências positivas. Dessa maneira, a Unimed Vitória fortalece a comunicação com os trabalhadores, associados e beneficiários.
CONTATO DA COOPERATIVA
Fabrícia Kirmse, coordenadora de Comunicação e Marketing - fcaldas@unimedvx.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Colecionando reclamações sobre a demora para obter autorizações para procedimentos médicos, a Unimed Poços de Caldas adotou a metodologia LEAN para enxugar processos desnecessários e elaborar um novo fluxo de trabalho para resolver problemas. Com isso, a cooperativa colheu melhorias em diversos indicadores, passou a cumprir prazos de atendimento e viu uma queda nas reclamações.
Após identificar problemas na participação dos associados no processo assemblear, a Sicredi Biomas desenvolveu reuniões de núcleos, que antecedem as assembleias. Os encontros, menos burocráticos e formais, servem como uma maneira mais efetiva para que os associados apresentem propostas e participem das tomadas de decisão.
Com seu Programa de Compliance, a Unimed-BH se atualiza diante das novas demandas legais, regulatórias e éticas no mercado de planos de saúde. Iniciado em 2014, o projeto atua para assegurar boas práticas e estimular a integridade nos negócios. O programa passa por revisões anuais e engloba todas as áreas da cooperativa.
Objetivo: Implementar uma solução sustentável de geração de energia por meio da instalação de painéis de energia fotovoltaica em todas as agências da cooperativa e, com isso, reduzir a emissão de CO² e o custo com as faturas de energia elétrica destas agências. Resultados: Economia acumulada: R$ 63 mil em três meses (média de R$ 20 mil por mês). Redução na emissão de CO² ao meio ambiente: 15 toneladas.