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Crediriodoce adota programa de gestão para concretizar projetos sugeridos por colaboradores

Imagem Destaque

2017
Sudeste
Crédito
Não
Cooperativa de Poupança e Crédito de Livre Admissão do Vale do Rio Doce Ltda
19148
208
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
Programa de gestão do Sicoob Crediriodoce transforma sugestões feitas pelos colaboradores em projetos reais conduzidos por comitês temáticos. Batizado de Credite - Comitê de Renovação e Engajamento, o projeto visa a desenvolver uma cultura de engajamento e protagonismo dos colaboradores.

Contexto e desafios

Visando a melhorar o clima organizacional e o atendimento ao associado, a cooperativa de crédito rural Sicoob Crediriodoce iniciou um programa de gestão intitulado Credite – Comitê de Renovação e Engajamento. O Credite é um programa de desenvolvimento empresarial que visa a fomentar uma cultura de engajamento e protagonismo real dos colaboradores.

Por meio da iniciativa, os próprios colaboradores identificam oportunidades de melhoria dentro do dia a dia de cada um e levam a proposta para um grupo de comitês, que trabalha a sugestão, transformando-a em um projeto. 

O Credite é liderado pelos executivos da cooperativa e se desdobra em comitês temáticos compostos por colaboradores voluntários, que elegem um líder para cada comitê. Embora o foco de desenvolvimento esteja na liderança, o programa possibilita participação irrestrita de todos os colaboradores nas ações.

A iniciativa está em vigência desde fevereiro de 2017 e consolidou sua implantação em dois anos. Posteriormente, o Credite passou a compor permanentemente a estrutura de governança da Crediriodoce, como boa prática de gestão engajadora. Mais que um programa, o que se busca é uma mudança cultural, que faça do protagonismo dos colaboradores um fator orgânico e natural na condução da cooperativa.

Desenvolvimento e metodologia

O programa tem por base a implantação de comitês temáticos estratégicos atrelados aos objetivos determinados no planejamento da cooperativa. Os comitês são os canais de descentralização de decisões estratégicas e são formados por equipes multidisciplinares de líderes. É por meio dos comitês que os processos e práticas de gestão de pessoas são reestruturados.

Cada comitê possui objetivos estratégicos dentro de sua área de atuação conforme o mapa estratégico. Eles estão divididos em:

  • Comitê de Pessoas: responsável por criar ações que transformem a gestão de pessoas da cooperativa, valorizando o time e estimulando o protagonismo real dos colaboradores.
  • Comitê de Relacionamento: com foco em aproximar e potencializar a relação entre a cooperativa e os associados, garantindo melhores produtos, maior satisfação dos cooperados e maior rentabilidade para o negócio.
  • Comitê de Risco: tem como objetivo a otimização dos processos, voltados para eficiência operacional e diminuição dos riscos inerentes à operação da cooperativa.
  • Comitê de Sustentabilidade: desenvolve projetos nos âmbitos administrativo e financeiro olhando para a perenidade da cooperativa.
  • Comitê de Gestão e Engajamento – Credite: apoia os demais comitês no direcionamento, aprovando as propostas e também criando projetos que abrangem toda a cooperativa.

Todos esses objetivos, bem como as atribuições e diretrizes a serem seguidas por cada comitê, encontram-se descritos nos regulamentos criados pelos próprios comitês temáticos e aprovados junto ao Conselho de Administração.

O Comitê de Gestão e Engajamento – Credite, composto por gerentes, assessores e supervisores, é o comitê gestor e responsável pela supervisão do programa. São membros do Credite: a Gerência Operacional, a Assessoria de Gestão Estratégica de Pessoas, a Assessoria de Comunicação e Marketing, a Gerência de Negócio e a Gerência de Agência.

O programa é monitorado por meio de um painel dinâmico, na intranet da cooperativa, que mostra a evolução das ações, separadas em quatro vertentes principais, cada uma atrelada a um dos comitês temáticos: pessoas (Comitê de Pessoas), eficiência operacional (Comitê de Riscos), relacionamento com o cliente (Comitê de Relacionamento) e administrativo/financeiro (Comitê de Sustentabilidade). 

As ações são registradas e acompanhadas em relação ao status de desenvolvimento, implementação e indicadores de realização. 

Resultados e aprendizados

Desde a implementação do projeto, a cooperativa melhorou o clima organizacional. Isso se refletiu na Pesquisa de Clima da revista Você S.A., que reconheceu a Crediriodoce como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar em 2018. Além disso, houve evolução nos processos internos, nos projetos e nas ações sociais.

Os resultados do Credite são condicionados às ações e projetos estratégicos desenvolvidos pelos comitês temáticos, a fim de atingir os objetivos do mapa estratégico da cooperativa. Até o momento, cada comitê já desenvolveu diversos projetos. Veja alguns deles:

  • Projeto Indicadores por Agência - visa a classificar as agências de acordo com indicadores medidos individualmente, a fim de retratar a posição de cada unidade em relação às outras.
  • Projeto Coocientize - desenvolvido pelo Comitê de Sustentabilidade, visa à redução dos impactos econômicos e ambientais. Prevê incentivos e controles para encorajar o consumo inteligente de quatro recursos: energia elétrica, papel, copo descartável e linha telefônica.
  • Projeto CrediFit - oferece aos colaboradores a possibilidade de viver com mais qualidade física e emocional, por meio de orientação nutricional, prática de exercícios e interação pessoal.
  • Projeto Padronização do Atendimento - padroniza ações específicas em passos definidos para atender os associados com produtos e serviços da instituição, além de garantir maior clareza nas informações cadastrais do associado.
  • Projeto Seleção Interna - dá prioridade aos colaboradores nas vagas abertas dentro da cooperativa. Ou seja, todos os colaboradores participam primeiro do processo seletivo, e apenas caso não seja encontrado alguém com o perfil adequado, é aberto processo seletivo externo.
  • Otimização de Crédito - prevê a otimização da concessão de crédito, tendo como objetivo ganhar competitividade no mercado, por meio de um atendimento mais ágil. A ideia é atender às necessidades e melhorar a satisfação dos associados, reduzindo burocracias e gargalos do processo.
  • Sou Digital - a campanha tem como objetivo bonificar os associados e empregados que utilizarem o meio digital (SicoobNet, aplicativos do Sicoob) para efetuar suas transações financeiras, tais como: pagamento de boletos e guias, transferências, etc.
  • Projeto Gestão de Protocolos - propõe uma forma inovadora de padronização do envio e recebimento de documentos, que são enviados por malotes, facilitando a logística, descentralizando a gestão, gerando históricos e registros, sistematizando o controle e evitando problemas e passivos com o extravio de documentos.
  • Projeto Cadastro Centralizado - o objetivo é revisar todo o processo de cadastro de forma a ganhar produtividade, qualidade, agilidade e segurança, atendendo assim à necessidade do associado e sendo mais competitivo no mercado atual.

CONTATO DA COOPERATIVA

Diretoria - diretoria@sicoobcrediriodoce.com.br - (33) 2101-2500

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