cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicoob União Centro-Oeste fomenta produção de conteúdo com práticas lúdicas e inovadoras

Imagem Destaque

2016
Sudeste
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito União Centro-Oeste Ltda.
20938
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Educação
Com a necessidade de padronizar a difusão e aumentar a quantidade dos conteúdos relacionados à cooperativa, o Sicoob União Centro-Oeste criou a Gestão do Conhecimento. Com a ajuda de três ferramentas, a iniciativa fomenta a produção de conhecimento entre os colaboradores de forma lúdica e inovadora.

Contexto e desafios

O Sicoob União Centro-Oeste está sempre atento às necessidades de seus colaboradores. É por isso que a cooperativa preza por difundir conhecimentos e capacitar os funcionários constantemente. 

No entanto, a difusão informal de conhecimento começou a incomodar o Sicoob União Centro-Oeste. Para solucionar esse problema, em 2016, a cooperativa criou a iniciativa Gestão do Conhecimento.

O objetivo é sistematizar as capacitações, fazendo com que elas se tornem um pilar da organização. Com a formalização, informações importantes e ações que visam ao conhecimento dos cooperados conseguem chegar a todos os níveis da cooperativa sem se perderem no caminho.

Outra preocupação do Sicoob União Centro-Oeste foi o modo como a disseminação de conhecimento seria feita. Para isso, a cooperativa desenvolveu ações lúdicas e inovadoras, estimulando a participação dos colaboradores e seu desejo de aprender.

Desenvolvimento e metodologia

Para a prática Gestão do Conhecimento se consolidar dentro da cooperativa e atrair os funcionários, três ferramentas foram desenvolvidas: Sicooboteca, Maratona do Conhecimento e Desafio Sicoob. 

A Sicooboteca é uma plataforma similar à Wikipédia, e seu papel é ser a base da Gestão do Conhecimento. Isso porque a ferramenta tem a função de guardar as informações, sejam elas teóricas ou práticas, de forma organizada, e difundi-las.

A Sicooboteca foi criada pela própria cooperativa e instalada em sua intranet. Dessa forma, todo o conteúdo relacionado a treinamentos, ideias inovadoras, cooperativismo, produtos e serviços, e formação pessoal e humana está armazenado e disponível a qualquer momento.

Entretanto, para que a plataforma se tornasse a base do projeto, o Sicoob União Centro-Oeste precisou incentivar os colaboradores a produzirem e consumirem conteúdos. Pensando em como despertar o interesse, a cooperativa incrementou à iniciativa outras duas ferramentas.

Desenvolvida em 2016, a Maratona do Conhecimento foi a primeira ferramenta criada para incentivar os colaboradores a desenvolverem conteúdos inovadores. Ela consiste em um programa que presenteia com milhas os colaboradores ou diretores que decidirem se envolver. Ao final do período, elas podem ser trocadas por prêmios.

Para ganhar milhas, é preciso fazer postagens relacionadas a certos temas e ações, como:

  • Resumo de um curso realizado;
  • Resumo de suas funções para serem executadas por um substituto;
  • Resumos de manuais de procedimentos e serviços;
  • Realização de palestras internas aos demais colaboradores sobre temas escolhidos pela Direção;
  • Participação nas palestras;
  • Ideias inovadoras viáveis que podem ser implementadas na cooperativa.

Depois de produzidos, os conteúdos são validados pelo Guardião do Conhecimento. Esse colaborador tem a responsabilidade de assegurar qualidade e o padrão do que está sendo produzido. Estando de acordo com as exigências, o conteúdo é postado na Sicooboteca.

Para dar continuidade à prática de modo mais dinâmico, em 2017, a cooperativa criou o Desafio Sicoob, se baseando na gamificação e usando jogos de tabuleiro. A prática consiste em quatro encontros onde os colaboradores são divididos em equipes e recebem um tabuleiro com cartas de perguntas e respostas. 

Durante a partida, os colaboradores precisam responder às questões relacionadas à cooperativa e os resultados são acumulados para os próximos encontros. Os temas de cada um dos jogos são decididos pela diretoria.

Após os quatro encontros, acontece a final. Nela participam a equipe com maior pontuação e o colaborador com maior pontuação de cada uma das outras equipes. Para definir os vencedores, os jogos abordam todos os temas dos encontros anteriores.

Resultados e aprendizados

Desde seu início, as práticas que fazem parte da Gestão do Conhecimento já passaram por diversas mudanças, sempre com o foco em melhorias. A primeira delas foi a mudança da Maratona do Conhecimento para o Desafio Sicoob, em 2017.

Em 2018, após a primeira edição do Desafio Sicoob, a ferramenta ganhou o formato digital. Ainda no mesmo ano, a Sicooboteca se tornou o tema de um dos encontros. 

As três ferramentas propostas pelo Sicoob União Centro-Oeste fizeram muito sucesso. Durante a Maratona do Conhecimento, 95% dos colaboradores realizaram postagens, totalizando 85 temas postados para consultas posteriores.

Já o Desafio Sicoob aumentou o índice de satisfação do clima organizacional. Isso porque a prática alcançou o objetivo de disseminar o conhecimento aos colaboradores e promoveu o crescimento pessoal e profissional de todos os envolvidos através dos trabalhos em equipe.

CONTATO DA COOPERATIVA

Mardem Alves de Souza, analista de Controle - mardem.souza@sicoobuniaocentrooeste.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

ESGCOOP

Estado: Rio Grande do Sul Ação: Projeto Água Viva ODS: Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade Resultados Esperados: Promover a preservação e recuperação de nascentes na área de atuação da cooperativa Mobilizar os cerca de 200 estudantes que participarão do projeto para serem "agentes de transformação" em suas comunidades Realização de uma Feira de Conhecimento onde os estudantes poderão mostrar o que aprenderam sobre a importância de preservar as nascentes da região onde vivem. Contribuir para o desenvolvimento social e econômico das comunidades onde atuamos

ESGCOOP

Objetivo: Gerar energia limpa e renovável por meio da biodigestão anaeróbia dos dejetos e resíduos da agroindústria, minimizando os impactos ambientais da atividade de produção de alimentos, promovendo e incentivando as boas práticas de sustentabilidade e proteção do meio ambiente. Resultados: Projetos implantados em função da capacitação: • COOPERATIVA C. VALE Sede: Palotina, Oeste do Paraná Volume produzido: Entre 1500 a 2000 m³/dia para energia elétrica e 1050 m³/hora para uso térmico. Fonte de material utilizado: Dejetos suínos (geração energia elétrica) e efluente industrial de produção de amido de mandioca (uso térmico). COOPERATIVA CASTROLANDA Sede: Castro, Leste do Paraná Volume produzido: 12.593 nm³/dia de metano. Fonte de material utilizado: Lodo biológico ETE, Lodo tridecanter frigorifico, resíduo de batata lavador, glicina vegetal, resíduo de cerveja, ovos, óleo fritadeira, casca de batata, batata frita, farelo de fritadeira, dejetos e carcaça de suínos. COOPERATIVA COPACOL Sede: Cafelândia, Oeste do Paraná Volume produzido: Não possuem informação em volume de biogás gerado. Contudo, nos últimos três meses a geração de energia média com biogás foi de 88.116 kWh/mês. Fonte de material utilizado: Dejetos de suínos de uma Unidade de Produção de Leitões com 4.300 matrizes. COOPERATIVA FRÍSIA Sede: Carambeí, Leste do Paraná Volume produzido: 86.457 m³/mês. Fonte de material utilizado: Dejetos e carcaças provenientes da atividade de suinocultura. COOPERATIVA LAR Sede: Medianeira, Oeste do Paraná Volume produzido: 3.126.438,00 metros cúbicos de biogás, convertido em energia elétrica equivalem a 1.334.801 KWh de bioenergia (evitando a emissão de 1.719.540,9 metros cúbicos de gás metano). Fonte de material utilizado: Dejetos suínos. A unidade de produção localizada no município de Serranópolis do Iguaçu (PR) tem 3 biodigestores e produz 52% da energia consumida. Para 2021, a expectativa é produzir 100% da energia elétrica por meio do biogás.

ESGCOOP

Estados: Paraná e São Paulo Ação: Programa Descarte Certo Área: Gestão de Resíduos ODS: Objetivo 12 - Consumo e produção responsáveis Resultados: Descarte adequado de 167 toneladas de resíduos veterinários desde 2014; Capacitação de cooperados e funcionários das propriedades rurais para separação e destinação adequada de resíduos; Adequação dos cooperados a leis estaduais de licenciamento ambiental e à Política Nacional de Resíduos Sólidos; Expansão do programa para coleta de resíduos agrícolas e de manutenção de maquinário.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Colecionando reclamações sobre a demora para obter autorizações para procedimentos médicos, a Unimed Poços de Caldas adotou a metodologia LEAN para enxugar processos desnecessários e elaborar um novo fluxo de trabalho para resolver problemas. Com isso, a cooperativa colheu melhorias em diversos indicadores, passou a cumprir prazos de atendimento e viu uma queda nas reclamações.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.